THC conta as causas e as consequências da Tempestade Negra
Entre os anos 1930 e 1940, os Estados Unidos foram atingidos por várias tempestades de poeira. A mais terrível delas ocorreu em 9 de maio de 1934, considerado um dos dias mais negros da história. O fenômeno, responsável por um dos maiores desastres ecológicos do século 20, é analisado no especial Tempestade Negra, que o The History Channel exibe dia 22/6, quarta-feira, às 18h.
Tendo como diferencial a sua força e capacidade destrutiva, a tempestade não só escureceu o céu dos Estados Unidos, como também formou uma enorme nuvem de terra e areia que chegou a três mil metros de altura. Entre as cidades atingidas, Chicago, que foi invadida por cinco toneladas de terra, e Nova York, que ficou coberta por uma grande nuvem marrom.
Os ventos de mais de 160 km por hora e as temperaturas acima de 37ºC provocaram destruições e mortes, disseminaram doenças e, por fim, agravaram a crise financeira que o país atravessava naquele momento. No programa, cientistas, historiadores, físicos e médicos ajudam a recriar a Tempestade Negra, mostrando sua formação e suas consequências, que afetaram o meio ambiente, as pessoas e a economia norte-americana. Embora muitos acreditem que a nuvem de poeira que assolou essa região do globo tenha sido um desastre da natureza, especialistas consultados pelo canal revelam que o fenômeno tomou forma a partir das interferências do homem na natureza. Fotografias, filmes de arquivo e testemunhos de alguns sobreviventes, que se recusaram a abandonar sua terra, enriquecem a história deste fenômeno devastador.
Comentários