Doação de órgãos e conflitos religiosos são os temas de ‘Um Coração Palestino’
PRODUÇÃO CONCORRE AO EMMY DOS DOCUMENTÁRIOS
A faixa "GNT.doc" de domingo, dia 22, reapresenta "Um Coração Palestino", que concorre ao prêmio Emmy de notícias e documentários, em setembro. Conflitos religiosos são colocados em questão, quando um pai palestino resolve doar os órgãos de seu filho para crianças israelenses. Neste filme, o diretor Marcus Vetter reconstrói os eventos e documenta a jornada de Ismail Khatib para conhecer três das seis crianças cujas vidas foram salvas pelos órgãos de seu filho, Ahmad.
Em 2005, Ahmad Khatib, de 12 anos, foi atingido por armas de soldados israelenses no Campo de Refugiados de Jenin. Os oficiais confundiram sua arma de brinquedo com uma arma real, abrindo fogo contra a criança palestina. Algumas horas após o ataque, o pequeno não resistiu aos ferimentos na cabeça e no peito.
O pai do menino deveria tomar uma difícil decisão: os órgãos de Ahmad poderiam salvar a vida de diversas crianças. E não seriam crianças quaisquer, mas sim jovens cidadãs israelenses. Ismail deu permissão para que os médicos removessem o coração, fígado, os pulmões e rins de seu filho. Muitos o criticaram por doar os órgãos de Ahmad ao inimigo.
UM CORAÇÃO PALESTINO - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar dia 22, domingo, à 0h30
Comentários