TV Cultura presta homenagem a Ferreira Gullar
Emissora relembra a vida e carreira do poeta maranhense nesta terça-feira (6/12), a partir das 22h, nos programas Trajetórias e Metrópolis
São Paulo, 5 de dezembro de 2016 - O poeta, escritor, crítico de arte e membro da Academia Brasileira de Letras Ferreira Gullar, que faleceu no último domingo (4), aos 86 anos, no Rio de Janeiro, será homenageado na TV Cultura nesta terça-feira (6/12).
Em uma entrevista inédita, gravada nos estúdios da TV Cultura em novembro de 2014, o maranhense Ferreira Gullar fala de sua vida e carreira no programa Trajetórias, que vai ao ar a partir das 22h.
Em um formato intimista, a atração não exibe os entrevistadores fazendo as perguntas a Ferreira Gullar. O que prevalece é a espontaneidade, a liberdade de raciocínio e a fluidez das memórias do poeta. Gullar foi entrevistado por Carlos Taquari (editor chefe do Jornal da Cultura), Fábio Malavoglia (jornalista e apresentador do Radiometrópolis, da Rádio Cultura FM) e Manuel da Costa Pinto (jornalista e crítico literário).
Em seguida, excepcionalmente às 23h30, o programa Metrópolis exibe um VT especial que retrata a história do escritor, e ainda recebe o jornalista Manuel da Costa Pinto, que fala sobre as obras e o legado deixado pelo grande poeta brasileiro.
Desde 2013, Ferreira Gullar apresentava o programa de crônicas semanal Na Vertigem do Dia nas Rádios Cultura Brasil e Cultura FM. O escritor foi vítima de uma pneumonia que o manteve internado por 20 dias. O corpo do poeta foi enterrado na tarde desta segunda-feira (5/12), no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.
Neste dia, não serão exibidos os programas Sete Vidas em Sete Cordas e Provocações, e o Persona Em Foco irá ao ar à meia-noite.
Comentários