PRESENÇA BRASILEIRA EM CANNES ESTREIA DIA 26 DE AGOSTO NO CANAL BRASIL
Produzida por Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães, série acompanha cineastas brasileiros na última edição do tradicional festival francês de cinema
A passagem brasileira por um dos mais importantes festivais do cinema mundial chega à tela do Canal Brasil no dia 26 de agosto, com a estreia de "Presença Brasileira em Cannes". Produzida por Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães, sob direção de 3Lamas – codinome do trio Quito Ribeiro, Eduardo Valente e Márcio Vito –, a série traz, em quatro episódios, entrevistas com os principais profissionais brasileiros que caminharam pelo tapete vermelho da premiação francesa.
Os diretores conversaram com diversos profissionais brasileiros que estiveram na edição de 2010 – alguns deles frequentadores anuais do evento. As entrevistas traçam um painel da composição dos elos da cadeia produtiva no cinema nacional, com depoimentos de diretores, produtores, distribuidores, exibidores, jornalistas e críticos de cinema. a série revela como a participação do Brasil é firme e importante, destacando de que maneira isso influencia o que será produzido e/ou exibido no país.
Serviço – Presença Brasileira em Cannes
Estreia: Quinta-feira, 26 de agosto, às 21h
Horário principal: Quinta-feira, às 21h
Horário alternativo: Domingo, às 11h30
Episódio 1: Cineastas – Mesmo sem filmes brasileiros na competição principal, cinco títulos nacionais foram exibidos nas diferentes mostras do festival. O episódio traz depoimentos dos responsáveis de cada um destes projetos, além de acompanhar a exibição das obras. Curiosamente, foi a primeira vez de todos eles em Cannes. Essa coincidência ajuda a entender como o festival é visto pelos profissionais que estão freqüentando o tapete vermelho pela primeira vez. Entrevistas com Cavi Borges e Gustavo Melo (diretores do curta A Distração de Ivan), Márcia Faria (do curta Estação), Janaina Marques Ribeira (com o filme universitário Los Minutos, las Horas), Felipe Bragança e Marina Meliande (do longa Alegria), além dos representantes de 5 x Favela – Agora por Nós Mesmos, produção de Cacá Diegues dirigida por Luciana Bezerra, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wavá Novais, Manaíra Carneiro, Cadu Barcellos e Luciano Vidigal.
Episódio 2: Produtores e Agentes de Venda – Além dos produtores responsáveis pelos cinco filmes brasileiros participantes da edição de 2010 do Festival de Cannes, vários outros profissionais do mercado audiovisual brasileiro estiveram nos pavilhões da Croisette. Em foco, a procura de coprodutores e parceiros internacionais para seus projetos, bem como de compradores para obras já finalizadas.
Episódio 3: Distribuidores, Exibidores e Curadores de Festivais – Cannes é um dos principais momentos no calendário do audiovisual para compra, venda e apreciação de filmes, muito além dos títulos exibidos em cada uma de suas sessões. Mais de 20 salas de cinema espalhadas pela cidade ou dentro do Palais formam o chamado Marché du Film, onde são conhecidas centenas de produções, já prontas ou em finalização. Ali, os profissionais do mercado trabalham arduamente para suprir suas cartelas de lançamento, que darão a cara do que será visto no Brasil ao longo do ano, principalmente no circuito de arte.
Episódio 4: Jornalistas e Críticos de Cinema – Para muitos filmes, o festival é a principal oportunidade de conseguir exposição mundial. Cerca de cinco mil repórteres são credenciados anualmente, compondo um dos mais numerosos contingentes profissionais no evento. A presença brasileira é cada vez maior entre críticos e jornalistas de cultura que, a partir de Cannes, elaboram outras pautas a serem usadas ao longo do ano.
Comentários