TV Cultura: ESTREIA 6ª temporada do Prelúdio

Concurso de música erudita pioneiro na televisão começa neste domingo (19/9) envolto em novidades. E traz no pacote 24 jovens talentos

 

O único programa de calouros de música clássica da TV dá início a uma nova temporada. Estreia neste domingo (19/9), às 16h, sob direção artística do maestro Júlio Medaglia e apresentação de Estela Ribeiro, a sexta edição do Prelúdio. E ele chega à tela da TV Cultura com pelo menos três novidades: a primeira é o modelo de seleção dos candidatos, inédito no concurso. Foram realizados testes de audição para escolhê-los – antes esta fase era realizada apenas por meio dos DVDs enviados pelos candidatos. A segunda é que os candidatos serão acompanhados por uma orquestra fixa, a recém-formada Filarmônica Vera Cruz, de São Bernardo do Campo. A terceira está no visual. O logo e o cenário assumem, agora, a cor púrpura.

 

A atração, semanal, abre caminho para 24 talentos do universo erudito pertencentes a uma faixa etária flexível, mas artisticamente fértil, dos 13 aos 30 anos. Vindos de diversos pontos do Brasil, de Ananindeua (Pará) a Tatuí (São Paulo), são ases em técnica e experiência. Na lista de instrumentos tem piano, tuba, saxofone, violão, violino, violoncelo e clarinete, além do canto, que compõe o maior número de representantes, oito no total. Para completar, há ainda um regente.

 

No último fim de semana de agosto foram realizadas audições com 60 músicos previamente selecionados no Teatro Franco Zampari. Ao todo, a atração recebeu mais de 100 inscrições. "Eles estão num nível altíssimo. É uma geração muito preparada. A minha era muito mais medrosa", salienta Medaglia, que esteve presente em todas as etapas seletivas.

 

E é exatamente este processo – que apontou os 24 calouros – que roteiriza os programas de estreia e o do domingo seguinte (26/9). A proposta é compartilhar com o espectador o nervosismo, a ansiedade e a alegria momentânea dos garotos e garotas que subiram ao palco do teatro.

 

Dia 3 de outubro começa, de fato, o concurso. A sequência classificatória continua a mesma das temporadas anteriores, com oito eliminatórias, duas semifinais e a grande final, acobertada pelo ambiente maximalista da Sala São Paulo. As duas últimas etapas serão transmitidas ao vivo, respectivamente nos dias 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro.

 

O vencedor do programa ganha uma bolsa de estudos na Alemanha oferecida pelo Instituto Goethe, além de uma vaga como solista em um concerto especial promovido pela Cultura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado