Globo News Especial relembra o Holocausto

A jornalista Leila Sterenberg entrevista um sobrevivente do Holocausto para o 'Globo News Especial' sobre a Marcha pela Vida

Divulgação/Globo News



No 'Globo News Especial' deste domingo, dia 29, a jornalista Leila Sterenberg vai à Polônia mostrar a "Marcha pela Vida", na qual anualmente, desde 1988, milhares de pessoas de diferentes países percorrem o caminho que os judeus faziam de Auschwitz a Birkenau, durante o Holocausto. As intermináveis caminhadas que transferiam os prisioneiros dos campos de concentração eram conhecidas como "Marcha da Morte" e pouquíssimas pessoas tinham suas vidas poupadas ao fim do caminho.   

 

A jornalista conversou com sobreviventes do Holocausto e com jovens estudantes de diferentes nacionalidades, que falaram sobre a importância de se contar a história da Segunda Guerra Mundial para as futuras gerações e celebrar a vida durante o encontro. Joe Fellner, 81 anos, conta, no especial, sobre as desventuras que passou durante a guerra. Ele nasceu na Hungria, e ainda adolescente, com apenas 14 anos de idade, passou por cinco campos de concentração diferentes. "É sempre difícil falar disso, dói. Mas estou feliz por as pessoas do Brasil e de todos os cantos do mundo estarem interessadas no que aconteceu aqui", diz Joe, emocionado.

 

O ator israelense Chaim Topol, que interpretou o leiteiro judeu Tevye no filme "Um violinista no telhado", participou da marcha este ano pela primeira vez. "No passado, a família da minha mãe foi exterminada aqui. A família do meu pai foi assassinada em Treblinka. Ninguém pode acreditar no que aconteceu aqui. Eu trouxe meus dois netos comigo, meu dever é mostrar a eles este lugar para garantir que eles não esqueçam. E, mais importante, para garantir que isso não aconteça de novo", conta o ator.

 

Ray Fishler, de 87 anos, é também um dos sobreviventes desta tragédia. Ele esteve preso no campo de concentração Krakow-Plaszow, onde foi gravado o filme "A lista de Schindler', do diretor Steven Spielberg. Ray perdeu a mãe e os quatro irmãos no genocídio nazista e deixa sua mensagem de esperança para as próximas gerações. "Primeiro é preciso apagar o ódio. Se alguém precisar de ajuda, ajude. Se você perceber que alguma coisa errada foi feita, não espere. Aja, faça algo para parar. É importante não ficar em silêncio, porque, quando você acordar, pode ser tarde demais. Essa é minha mensagem", defende Ray.

 

O 'Globo News' Especial sobre a Marcha pela Vida vai ao ar neste domingo, dia 29, a partir das 20h30.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado