O CONGOLÊS BALOJI, A BRITÂNICA TARGA SAHYOUN E OS BRASILEIROS FÁTIMA PISSARRA E NOVÍSSIMO EDGAR ESTÃO ENTRE OS JURADOS DO M-V-F- AWARDS 2023
Em sua 11a edição, a premiação que celebra a arte do videoclipe anuncia o time de criativos nacionais e internacionais que compõem o júri de 2023
A CEO da Mynd Fátima Pissarra e o artista e diretor Novíssimo Edgar
(Download Link)
São Paulo, outobro de 2023 - O m-v-f- awards, segmento competitivo dedicado a profissionais e artistas interessados em promover e desenvolver a arte do videoclipe no Brasil e no mundo, anuncia os nomes do júri deste ano. Em sua 11a edição, o time de jurados é composto por nomes do mercado audiovisual e criativo, nacional e internacional.
Os responsáveis por avaliar e premiar os inscritos no m-v-f- awards 23 são: o músico, diretor e artista congolês radicado na Bélgica, Baloji, a vice presidente sênior de criação da Capitol Records Targa Sahyoun; a CEO da Mynd Fátima Pissarra; a diretora criativa Nídia Aranha; o diretor Denis Cisma; a diretora Cris Streciwik; o editor Rami D'Aguiar; o diretor Fernando Nogari e o artista e diretor Novíssimo Edgar.
Do total de categorias da premiação, 22 tem seus vencedores escolhidos pelo júri, sendo 15 nacionais (com músicas de artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil) e 7 internacionais (com músicas de artistas estrangeiros ou brasileiros radicados no exterior). Além das tradicionais categorias que reconhecem os aspectos criativos da obra, envolvendo o conceito, a qualidade técnica e de execução, além da efetividade do vídeo em promover a música, a premiação sempre busca agregar novas categorias a cada ano. A novidade de 2023 que é a categoria "Melhor Visualizer", tanto para trabalhos nacionais como estrangeiros, reconhecendo vídeos que não necessariamente tenham uma estrutura narrativa, mas que servem de apoio visual à uma música.
Dentre as categorias estrangeiras, há "Melhor Videoclipe Latam" ("Best Latam Music Video"), que destaca videoclipes realizados para artistas latino-americanos, que não brasileiros, além das tradicionais "Best Music Video – Jury and Audience choices", "Best Direction in a Music Video", "Revelation in Direction in a Music Video", "Best Animation", e "Innovation in video", categorias correspondentes também para inscrições nacionais.
As inscrições para o m-v-f- awards 2023 estão abertas e podem ser feitas pelo site (Link) até este domingo, dia 8 de outubro. Podem se inscrever videoclipes lançados entre 03 de outubro de 2022 a 08 de outubro de 2023.
O m-v-f- awards 2023 é uma idealização da Cinnamon e conta com parceria institucional do BAMVF, Bogotá Music Video Festival, Prism Prize e UKMVA e parceria de mídia da TRIP/TPM e Directors' Library.
Ao longo de seus 12 anos de realização, a premiação projetou talentos de direção incluindo nomes como Alaska, Leandro HBL, Gandja Monteiro, Fred Ouro Preto, Denis Cisma, Rafaela Carvalho, Rudá Cabral, Felipe Sassi, Cristina Streciwik, João Monteiro, Alexandre Vianna, Los Pibes, Ricardo Spencer, Douglas Bernardt, Fernando Nogari, Rodrigo de Carvalho, Edvaldo Raw, Zoe Guglielmoni, Belle de Melo, Pedro Alvarenga, Cegê, Gabriel Augusto e Quemuel Cornelius, além dos estrangeiros Kahlil Joseph, Nabil Elderkin, AG Rojas, Hiro Murai, Daniels, Ninian Doff, Canada, Mark Romanek, Andrew Thomas Huang, Carlos Lopez Estrada, Calmatic, Savannah Leaf, Aube Perrie, Salomon Ligthelm, entre muitos outros.
SOBRE O M-V-F-
O music video festival (m-v-f-) surgiu em 2013 como uma plataforma para divulgar e celebrar a produção audiovisual de vídeos musicais, destacando sua importância e influência como expressão criativa, tecnológica e cultural. Desde então, e através de um time de colaboradores e parceiros nacionais e internacionais, o m-v-f- vem construindo um legado envolvendo uma comunidade artística que cresce a cada ano, composta por músicos, diretores, produtores e uma série de profissionais envolvidos com o videoclipe e novas linguagens advindas da era digital.
