'A Versão de Anita' e 'Uma Vez em Veneza' representam Brasil em festivais internacionais
Produtora Zapata Filmes na vitrine mundial em festivais na Itália, EUA, Chile e Colômbia
'A Versão de Anita' - crédito: Zapata Filmes
Completando 16 anos de atuação neste mês de outubro, a produtora gaúcha Zapata Filmes está com a agenda cheia de eventos importantes do cenário mundial do audiovisual nesta reta final de 2023. Depois de passar pelo maior mercado de entretenimento do mundo, o MIPCOM, em Cannes, na França, as produções "Uma Vez em Veneza" e "A Versão de Anita" vão representar o Brasil nos festivais em Trieste (Itália), Fort Lauderdale (EUA), Viña del Mar (Chile) e Medellín (Colômbia) em novembro.
"Uma Vez em Veneza" (When in Venice), filme dirigido por Juan Zapata, é um romance protagonizado pelo ator Peter Ketnath (Cinema, Aspirinas e Urubus e Vou Nadar até Você) e a atriz Bellatrix Serra (Alaska e Amando a Carolina). Na trama, o alemão Maximilian (Ketnath) e a brasileira Maria (Bellatrix) se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália.
Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo. Juntos, eles vão vivenciar todas as peculiaridades de um relacionamento provisório e improvável.
A obra integra a competição oficial do 38º Fort Lauderdale International Film Festival, entre os dias 3 e 12 de novembro de 2023. O evento acontece na Flórida, nos Estados Unidos, onde estarão presentes o diretor Juan Zapata e os produtores Douglas Limbach e Edgar Martínez Londoño.
Um dia depois, será a vez deste mesmo filme fazer uma dupla junto à última coprodução da Zapata Filmes, "A Versão de Anita" (La versione di Anita) na Europa. Os dois longas estarão representando o Brasil no Festival do Cinema Ibero-Latino-Americano de Trieste, na Itália, de 4 a 12 de novembro.
Na produção, Anita Garibaldi olha para si mesma e revive sua história, sob seu olhar pessoal e sua voz para reconstituir sua impressionante biografia. A obra é dirigida pelo documentarista e historiador italiano Luca Criscenti e protagonizada pela atriz Flaminia Cuzzoli. O filme tem colaboração da escritora Letícia Wierzchowski, da bisneta Annita Garibaldi Jallet e de Adilcio Cadorin, entre outros especialistas.
No dia 16 de novembro, o documentário coproduzido com a empresa Italiana Land Comunicazione e a RAI Documentari terá pré-estreia no Al Este - Festival de Cine de Europa Central y Oriental. No evento que ocorre em Medellín, na Colômbia, a obra faz parte da mostra Especial, que reúne filmes autorais que participaram e obtiveram reconhecimentos nos eventos tradicionais e independentes mais importantes do mundo.
Para fechar o ano, "A Versão da Anita" será exibida na seção Panorama do tradicional Festival de Cinema de Viña del Mar, de 20 a 25 de novembro, no Chile. O título tem se destacado por ter superado um milhão de espectadores na sua versão para TV e pelas suas quatro semanas em cartaz na Itália. O longa recebeu menção especial no Festival de Punta del Este, no Uruguai, no início do ano.
No festival chileno, o diretor e produtor Juan Zapata também participa como integrante do júri na mostra competitiva.
Juan Zapata, sócio-diretor da Zapata Filmes.- crédito: Mauricio Hoyos
Sobre Zapata Filmes
Produtora com 16 anos de experiência, atualmente com representações em Los Angeles, EUA; Porto Alegre, Brasil e Medellín, Colômbia.
Especializada em produção, coprodução internacional, product service e distribuição. Seu portfólio inclui os premiados longas-metragens ficcionais "Another Forever" (2016) e "Simone" (2013) e os documentários "A Versão de Anita" (2023), "Substantivo Feminino" (2018), "Elo Musica" (2018), "Ato de Vida" (2009), "A Dança da Vida" (2007) e "Fidelidad" (2004).
Recentemente, a Zapata Filmes fez parte da produção da série "Más Allá de Diego" sobre a vida de Diego Maradona para Star+ e lançou em oito países o romance "Uma Vez em Veneza" (2021), filmado em Veneza, na Itália.
Comentários