Nova temporada de ‘CNN Viagem & Gastronomia’ traz o melhor de Brasil e Argentina

Em sua 6ª temporada na CNN Brasil, programa volta em 7 de outubro com episódios inéditos

Dani Filomeno em momentos de plena interação com a natureza: no alto, banho no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros/GO. Acima, prática de rapel na Cachoeira Almécegas, também na Chapada.

Fotos: Divulgação/CNN Brasil

 

No sábado, 7 de outubro, às 22h, o "CNN Viagem & Gastronomia" estreia sua 6ª temporada na CNN Brasil com episódios inéditos. No comando, está a jornalista e apresentadora Daniela Filomeno, com curadoria exclusiva, com as melhores dicas sobre roteiros, destinos e experiências gastronômicas. Desta vez, Dani percorre os dois maiores países da América do Sul: Brasil e Argentina.

Da exuberância de Alter do Chão, no Pará, até as inusitadas colinas coloridas de Jujuy e cânions e formações geológicas de Salta, na Argentina, passando pela história da primeira capita do Brasil, Salvador/Bahia, rios e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros/GO e ainda escolhendo duas entre mais de 1.500 vinícolas argentinas em Mendoza, esta nova temporada do "CNN Viagem & Gastronomia" prova que o destino ideal está mais perto do que o público pode imaginar.

São cinco episódios em cada país, com Dani mostrando a pluralidade gastronômica, histórica e cultural dos vizinhos sul-americanos. A atração percorre roteiros variados para todos os gostos:

 

Argentina: Buenos Aires, Mendoza, Salta e Jujuy.

Brasil: Salvador/BA, Belém/PA, Alter do Chão/PA e a região do Tapajós/PA, Chapada dos Veadeiros/GO, Jericoacoara/CE e Preá/CE.

 

Cada cidade apresenta uma característica com particularidades únicas. Nas bebidas, ela vai dos vinhos à cachaça; nas carnes, vai das parrillas à moqueca; nas paisagens, das praias aos vinhedos, e da floresta aos cânions.

 

Todos são destinos complementares entre si. Do lado do Brasil, a cultura e história de Salvador complementam as dunas e as lindas lagoas cearenses de Jericoacoara e Preá. Assim como as belíssimas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros complementam os rios e a exuberância da floresta da Amazônia paraense.

 

Do lado portenho, há destaque especial para a nova gastronomia, com chefs renomados ousando e modernizando a cozinha argentina. Em Mendoza, Dani traz um bate-papo exclusivo e muito rico com o maior enólogo da Argentina, Alejandro Vigil, chamado de "Messi dos vinhos".

 

No norte da Argentina, a visita até a região de Salta e Jujuy é bastante peculiar. Cercada por belezas naturais e históricas, a região tem colinas multicoloridas, vilarejos pitorescos e até um deserto de sal. Jujuy se diferencia das outras áreas argentinas por sua simplicidade e pelas paisagens montanhosas e áridas arrebatadoras esculpidas pela natureza por milhões de anos. Visitar as maravilhas da região sem pressa, conhecer a fundo a cultura local, pernoitar em um hotel boutique e se entregar à gastronomia de influências andinas junto de vinhos de extrema altitude estão entre as melhores opções do que fazer em Jujuy.

 

Nos episódios, seja na Argentina ou no Brasil, a ideia é convidar a audiência a desfrutar de uma aventura inesquecível pelas maravilhas dos dois países e esquecer da rivalidade clássica.

 

Em todos os destinos, além das descobertas gastronômicas e culturais, Dani Filomeno conversa com as pessoas que vivem em cada lugar. Ela ainda experimenta passeios de muita emoção, como raftings, kitsurfe e até um voo de tirolesa. "Todo mundo fala que eu tenho o emprego dos sonhos", afirma Daniela. "Eu olho o pôr do sol, o canto dos pássaros – e eu falo: realmente eu tenho!", conclui a apresentadora.

Em sua 6ª temporada, "CNN Viagem & Gastronomia" estreia em 7 de outubro, sábado, às 22h (com horário alternativo domingo às 18h30) em todas as plataformas CNN Brasil, com transmissão na TV por assinatura, Prime Video, Samsung TV Plus, no canal via satélite na banda kU e no canal CNN Brasil no YouTube. A classificação indicativa é livre.

A seguir, descrição e dada de cada um dos dez episódios:

Episódios

07/out: Salta e Jujuy: Entre vinhedos, cânions e montanhas coloridas 

 

Cercada por cânions e montanhas coloridas, a região de Jujuy, no norte da Argentina, é um convite à contemplação. A visita começa por um incrível deserto de sal e passa pelo famoso Cerro de los Siete Colores, na cidade de Purmamarca. A poucos quilômetros dali, na cidade de Uquía, há produção de vinhos de extrema altitude, com vinhedos plantados a mais de 3 mil metros. No caminho entre Jujuy e Salta, fica a Garganta do Diablo e o Anfiteatro, formações geológicas de milhões de anos e que são paradas obrigatórias. Dani Filomeno entrevista três dos principais enólogos da região, em busca de entender mais das características do vinho produzido por ali. 



 

14/out: Buenos Aires: A nova gastronomia portenha 

Com novos chefs encabeçando projetos de destaque, a gastronomia de Buenos Aires está se transformando. Para entender esse cenário, Daniela Filomeno vai às compras em um mercado local com o chef Julio Baez, do restaurante Julia, um dos destaques da cidade. Vê-lo comprar ingredientes frescos e depois acompanhar a preparação dos pratos é uma forma de compreender o movimento gastronômico. E ainda tem um papo com Pedro Peña, da parrilla asiática do Niño Gordo, e um dia especial com os sócios do badalado Don Julio. Pablo Rivero e Guido Tassi apresentam o projeto, inclusive nos levando a uma horta comunitária no bairro onde fica o restaurante. Além da comida, outra transformação registrada é a dos bares. Os chamados speakeasies tomaram conta da cidade, e Dani fez um giro para conhecer esses bares secretos, como o 878 e o Uptown. O episódio tem ainda muito sobre arquitetura, história e, claro, tango!

 

21/out - Buenos Aires: Uma capital cultural e gastronômica 

No segundo episódio em Buenos Aires, Dani Filomeno segue desbravando a gastronomia e os bares portenhos, como o Floreria, o La Fuerza e o Conchinchina. Destaque para o almoço no El Preferido, que é dos mesmos donos do Don Julio, e para o Anchoíta, de Enrique Piñeyro, um personagem à parte. Além de chef, ele é piloto de avião, médico, ator e responsável por projetos humanitários. Ele nos convida para um dia em sua cozinha, onde fica claro por que seu restaurante é dos mais badalados na capital argenitna e por que ele é uma figura tão celebrada. Ainda tem choripangelato italiano em plena capital argentina e muita cultura em visitas especiais à livraria El Ateneo e no Malba, onde estão importantes obras de arte como o quadro "Abaporu", da brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).  

 

28/out - Mendoza: A terra dos Malbecs 

Em Mendoza o assunto é sempre vinho. No primeiro de dois episódios, Daniela Filomeno faz degustações especiais na bodega L'Orange, projeto experimental do renomado Ernesto Catena, e também na Viña Cobos. O destaque, no entanto, fica para o tour completo na Catena Zapata, passando pela história, detalhes dos projetos revolucionários que a família desenvolveu na Argentina e, claro, terminando com uma prova de alguns dos rótulos mais especiais da casa. Experiências em hotéis, como o Cavas Wine Lodge, e restaurantes, como o Osadia de Crear, de Susana Balbo, também completam o roteiro dessa estreia na terra dos Malbecs. 

 

04/nov - Mendoza: Vinhos e paisagens aos pés dos Andes 

O segundo episódio em Mendoza começa com uma entrevista exclusiva e especial. Dani Filomeno é recebida pelo "Messi dos vinhos", o maior nome da enologia argentina da atualidade: Alejandro Vigil. Em um bate papo em meio aos vinhedos, Vigil fala da história do seu próprio vinho, o El Enemigo, e traz um panorama da vitivinicultura portenha. Uma outra visita especial é ao Cheval des Andes, um projeto feito pela Terraza de los Andes junto com uma das maiores e mais importantes vinícolas do mundo, o Cheval Blanc, de Bordeaux, na França. Dani experimenta os vinhos e conversa com o enólogo responsável pela produção. Além das visitas pelas bodegas, Dani vai a restaurantes especiais, como o 1884, do renomado Francis Mallmann, que tem carnes incríveis e uma empanada inigualável. Na parte de hospedagens, no Vale do Uco, o CNN V&G tem uma experiência incrível em um dos hotéis mais especiais de Mendoza, o The Vines.

 

11/nov - Salvador: história, cultura e seus personagens 

Em Salvador/BA, a primeira capital do Brasil, o destaque é cultural, histórico e musical. Na Casa do Rio Vermelho, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai, Daniela Filomeno descobre como era o local onde o casal passou boa parte da vida, sendo guiada pela de Jorge Amado, Maria João. Outra entrevista especial é com Nara Gil, filha de Gilberto Gil, que recebe o CNN V&G na "Casa de Mãe", um espaço cultural onde grandes músicos baianos se apresentam todas as semanas. No papo, ela conta sobre o cenário musical de Salvador e da importância daquela casa. Na gastronomia, tem a moqueca de Tereza Paim, os frutos do mar do Fasano, a culinária moderna e saborosa do restaurante Manga e um passeio pelas criações do casal Fabrício Lemos e Lisiane Aroucas, que estão à frente do Origem, um dos principais restaurantes de toda a Bahia e do Brasil. Ainda tem aula de cachaça, passeio de barco à Ilha dos Frades e uma importante visita ao Ile Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, onde Dani conhece personagens da comunidade e desvenda a importância da música na vida ali.

 

  • 18/nov - Alter do Chão e Tapajós: Uma experiência na Amazônia 

A gravação em Alter do Chão, no Pará, acontece na temporada da seca, quando os rios ainda estão baixos e as praias aparecem por toda a região. Da Praia do Amor à Ponta de Pedras, a navegação registra cenários paradisíacos, com destaque para a Floresta Encantada, um igapó onde se entra de canoa em meio às árvores submersas num passeio cinematográfico e recheado de cultura e conhecimento. Ao ritmo do carimbó, os pratos principais servidos na região são de peixes assados, experimentados ao longo dos dias. O anfitrião na região foi Saulo Jennings, chef e empresário, que atua de forma ativa no desenvolvimento do turismo tapajônico e na preservação do local. Ele leva a equipe até o Canal do Jari, onde Dani Filomeno experimenta diversos pratos feitos com vitória-régia. É ele também que convida a equipe do CNN V&G para acompanhar o manejo sustentável do pirarucu, feito pela comunidade do Pixuna do Tapará. Uma vivência rica e profunda, que ajuda a entender o ecossistema da região e como o trabalho de sustentabilidade é importante. Em meio à floresta amazônica, nos Bangalôs da Selva, uma hospedagem à beira do Rio Tapajós, Saulo mostra a cultura e a gastronomia paraense, em uma noite especial que coroa a estada com a Piracaia, uma festa com música, peixe na brasa e muita alegria.

 

25/nov - Santarém e Belém: natureza, gastronomia e história 

O episódio começa na região do Tapajós, onde Daniela Filomeno embarca em um cruzeiro para desbravar alguns locais únicos, hospedada em um barco especial. Depois de muitas experiências em meio à floresta, Dani vai para a capital do Estado, Belém do Pará, onde conhece o mercado Ver-o-Peso, faz um city tour para conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade e termina a noite na badalada Estação das Docas. Para desfrutar a rica e saborosa gastronomia paraense, Dani visita o Remanso do Peixe, do chef Thiago Castanho, e também vai ao Onze Janelas, restaurante de Saulo Jennings. Ainda tem uma descoberta muito interessante no Muamba Bar, especializado em coquetelaria amazônica, e um passeio de barco junto com Thiago Castanho, até a Ilha do Combu, em uma fábrica de chocolate. 

 

02/dez - Chapada dos Veadeiros: Pelas Cachoeiras do Cerrado

No coração do Cerrado, conhecido como a "caixa d'água do Brasil", a Chapada dos Veadeiros tem uma beleza estonteante e um misticismo único, seja por conta da energia que, como crêem alguns, emana dos cristais que estão no subsolo da região, ou pelas supostas atividades alienígenas que, dizem, são constantes por ali. Independentemente disso, a Chapada é especial por conta da natureza exuberante. Daniela Filomeno conhece as cachoeiras do Parque Nacional e vai ao Vale da Lua, um lugar formado há milhões de anos e com características geológicas impressionantes. Nas hospedagens, três opções diferentes que mostram a pluralidade do destino: a Fazenda Shanti, o Glamping Hidden Treasure e a Pousada Inácia. Além de conhecer pontos especiais, descansar em meio à natureza e aproveitar a culinária local, Dani ainda decide se aventurar na tirolesa do Voo do Gavião, que tem 850 metros de extensão a uma altura de 100 metros, e depois em um rapel em uma cachoeira de 45 metros. Um destino para todos os gostos.

 

  • 09-dez - Jericoacoara e Preá: pelas dunas e sabores do Ceará 

Encerrando a temporada, as lagoas e as dunas de Jericoacoara e Preá são de uma beleza impressionante. Para conhecer de perto essas maravilhas, Daniela Filomeno fez base em um hotel-destino, o Casana. De estrutura magnífica e superexclusivo, ele oferece boas experiências, com um serviço de alto nível, e foi o ponto de partida para as descobertas na região. Foi do Casana que Dani saiu pilotando um UTV (Utility Task Vehicle, ou veículo utilitário multitarefas) pelas dunas! Foi uma experiência e tanto… Sob chuva, ela subiu em uma balsa, enfrentou poças gigantes de água e lama e encarou as enormes descidas em meio às dunas de Jeri. No final, foi premiada com um almoço preparado à beira de uma lagoa. No hotel, ela teve também uma aula de kitesurf, quando aprendeu sobre os ventos da região e, claro, sobre o esporte. Na parte gastronômica, destaque para dois restaurantes que ficam bem no centro de Jericoacoara: o Pimenta Verde e o Éllo, que é liderado por um chef belga que faz um menu degustação imperdível! E ainda teve tempo de alugar uma casa bem no centro da cidade, para apresentar uma experiência diferente… A Villa Oásis é, como o próprio nome diz, um verdadeiro oásis na região. Ali, Dani teve dias de descanso e experiências especiais com uma estrutura para ninguém botar defeito. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado