Globo: Som Brasil presta tributo a Jackson do Pandeiro


O 'Som Brasil' desta sexta-feira, dia 24, homenageia Jackson do Pandeiro. Conhecido como Rei do Ritmo por compor canções que misturavam diferentes estilos musicais, como samba, forró, xaxado e até frevo, ele foi um paraibano de grande importância na cena musical nacional. Responsável pela propagação da música nordestina por todo Brasil, sua influência atinge até mesmo João Gilberto, que, como diz a lenda, teria se inspirado na métrica do artista. Para reler os sucessos do compositor, o palco do programa recebe o emaranhado de sotaques de Lenine, Otto, Cascabulho e a italiana Cristina Renzetti.

Lenine, natural de Pernambuco, renomado cantor, compositor, arranjador e até componente da Academia Pernambucana de Letras, não poderia estar fora desta homenagem. É ele que interpreta o primeiro sucesso de Jackson do Pandeiro, "Sebastiana", além de "Chiclete com Banana" e um medley com Selma do Coco que une: "Quadro Negro", "Chuchu Beleza", "Sina de Cigana" e "Tum, Tum, Tum". Cantor, compositor, percursionista e também pernambucano, Otto imprime seu estilo musical para as faixas "O Canto da Ema", "Rosa" e "Um a Um".

Um grupo nascido com repertório montado em torno do Rei do Ritmo, Cascabulho é de Recife e também mistura estilos, apesar de ser conhecido pelo típico manguebeat. Eles apresentam versões próprias para as músicas "Cantiga do Sapo", "Forró de Limoeiro" e "Casaca de Couro". Cristina Renzetti é conhecida por misturar jazz, músicas do folclore italiano e MPB. Ela canta no Som Brasil: "Capoeira Mata Um", "Cabeça Feita" e "A Mulher do Aníbal".

'Som Brasil' vai ao ar após o 'Programa do Jô'. O programa é escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud, tem direção geral de Luiz Gleiser e Cacá Silveira e direção de núcleo de Gleiser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado