Criadora do projeto Rachão, Ellen Valias é a entrevistada desta semana do podcast “Tô na Trace”
Símbolo da luta contra a gordofobia no esporte, a atleta fala sobre como tem empoderado outras mulheres
Ellen Valias na gravação do "Tô na Trace" (crédito: Reprodução)
No próximo episódio do podcast "Tô na Trace", os apresentadores João Luiz Pedrosa e Xan Ravelli recebem a jogadora de basquete amadora e comentarista, Ellen Valias, para uma conversa sobre redes sociais, acolhimento de pessoas gordas e sua relação com a história do basquete. O episódio vai ao ar nesta quinta-feira, 05/10, em todas as plataformas de áudio e após a exibição estará disponível gratuitamente no Globoplay.
Ellen Valias é uma jogadora de basquete amadora que usa suas redes sociais para compartilhar suas lutas diárias e mostrar seu projeto voltado ao esporte como ambiente de inclusão feminina. Em entrevista ela conta o que a motivou a criar o grupo. "Todo final de semana eu estava no Parque Villa Lobos jogando basquete. Sempre via muitos homens e, raramente, uma ou duas mulheres em quadra. Foi nesse momento, lá em 2015, que nasceu o projeto do Rachão, que é um encontro de mulheres para jogar basquete. Esse coletivo ganhou uma proporção muito grande, fomos nos fortalecendo e hoje estamos aí para além do esporte", declara.
Criadora do perfil chamado @atleta_de_peso, onde ela reafirma e mostra na prática, que o esporte é para todos os corpos, Ellen Valias relembra como tem empoderado outras mulheres a praticar atividades físicas. "Comecei a postar nas redes sociais o que estava preso em mim, e essas postagens foram e são um grito de liberdade. Quero que outras pessoas consigam se identificar com as minhas lutas", afirma.
Ainda neste episódio, Ellen fala sobre representatividade, família e o futuro do esporte feminino.
Com apresentação de João Luiz Pedrosa e Xan Ravelli, o "Tô na Trace" traz, toda quinta-feira, o melhor da cultura afro urbana com convidados especiais.
Comentários