NIGEL MARVEN ACOMPANHA GRUPO DE BALEIAS EM JORNADA PELA COSTA AMERICANA DO OCEANO PACÍFICO


 
 
 
 Baleias-cinzentas percorrem oito mil quilômetros durante a migração anual; Animal Planet revela os riscos e belezas dessa viagem
 
 
 
Nigel Marven em cena da série
 
 
 

Baleias-cinzentas são criaturas viajantes. Todos os anos, elas empreendem uma jornada de mais de oito mil quilômetros pelo Oceano Pacífico, atravessando águas que banham as mais diversas paisagens na costa do continente americano.

A partir desta quinta-feira, 12 de março, às 20h40, as baleias ganham a companhia de Nigel Marven e do telespectador do Animal Planet. O biólogo e apresentador segue um grupo de cinzentas que se desloca da Península de Baja, no México, até o Alasca. Viajando por ar, terra e mar, Nigel registra todas as etapas do trajeto na minissérie NIGEL MARVEN: MERGULHANDO COM AS BALEIAS (WHALE ADVENTURE WITH NIGEL MARVEN).

A produção revela a importância das baleias para diversos povos da América e capta encontros emocionantes com esses cetáceos gigantescos que cumprem um rota de migração entre as mais longas percorridas por animais.

Nigel segue o ritmo das baleias, narra os perigos que a espécie correu no passado de caça indiscriminada e demonstra por que elas são criaturas que assumiram o papel de figuras místicas em algumas culturas. As baleias-cinzentas chegam a pesar 40 toneladas e medir 50 metros de comprimento, mas as proporções colossais não as livram dos perigos espalhados por toda a rota – muitas delas migram com seus filhotes, que são alvos fáceis para predadores.

Passando pela costa do deserto mexicano até o Mar de Bering,  a série revela a diversidade da vida selvagem em paisagens que representam diversas partes do espectro climático americano. Espécies raras que habitam as terras áridas e outras que vivem na imensidão gelada do Alasca fazem "participações especiais" diante das câmeras, devidamente apresentadas por Nigel.

A jornada tem início na Laguna San Ignacio. Localizada na península de Baja, ela é um santuário para reprodução das cinzentas – centenas delas se reúnem ali no início de março para consumar o ciclo vida: lá as baleias adultas acasalam e as fêmeas dão à luz seus filhotes.

Logo começa a viagem rumo ao norte. Protegidas da caça predatória desde 1947, as baleias apresentam comportamento dócil e protagonizam um momento inesquecível para Nigel: por mais de uma hora, uma fêmea adulta e o filhote de apenas três semanas de vida brincam com ele nas águas calmas da península.

No segundo episódio, as praias apinhadas da Califórnia são o cenário onde humanos e cetáceos se encontram – cinzentas e jubartes dividem o mar com turistas.

No terceiro episódio, as baleias adentram os mares gelados do norte da América. Nigel conhece a tribo Quileute no momento em que eles celebram a passagem das baleias, um evento importante para os membros da comunidade. Por fim, no quarto episódio acontece a chegada ao extremo norte do Oceano Pacífico. No Mar de Bering Nigel se despede de suas companheiras de viagem.

 

SERVIÇO

NIGEL MARVEN: MERGULHANDO COM AS BALEIAS (Whale Adventure With Nigel Marven).
Estreia: quinta-feira, 12 de março, às 20h40
Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado