THC exibe maratona de séries sobre deuses e monstros



De 17 a 21/1, segunda a sexta-feira, o The History Channel programou uma seleção especial de episódios de suas famosas séries MysteryQuest e Confronto dos Deuses.

A série MysteryQuest recorre aos avanços da ciência e da tecnologia para encontrar respostas para casos intrigantes da história, que seguem inexplicáveis até hoje. A série realiza expedições a locais remotos em busca de provas e evidências físicas de lugares e fatos que desafiam o entendimento humano ou que ainda não estão completamente esclarecidos. Para isso, eles utilizam equipamentos de última geração e fazem análises de áudio.

Já em Confronto dos Deuses, o canal investiga histórias e aspirações de civilizações antigas, que acreditavam em vários deuses e a eles dedicavam boa parte de sua existência. Entre as mais desenvolvidas, as civilizações egípcia, grega e romana atribuíam diferentes valores a essas figuras mitológicas, mas realizavam cultos e sacrifícios com características semelhantes para reverenciá-los. Assim como as religiões atuais, acredita-se que os deuses também defendiam a luta do bem contra o mal, se envolvendo, inclusive, em batalhas.
Dia 17 de janeiro, segunda-feira

MysteryQuest
20h - Alienígena Oculto: O episódio faz uma grande investigação para descobrir evidências sobre a ocultação do governo norte-americano sobre a presença de óvnis no país, principalmente na região do deserto que cerca a Área 51. Além de fazer testes com fragmentos de metais encontrados no local e posicionar câmeras ao redor do perímetro da base para captar qualquer anormalidade, a equipe conversa com um piloto aposentado da Força Aérea, que afirma que o governo sempre se esforçou para ocultar notícias sobre encontros com extraterrestres. Entre outros testemunhos e registros, o canal analisa o depoimento de um físico, que em 1989 alegou ter presenciado testes feitos pelo governo com espaçonaves alienígenas na Área 51.
21h - A Cidade Perdida de Atlântida: Aborda uma das mais polêmicas e conhecidas lendas do mundo ocidental. Citada pelo filósofo grego Platão, cerca de 400 anos antes de Cristo, a rica ilha mediterrânea teria sido habitada por uma civilização muito avançada para a época, mas destruída por um maremoto como castigo à ganância de seu povo. Nunca foi provado se essa civilização realmente existiu, fato que só aguçou as especulações em torno do mito. Hoje, desenhos animados, filmes e livros citam Atlântida como uma cidade perdida no fundo do mar, local onde viveriam sereias e serem submarinos.
Confronto dos Deuses
23h – Zeus - A trajetória de Zeus, o rei dos deuses e o mais poderoso da mitologia grega, que enfrentou seu pai, o deus Cronos (que significa Tempo), em uma luta pelo controle do universo. Conhecida como a batalha do Olimpo, teria envolvido deuses e titãs. Alguns especialistas acreditam que a batalha era um símbolo criado para ocultar um evento cataclísmico que ocorreu no mundo antigo. Pai de Afrodite, Atena, Apolo, Artêmis, Perseu, Dionísio, Hebe entre outros deuses e heróis, seu equivalente na mitologia romana é Júpiter. Os Jogos Olímpicos originalmente eram realizados em sua homenagem.
23h – Hades: Um dos deuses mais temidos da mitologia grega, Hades detinha ao lado dos irmãos Zeus e Poseidon o poder do Universo. Para que pudessem administrá-lo da melhor forma, eles dividiram suas funções, ficando Hades responsável pelo submundo – ou o mundo dos mortos. Tido como impiedoso e insensível, ele causou temor em muitos mortais que tentaram cruzar seu caminho. O programa discute o mito grego da vida após a morte e suas estranhas conexões com maldições reais, fantasmas e cultos secretos.
Dia 18 de janeiro, terça-feira
MysteryQuest
20h - Volta ao Horror de Amityville: O episódio fala sobre a famosa casa mal assombrada, localizada no bairro de Amityville, em Nova York. O caso ficou conhecido depois que seis integrantes da família DeFeo foram assassinados enquanto dormiam, em 1974. O filho mais velho foi condenado pelos crimes e a casa registrou atividades paranormais durante o pouco tempo em que outra família a habitou. Entre os acontecimentos estranhos que a tornaram famosa e deram origem a um livro e filmes, está a do novo proprietário, que acordava exatamente mesmo horário em que ocorreram as mortes, além de sua mulher, que teve pesadelos que remetiam aos assassinatos. Passados 36 anos, o programa examina se o espírito que espantou os últimos moradores voltou ao local e mostra um fenômeno similar que está se manifestando em outro local.
20h – Stonehenge: A finalidade da construção do monumento Stonehenge, no sul da Inglaterra, ainda é desconhecida. Composto originalmente por cerca de 153 rochas eretas, pesando até 40 toneladas e dispostas de forma circular, o monumento tem como elemento central a rocha do altar, que teria sediado alguns eventos que podem dar pistas sobre seu passado. Entre outras teorias sobre o local, a descoberta em 2008 de restos mortais de cerca de 200 pessoas sugere que tenha sido um templo dos mortos, onde os povos antigos se comungavam com os espíritos. Outra descoberta, em 2009, de um segundo círculo chamado Blue Stonehenge, fortalece a ideia de que ele fazia parte de um grande complexo cerimonial. Durante a investigação, a equipe de MysteryQuest terá auxílio de um músico e especialista em acústica, que irá analisar as propriedades acústicas das rochas.
Confronto dos Deuses
22h – Hércules: A história de Hércules, o semideus mais forte da mitologia grega, que, segundo recentes descobertas arqueológicas, pode ter sido inspirado em uma pessoa real.
23h – Thor: Idolatrado como um Deus da antiga mitologia nórdica, Thor lutava contra o mal e uma serpente gigante pronta para destruir a humanidade. Sua história, inclusive, inspirou Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber a criarem o Thor dos quadrinhos, tratado como o verdadeiro Deus nórdico. Neste ano, Hollywood lança o filme inspirado no Thor das HQs, com Chris Hemsworth no papel principal.

Dia 19 de janeiro, quarta-feira
MysteryQuest
20h - Jack, O Estripador: Sobre o célebre caso de assassinato em série, cometido por um homem que ficou conhecido como Jack, o Estripador. A ele são atribuídas as mortes de cinco prostitutas do distrito de Whitechapel, em Londres. Em comum, as vítimas eram estranguladas e depois mutiladas com facadas. Apesar da repercussão que o caso teve na época, a verdadeira identidade de Jack não foi descoberta e a teoria mais aceita é a de que ele era morador do local onde fez as vítimas. Agora, 120 anos depois, novas evidências analisadas pelo programa indicam duas novas teorias: que o assassino pode ter sido uma mulher e que ele não era inglês, mas americano.
21h - A Ilha do Diabo: A série investiga a história de uma ilha no meio da baía de São Francisco, que se tornou prisão federal em 1934, destinada aos prisioneiros mais perigosos dos Estados Unidos. Os nativos americanos acreditavam que o local possuía espíritos malignos. Acreditava-se que era uma prisão da qual era impossível fugir, mas três homens conseguiram escapar em 1962 e, no entanto, nunca mais foram encontrados. A equipe do programa examina o local cercado de mistérios e revela se os homens resistiram às águas geladas da baía de São Francisco.
Confronto dos Deuses
22h - Ulisses, A Maldição dos Mares: A Odisseia de Homero está entre os mais famosos épicos já escritos. A história acompanha seu herói, Ulisses, como é conhecido na mitologia romana – na grega, seu nome era Odisseu. Ele deixa a guerra para trás e caminha por longos 20 anos de volta para casa, direto para os braços de sua mulher. É um conto atemporal de aventura, uma jornada fantástica cheia de criaturas mitológicas em seu caminho, assim como deuses vingativos e mulheres sedutoras. Mas será que essa viagem realmente aconteceu?
23h - Ulisses, A Vingança do Guerreiro: A segunda e última parte da jornada de Ulisses de volta para casa, onde reencontrará a sua mulher e reclamará seu reino.

Dia 20 de janeiro, quinta-feira
MysteryQuest
20h - O Massacre de São Francisco: Atribuído ao serial killer chamado Zodíaco, o caso ficou conhecido por vários assassinatos na região da baía de São Francisco, com pistas misteriosas e sem solução. Utilizando uma tecnologia nova de detecção de DNA, a equipe do programa consegue identificar um novo suspeito. Entre os filmes que já levaram para as telonas essa história, destaque para Zodíaco (2007), dirigido por David Fincher – de Seven (1995), Clube da Luta (1999), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e o novo A Rede Social (2010).
21h - O Triângulo do Diabo: O programa segue até o Triângulo das Bermudas, uma área de 1.295 quilômetros quadrados no Oceano Atlântico, considerada um dos maiores mistérios do mundo. O pouco que se sabe sobre o local é que navios e aeronaves desapareceram por lá sem nenhum motivo aparente. A equipe de MysteryQuest entra em contato com um dos sobreviventes do Triângulo para investigar o que pode ter desorientado os pilotos que passaram pelo local. Em busca de evidências significativas, a equipe também mergulha em Bahamas com o intuito de localizar vestígios do primeiro avião que desapareceu nessa área repleta de enigmas.
Confronto dos Deuses
22h – Medusa: A Medusa talvez seja a criatura mais famosa da mitologia grega. Diz a lenda que aquele que a encara nos olhos vira pedra. Mas qual seria a verdadeira história desta figura eternizada com cabelos de serpentes? O programa explica as origens da Medusa e os motivos que levaram sua imagem à eternidade.
23h - O Minotauro: Metade homem, metade touro, o lendário Minotauro é um dos monstros mais assustadores da mitologia. Sua origem se explica num conto que mistura bestialidade, guerra e sacrifício, significando o monstro que existe dentro de cada um de nós. Mas o programa sugere que a criatura mitológica e seu famoso labirinto podem ter existido de verdade.

Dia 21 de janeiro, sexta-feira
MysteryQuest
20h - A Fuga de Hitler: Esta edição analisa se o líder nazista realmente se suicidou no interior de seu bunker. Embora a versão mais aceita seja a de que Hitler teria se matado enquanto suas tropas estavam sendo derrotadas pelos aliados no final da Segunda Guerra Mundial, não há provas consistentes. Os russos, por sua vez, asseguram que o ditador alemão morreu no bunker e já tornaram públicas algumas evidências secretas, entre elas um crânio que seria de Hitler. Existe também a suspeita de que ele tenha fugido, e muitas pessoas afirmaram tê-lo visto em diferentes partes do mundo. O resultado da investigação será surpreendente.
20h - A Ascensão do Quarto Reich: O programa investiga se oficiais da SS - a unidade paramilitar mais temida de Hitler - conseguiram escapar da Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial, e deram continuidade aos planos do Führer. Embora muitos tenham sido julgados após a guerra, sabe-se que alguns conseguiram burlar a justiça e, até mesmo, as fronteiras do país. Em contato com documentos e registros sobre esses oficiais, responsáveis por crimes terríveis na Segunda Guerra, a equipe de MysteryQuest tenta descobrir se uma organização secreta conhecida como Odessa foi mesmo criada para ajudá-los a fugir e construir um novo Reich.

Confronto dos Deuses
22h - A Mitologia de Tolkien: Um pouco sobre a história do autor de O Senhor dos Anéis e seu universo particular, que recentemente saiu dos livros para ganhar as telas do cinema, adaptado pelo diretor Peter Jackson. O THC relembra as criaturas e os personagens fantásticos, como os hobbits, criados por Tolkien. Revela ainda as influências que levaram o escritor a colocar sua saga no papel e lembra que, entre as várias intenções de Tolkien estavam o desejo de criar uma mitologia para a Inglaterra com os livros O Silmarillion e a trilogia O Senhor dos Anéis.
23h - Beowulf, A Lenda do Guerreiro: Beowulf é o mais famoso guerreiro viking, originário da tribo dos gautas, da Suécia. Segundo a lenda, para proteger o rei Hrothgar, da Dinamarca, e mais tarde o seu próprio reino, Beowulf teria lutado contra invasores e monstros bárbaros e enfrentado um enorme dragão que cuspia fogo. Além de mostrar os elementos que sugerem que esse mito pode ter sido mais do que uma lenda épica, o canal revela as motivações que levaram o diretor Robert Zemeckis a adaptar a história desse guerreiro mitológico para o cinema, em A Lenda de Beowful (2007).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado