Eurochannel apresenta concerto regido pelo grande compositor romeno Vladimir Cosma
O compositor, violinista, pianista e maestro romeno Vladimir Cosma, responsável pela trilha sonora de séries de TV francesas e americanas, e de filmes como As Loucas Aventuras de Rabbi Jacob (Les Aventures de Rabbi Jacob, 1973), de Gérard Oury, O Baile (Le Bal, 1983), de Ettore Scola, A Glória de Meu Pai (La gloire de mon père, 1990) e O Castelo de Minha Mãe (Le Château de Ma Mère, 1990), ambos de Yves Robert, é homenageado pelo Eurochannel.
Dia 2/1, domingo, às 20h30, o canal exibe o concerto Vladimir Cosma in Concert no Châtelet de Paris.
Vindo de uma família de músicos, Vladimir Cosma nasceu em de 13 de abril de 1940, em Bucareste, na Romênia. Seu pai, Teodor Cosma, foi também pianista e maestro. Sua mãe foi escritora e compositora, assim como seu tio, Edgar. Um de seus avós foi pianista e estudou com o renomado Ferruccio Busoni.
Em 1963, Vladimir Cosma foi viver em Paris, onde teve aulas de música com a compositora Nadia Boulanger. No ano seguinte fez uma série de turnês internacionais como violinista e, desde então, começou a se dedicar mais à composições para orquestras sinfônicas, teatro e balé. Em 1968, assinou suas primeiras trilhas para o cinema, uma paixão que lhe rendeu admiradores e prêmios, como dois César, o Oscar francês, por Diva – Paixão Perigosa (Diva, 1981) e O Baile (Le Bal, 1983). Compôs, inclusive, para músicos famosos, como Chet Baker e Lara Fabian.
Eurocinema: Vladimir Cosma in Concert no Châtelet de Paris
Dia 2/1 (domingo), às 20h30
Dia 2/1 (domingo), às 20h30
Sinopse: Concerto de 80 minutos com o maestro e compositor Vladimir Cosma regendo a notável Orchestre National d'Ile de France, no famoso Théâtre du Châtelet. Cosma apresenta alguns de seus maiores sucessos para o cinema, como os temas de As Loucas Aventuras de Rabbi Jacob (Les Aventures de Rabbi Jacob, 1973), Diva – Paixão Perigosa (Diva, 1981), e A Glória de Meu Pai (La gloire de mon père, 1990). O concerto foi filmado por Gilles Amado, em 9 de março de 2010.
Comentários