SOBRE O JÚRI
Baloji – músico, cineasta, artista
Nascido em 1978, em Lubumbashi (República Democrática do Congo), e radicado na Bélgica, Baloji (não confundir com o fotógrafo Sammy Baloji) é um premiado músico, cineasta e artista polímata; trabalha como diretor de arte e figurinista de moda e de outras formas de artes visuais. O nome Baloji refere-se a forças ocultas e malignas. Em suaíli, inicialmente significava "homem da ciência", mas, na época colonial, transformou-se em "homem das ciências ocultas/feiticeiro". Essa designação influenciou todo o seu trabalho como um pesado fardo e, ao mesmo tempo, como impulsionador de uma abordagem lúdica e empírica, moldando sua visão com um imaginário suspenso entre o realismo onírico e o mágico. Como cineasta, Baloji lançou seu primeiro longa-metragem, Augure/Omen (seleção oficial de Cannes 2023), acompanhado de uma trilha sonora em quatro partes, em que cada disco é escrito do ponto de vista dos personagens principais. O projeto também é acompanhado por uma exposição itinerante com figurinos e fotos. O filme Omen foi precedido por diversos curtas-metragens bastante noticiados e distribuídos em todo o mundo, como Zombies (London FF). Como músico, Baloji lançou dois álbuns aclamados pela crítica e dois EPs, sendo o mais recente Avenue Kaniama, pela Bella Union Records (Father John Mistry, Fleet Foxes).
Targa Sahyoun – vice-presidente sênior de criação (Capitol Records)
Targa é vice-presidente sênior de criação da Capitol Records, a principal gravadora do Capitol Music Group (CMG), supervisionando a produção de videoclipes e conteúdo visual para artistas da Capitol já estabelecidos ou em início de carreira. Targa ingressou na gravadora em 2014. Destaques de seu trabalho nessa época incluem a produção do documentário de Mary J. Blige, The London Sessions, que estreou no Tribeca Film Festival em 2015; a produção do especial de televisão indicado ao Emmy An Evening of Nostalgia, com Annie Lennox; a supervisão dos videoclipes dos três primeiros álbuns de Halsey, que acumulam mais de 3 bilhões de visualizações até o momento, bem como oito indicações ao MTV VMA; além da supervisão de vários vídeos de Katy Perry, que também acumulam mais de 3 bilhões de visualizações até o momento. Com a equipe de marcas da Capitol, Targa supervisionou e realizou campanhas globais multimilionárias para Halsey/Magnum Ice Cream e Katy Perry/Coca-Cola, "Open To Better", em 2021. Entre os muitos artistas com os quais Targa esteve envolvida integralmente em um processo criativo estão Calum Scott, Sam Smith, Alesso, Matteo Bocelli, Jennifer Lopez, Neil Diamond, Niall Horan, Tori Kelly, Jon Bellion e Five Seconds of Summer. Antes de entrar para a Capitol, Targa foi diretora de produção de vídeo da Columbia Records, em Los Angeles, tendo ingressado nessa gravadora em 2008, em Nova York. Entre os muitos artistas com quem trabalhou em nível criativo estavam AC/DC, Adele, Train, One Direction, além das trilhas sonoras de Glee. Ela também supervisionou todos os videoclipes e conteúdo visual da parceria da gravadora com a Nickelodeon.
Fátima Pissarra – CEO da Mynd
À frente da maior agência especializada em marketing de influência e entretenimento do Brasil, a psicóloga, jornalista e profissional de marketing Fátima Pissarra conta com mais de 25 anos de carreira, passando por grandes empresas como BCP, Claro, Terra, Nokia e VEVO. Em 2021, Fátima foi indicada como Dirigente da Indústria da Comunicação no Prêmio Caboré. Em 2022, lançou o livro Profissão Influencer – Como fazer sucesso dentro e fora da internet. Foi eleita uma das profissionais Game Changers do mercado de comunicação; reconhecida como uma das mulheres do Women to Watch Brasil; despontou na lista das 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina, publicada pela Bloomberg Línea; foi apontada como uma das 100 maiores líderes do mercado publicitário e uma das 25 pessoas que mais impactaram o setor de tecnologia no país.
Nídia Aranha – diretora de arte
Nídia nasceu em Itaguaí, na baixada fluminense. A artista estudou Fundamentação em Artes Visuais na EAV Parque Lage e Design de Produto & Comunicação Visual na UFRJ. Atua como pesquisadora no segmento de deslocamentos estéticos, antropologia visual e direção de arte. Tem um histórico de atuação em arte, cultura e comunicação, tendo o ambiente instalativo como afirmação de metodologias de impacto, assumindo os mais variados suportes: visual concepts, design e arquitetura itinerante aplicados em projetos de audiovisual e entertainment. Desenvolveu projetos criativos junto a marcas como Peclers Paris, Facebook, Google, Netflix, Motorola, Avon e Ambev; trabalhou com artistas como IZA, Gloria Groove e Pabllo Vittar, e em festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Primavera Sound. Participante do prêmio PIPA de arte contemporânea 2020 e de exposições como a 13ª Bienal do Mercosul, Histórias Brasileiras, no MASP, entre outras. Sua prática criativa passa pela construção de narrativas visuais subversivas com elementos ficcionais e documentais que tangenciam relações de desobediência de gênero, design crítico e especulativo.
Denis Cisma – diretor
Cisma é um diretor brasileiro que foi indicado a melhor videoclipe no Grammy Latino e ganhou prêmios em festivais de publicidade como Cannes Lions, Clio, D&AD e One Show Interactive. Dirigiu documentários para ESPN, Canal Combate e videoclipes para artistas como Criolo, Milton Nascimento, Tropkillaz e Nação Zumbi. Recentemente dirigiu episódios da quarta temporada de Sintonia, série em língua não inglesa mais assistida no mundo em sua semana de estreia na Netflix.
Cris Streciwik - diretora
Cris Streciwik é diretora de videoclipes e publicidade. Com uma atmosfera hipnótica, misturando referências pessoais, experimentalismo, passado e futuro, Cris foi finalista do Berlin Commercial Awards com "Meu pisero", para Duda Beat, e "No que vai dar" (Jeremaia), além de indicada a Melhor Diretora de Videoclipe, no WME Awards, e Melhor Diretora Revelação, no WHEXT, pelo conjunto de seu trabalho.
Rami D'Aguiar – editor
Rami é um premiado montador que constrói complexas narrativas em filmes, comerciais, videoclipes e curtas-metragens. Desde 2022 é representado pela premiada Cabin Editing, uma casa de montagem com escritórios em Los Angeles, Nova York e Reino Unido. Rami colaborou, recentemente, com o diretor Vellas no poderoso curta-metragem Shout, para a marca de telecomunicações Movistar, que acumulou mais de oitenta prêmios em todo o mundo, incluindo vários Grand Prix. Seus trabalhos também lhe renderam prêmios na categoria de Melhor Edição, no AICP, e Editor do Ano, no Shots Awards Americas. Entre outros projetos notáveis, estão incluídas campanhas para Nike, Corona, Lexus, Kia, Jeep, Budweiser, Ubisoft e Alzheimer Forschung Initiative. Ao longo de sua consistente carreira, Rami conquistou prêmios importantes, como Cannes Lions, Ciclope, Clios, ANDY Awards, D&AD, LIA, The One Show, ADC, El Ojo de Iberoamérica, Creative Club de São Paulo e Profissionais do Ano. Foi também nomeado, por duas vezes, o Melhor Editor no WHEXT Awards.
Fernando Nogari – diretor
Nogari é artista visual e diretor de cena. Concluiu o mestrado em direção na Film Factory, em Sarajevo, sob a orientação do cineasta húngaro Bela Tarr. Seu trabalho tem um rigor estético e destina-se a filmes com narrativas contemporâneas e visuais. Pelo caráter humanista de seu mestrado, Nogari busca quebrar convenções e se aproximar da sensibilidade humana que nos conecta – sempre buscando compartilhar emoções reais e verdadeiras em seus projetos. Nogari é diretor da produtora Iconoclast, onde realiza videoclipes, propagandas e curtas, e atualmente está desenvolvendo um projeto de longa-metragem. Já realizou comerciais para grandes marcas como Budweiser, Apple, Corona, Nubank e Natura, e videoclipes para Selena Gomez, Tove Lo, Pabllo Vittar, Luisa Sonza, entre outros.
Novíssimo Edgar – artista e diretor
Artista brasileiro, nascido na periferia de Guarulhos, São Paulo, em 1993. Atualmente vive e trabalha entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Como poeta, artista plástico, compositor e performer, sua obra transborda autenticidade e liberdade, passando por diversos suportes e segmentos de pesquisas de metalinguagens e transmídia.
Comentários