‘O Caso Leandro Bossi’ estreia no Globoplay trazendo conexões com o icônico ‘O Caso Evandro’

GLOBOPLAY
O podcast se aprofunda na investigação do crime, a partir da identificação da ossada de Leandro Bossi, 30 anos após o desaparecimento do garoto
A sexta temporada do podcast 'Projeto Humanos' acaba de estrear no Globoplay e nas plataformas de áudio com 'O Caso Leandro Bossi'. O novo projeto em áudio do jornalista, escritor e professor Ivan Mizanzuk surpreende com uma série de intersecções com o icônico 'O Caso Evandro' – primeiro podcast brasileiro a ganhar uma série, com o título de mesmo nome disponível no streaming da Globo – que completa 5 anos nesta terça-feira (31). O título recapitula o cenário em fevereiro de 1992, quando Leandro Bossi, com sete anos na ocasião, desapareceu na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná. Dois meses depois, Evandro Ramos Caetano também sumiu na mesma cidade, quando tinha 6 anos de idade. Uma série de semelhanças ligava os dois, incluindo a aparência física. Porém, o paradeiro de Leandro Bossi nunca foi investigado. Somente em junho de 2022, uma nova pista do mistério veio à tona: o governo do Paraná identificou a ossada de Leandro. Contudo, pelo tempo decorrido, o caso encontra-se arquivado e uma série de perguntas ainda se fazem presentes: como foi encontrada a ossada? O que sabemos sobre o último dia em que ele foi visto? Essas e outras questões são aprofundadas na série em áudio, que traça uma reconstituição inédita dos fatos.  
  
"Sempre foi comentado que ele teria sido visto na noite de sábado, no show do Moraes Moreira, em 15 de fevereiro de 1992. Mas não há uma única testemunha que confirme isso. Analisando os detalhes daquele dia, o mais provável é que ele tenha sumido mais cedo – talvez de manhã", analisa Ivan Mizanzuk ao refazer a cronologia dos fatos marcando o ponto de partida da nova temporada, com descobertas surpreendentes.   
  
O podcast ganhou corpo em julho de 2022, a partir da identificação da ossada de Leandro. "Entrei em contato com a família Bossi, assim que tivemos a confirmação do DNA", relembra. Mizanzuk propôs para a família Bossi uma nova perspectiva sobre o caso, partindo de uma investigação própria e tendo como base todos os arquivos já utilizados em 'O Caso Evandro'. "Eu converso com a família com bastante frequência e vou mostrando para eles tudo o que consigo levantar, ao mesmo tempo em que eles também me indicam as pessoas com quem posso conseguir mais informações. O mais importante é saber que pela primeira vez a família Bossi vai ser ouvida e a história do Leandro vai ser contada". O jornalista independente relata como foi trazer a vida dessas pessoas para o centro na narrativa. "Eles nunca apareceram em lugar nenhum. No podcast, vamos entender melhor essa história, analisar como era a vida do Leandro e a rotina da família resgatando os principais pontos. Mesmo com todas as dificuldades que existiram, os fãs do Projeto Humanos podem esperar que a gente vai falar de uma criança que nunca foi falada. Para mim, isso é o mais relevante", avalia.  
 
A nova temporada promete ir além das suposições que surgiram na época. "O Caso do Leandro é uma investigação que está sendo feita do zero, pois não tem ninguém que foi acusado formalmente. Tiveram muitos suspeitos, mas tudo foi de uma maneira muito superficial. O maior desafio é que o Leandro deixa de ser um inquérito para ser a história de uma investigação completamente nova", avalia. Os episódios contam com a expertise de peritos criminais e médicos legistas que analisam as nuances do caso e estudam um eventual padrão entre as crianças que sumiram ou foram vítimas na época. "Considero que neste projeto estou mais maduro em termos de conhecimento. Vamos olhar para 'O Caso do Leandro Bossi' com tudo o que há de melhor de investigação criminal hoje em dia", complementa.    
    
Apesar dos pontos de convergências entre os casos Leandro e Evandro, existem diferenças no desenrolar dos acontecimentos que impactaram o desenvolvimento da pesquisa. "'O Caso Evandro' era uma investigação que teve processo; julgamento; pessoas que foram condenadas e outras absolvidas; pessoas que foram presas, outras que foram soltas. Sendo assim, era um processo fechado. Em Leandro Bossi, a investigação sempre esteve em aberto, o que somou muitas falhas ao longo dos anos", contextualiza Mizanzuk.  
  
'O Caso Leandro Bossi' é um podcast do Projeto Humanos, com produção do Estúdio 42. Disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio, a série em áudio reúne a reconstituição do desaparecimento de Leandro Bossi, além de apresentar novos rumos e linhas de investigação que abrem diferentes perspectivas sobre o caso. Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.    
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024