Filmes da TV Brasil de 5 a 11 de setembro de 2010

Destaque
 
Cine Ibermedia 
Bolívia
 

O filme Bolívia é a atração do Cine Ibermedia deste domingo (5), às 23h, na TV Brasil. Dirigido pelo cineasta uruguaio radicado na Argentina, Israel Adrián Caetano, o filme se passa na Argentina dos tempos de crise econômica e conta a história de Freddy, um imigrante boliviano, que deixa a esposa e três filhas na Bolívia e viaja para aquele país, na esperança de conseguir melhorar de vida.

Num pequeno restaurante de Buenos Aires, Freddy arruma emprego para trabalhar como cozinheiro. Ali, se envolve com outra imigrante, a paraguaia Rosa. A partir de pequenas situações do dia a dia, o filme mostra os diversos problemas do cotidiano urbano, como a xenofobia e a luta pela sobrevivência.

No ano do seu lançamento, o filme de Adrián Caetano recebeu o Prêmio da Crítica Jovem, no Festival de Cannes; o FIPRESCI para o diretor, pelo tratamento em uma das mais importantes questões sociais que enfrentam as sociedades urbanas, no London Film Festival; o Award espanhol Donostia-San Sebastián International Film Festival, entre outros.

Ano 2001. Gênero: Drama. Origem: Argentina. Idioma: espanhol. Direção e roteiro: Israel Adrián Caetano. Elenco: Freddy Flores, Rosa Sánchez, Oscar Bertea, Enrique Liporace, Marcelo Videla, Héctor Anglada, Alberto Mercado.

Não recomendado para menores de 18 anos

 
Horário: Domingo, às 23h
 
 

 
 
Domingo, dia 5 de setembro
 

A'Uwe – 16h

 Kene Yuxi – As voltas do kene

O programa A'Uwe desta semana exibe o documentário Kene Yuxi – As Voltas do kene, dirigido pelo cineasta indígena Zezinho Yube, do povo Huni Kuin. Ao tentar reverter o abandono das tradições do seu povo e seguindo as pesquisas do seu pai - o professor e escritor Joaquim Maná -, Yube corre atrás dos conhecimentos dos grafismos tradicionais das mulheres Huni Kui (ou Kaxinawá). Ele é auxiliado por sua mãe nessa empreitada de descoberta.

Sobre o documentário:

Kene Yuxi – As Voltas do kene. Direção: Zezinho Yube. Ano: 2010. País: Brasil. Produção e distribuição: Vídeo nas Aldeias (www.videonasaldeias.org.br).

Apresentação Marcos Palmeira
Direção Laine Milan
Assistência de Direção Mariana Del Grande
Produção Executiva Leila Chagas
Horário: Domingos, às 16h.

Quarta, dia 8 de setembro

Tribos – 23h

Dassanech

Neste episódio, o pesquisador e explorador Bruce Parry visitará os Dassanechs, conhecidos como "Povo do Delta". Em mais uma etapa de sua viagem pelo Rio Omo, na Etiópia, ele chega ao Lago Turkana. A maior parte da tribo Dassanech depende de caprinos e bovinos para sobreviver, mas alguns –aqueles que perderam seus animais na seca –subsistem do lago, pescando peixes e caçando crocodilos.


O pesquisador britânico decide unir-se a alguns dos pescadores, cujas habilidades indígenas de caça existem no delta há milênios. Isso significa viajar em uma canoa delgada, tão baixa que os cotovelos de Bruce tocam a água , correndo o risco de serem uma boa isca para os crocodilos. Ele vive a experiência assustadora de usar uma tocha para localizar os olhos de crocodilos nadando na água. E quando os caçadores encontram um crocodilo com olhos bem separados (uma indicação de tamanho), estão prontos com seus arpões. Mas eles atacarão rápido o bastante para tranquilizar Bruce?

Horário: Quartas, às 23h


Quinta, 9 de setembro

DOCTV América Latina - 23h

100.000


O documentário "100.000" trata do problema de abandono de cães vadios em Porto Rico. Do diretor Juan Marquez, o longa investiga a causa desse problema por meio de entrevistas com especialistas nas áreas de resgate de animais, saúde e bem-estar, levando em conta ainda o impacto econômico e turístico gerado. Além de enfocar os processos de adoção dos animais de estimação, propõe possíveis soluções para o problema.


O título refere-se aos mais de 100.000 cães de rua em Porto Rico. "100.000" não busca criar controvérsia nem polemizar com grupos ou indivíduos. Ao contrário, através do humor e do entretenimento visual, animações coloridas e anedotas dos entrevistados, o documentário busca atingir um público de todas as idades e grupos sociais de forma sutíl e agradável, incentivando as pessoas a tomarem medidas para ajudar a causa.

Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min País: Porto Rico. Direção: Juan Marquez.

O DOCTV América Latina é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. Os documentários estão sendo exibidos semanalmente nas 18 emissoras de televisão pública participantes da Rede DOCTV Ibero- América.

Horário: Quintas, às 23h; reapresentação aos domingos, 1h45

 

Sexta, dia 10 de setembro
 
Programa de Cinema – 22h

Brilhante

O documentário de Conceição Senna narra o processo de transformação de uma pequena cidade brasileira, Lençóis, no interior da Bahia. Uma comunidade arruinada pela decadência dos garimpos e vivendo basicamente da extração de pedras preciosas e que, a partir das filmagens de Diamante Bruto, em 1977, deu um salto para a modernidade, tornando-se um dos mais visitados centros turísticos do país.

Utilizando a bela cidade de Lençóis como cenário, a diretora envolve toda a população local no filme, em torno de 4 mil pessoas, fazendo com que participem de alguma forma da sua realização. O trabalho resgatou a auto-estima dos moradores e atraiu muitos visitantes, criando uma relação especial entre a população e o filme realizado.

Ano: 2006. Gênero: Documentário. Diretor: Conceição Senna

Livre


Horário: Sextas, às 22h

-------------------------------

Média Nacional - 23h40

BMW Vermelho

Um operário desempregado, sustentado pela mulher que é manicure, participa de um concurso de um jornal popular e ganha um carro importado: um BMW 0km, vermelho. Com três filhos e morando em uma favela na periferia de São Paulo, sua vida que já era difícil, fica ainda mais complicada, pois ninguém sabe dirigir e o carro não pode ser vendido por dois anos.

BMW Vermelho foi premiado por Melhor Direção de Arte, Festival de Gramado 2000; Melhor Curta-Metragem do Júri Popular, Festival Internacional Curta-Metragens de São Paulo 2000; Prêmio Aquisição Canal Brasil, São Paulo 2000; Prêmio Exibição Espaço UnibancoCurta às Seis, São Paulo 2000; Melhor Direção de Arte, Festival de Cinema de Cuiabá 2000; Melhor Filme de Curta-Metragem Ficção, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano – Havana (Cuba) 2000; Best Short Film Public Choice Awards-Brazilian Film Festival, Miami (USA) 2001; Best Actor, Brazilian Film Festival, Miami (USA) 2001; e Golden Prize, 12º Damascus International Film Festival 2001.


Ano: 2001. Gênero: Ficção. Direção e Roteiro: Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos. Elenco: Otávio Augusto, Denise Weinberg, Gabriel Priolli, Márcio Ribeiro, Brian Penido, Milton Levy, Yukio.


 

Horário: Sexta-feira, às 23h40.

 

Sábado, dia 11 de setembro

Revista do Cinema Brasileiro – 23h30

A Revista do Cinema Brasileiro desta semana conversa com videoartistas de diferentes vertentes sobre esta tendência. No estúdio, Júlia Lemmertz bate um papo com a videoartista e cineasta Sandra Kogut, que dedica-se a esta temática em alguns de seus trabalhos. O diretor Cao Guimarães, que também fez o percurso da videoarte, conta detalhes e curiosidades sobre esse seu trabalho ligado a sétima arte.

E ainda, uma matéria sobre o festival que se dedicou exclusivamente a um dos nossos maiores humoristas: Ankito. Ao lado de Oscarito, Zé Trindade e Grande Otelo, Ankito foi um dos grandes nomes da chanchada e protagonizou mais de 30 filmes, além de bater recordes de bilheteria.

E, para fechar a Revista da semana, Júlia Lemmertz comenta o documentário 'Laura', o representante brasileiro do DOC TV América Latina II.


 

Apresentação Júlia Lemmertz.
Produção Associação Revista do Cinema Brasileiro.
Apoio Cultural Petrobras
Livre

Horário: às 23h30

--------------------------------

Programa de Cinema – 0h30

Diário de Um Novo Mundo

Diário de um Novo Mundo é um filme de 2005 dirigido por Paulo Nascimento, com roteiro baseado no romance de Luiz Antônio de Assis Brasil.

Em 1752, um navio cruza o oceano atlântico. A doença e a fome comandam a embarcação. Um dos passageiros chama-se Gaspar de Fróes, médico e escritor. Seus diários descrevem os percalços da viagem, a chegada ao Brasil, a luta entre as coroas de Castela e Portugal, a descoberta do amor. Gaspar apaixona-se por Maria, esposa de um influente militar português. Mas são tempos de conflito e desesperança. E qualquer gesto de afeto pode ser interpretado como uma declaração de guerra.

O filme foi lançado no Festival de Gramado de 2005 onde recebeu o kikito de melhor filme pelo público e melhor roteiro para Pedro Zimmermann.

Ano 2005. Direção: Paulo Nascimento. Roteiro: Pedro Zimmermann. Duração: 94 min. Elenco: Edson Celulari, Rogerio Samora, Nicola Siri, Marcos Paulo, Daniela Escobar, Zé Vitor Castiel, Jean Pierre Noher, Naiara Harry.

Horário: Sábados, às 0h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado