Semana Santa ganha programação especial no THC

  Nos dias que antecedem a Páscoa, de 04 a 06/4, quarta a sexta-feira, o The History Channel celebra a Semana Santa com programação especial. O canal estréia três documentários – Construindo em Nome de Deus, Os Dez Mandamentos e O Paraíso: Vida Além da Morte – e reapresenta Tecnologia Bíblica, José – O Santo Silencioso, Visões de Maria, João Batista e O Rei Davi. Confira a programação:

 

Tecnologia Bíblica – 04/4, quarta-feira, às 20h. A Torre de Babel e o Templo de Herodes são frutos da fé de várias pessoas ou realmente existiram? O que a Bíblia diz sobre eles, entre tantos outros, pode ser considerado verdade? Segundo o Livro Sagrado, que oferece lições de fé para cristãos e judeus, é possível encontrar um catálogo completo da tecnologia utilizada nas Idades do Bronze, do Ferro e no Império Romano. Especialistas e historiados do canal analisam suas páginas, que contêm detalhes sobre essas incríveis construções em que a madeira, o metal e a pedra calcária lhes deram resistência e durabilidade.

 

José, O Santo Silencioso – 04/4, quarta-feira, às 21h. Pouco se sabe de José, o homem humilde que figura como pai terreno de Jesus Cristo. Sua vida não se encontra registrada na Bíblia, embora, tirando seu papel de marido da Virgem Maria, a história indique que ele foi descendente do Rei Davi. O especial conta a trajetória de José, um judeu devoto e um artesão, a quem atribui ter sido responsável pelos alicerces do cristianismo; e analisa as diversas versões das circunstâncias em que conheceu e se casou com Maria. O programa ainda apresenta depoimentos de teólogos e historiadores e relembra as principais passagens de José, que nasceu em Belém, mas ficou conhecido como de Nazaré; e que foi ofuscado pela aura de Jesus e Maria, até que, em 1870, o Papa Pio IX o tornou Santo Padroeiro e Protetor da Igreja Católica Universal.

 

Visões de Maria – 04/4, quarta-feira, às 22h. Uma aparição é a manifestação de um ser em estado sobrenatural, normalmente não percebida pelos sentidos humanos. Foi o que aconteceu com Gregório Taumaturgo, bispo da Ásica Menor, no século III, ao ter tido contado com a Virgem Maria, em episódio reconhecido como o primeiro registro da História. Desde então, mais de 80 mil aparições foram conclamadas, mas apenas uma pequena quantidade foi aceita pela Igreja. O especial do The History Channel aborda o tema e viaja na história para relatar outros registros semelhantes, criticados por céticos e aceitos por milhões de fiéis do Cristianismo. Entre eles, ficaram famosas as visões do índio Juan Diego, no México, no século XVI (origem da Nossa Senhora de Guadalupe); a de Catarina Labouré, uma iletrada freira francesa de Paris de 1830 (declarada Santa em 1947); e a das quatro meninas em uma pequena aldeia espanhola, em 1961. Uma das aparições mais famosas, é a de 1917, quando a Virgem Maria apareceu para as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco, próximo a Fátima, em Portugal. Em 1920, Jacinta e Francisco morreram e Lúcia foi a única a guardar os segredos, revelados desde os anos 1940. As duas horas de produção também revelam os cuidados da Igreja com esse tipo de fenômeno, do Papa Bento 14 no século XVIII, à diretrizes aos bispos de 1978.

 

João Batista – 05/4, quinta-feira, às 20h. Apesar de ser uma figura breve nos relatos do Evangelho, João – filho de Zacarias e um dos Santos mais venerados da Igreja Católica – é quem inicia o rito batismal, deixando uma marca indelével entre os primeiros cristãos. A recente descoberta do arqueólogo Shimon Gibson de uma caverna nos Montes a Oeste de Israel, com indícios de suas pregações, abre uma série de interrogativas. O The History Channel investiga a descoberta e mostra que, como nunca, se explora sua verdade histórica. Da busca de seguidores da palavra e dos rituais de João Batista no Oriente Médio, por meio de uma sociedade secreta, aos questionamentos se ele era o homem-chave por trás da mensagem de Jesus, o canal apresenta, em duras horas de programação, uma ampla abordagem sobre os mistérios desse importante profeta.

 

Construindo em Nome de Deus – 05/4, quinta-feira, às 22h (estréia). O especial faz um passeio por emblemáticas e importantes igrejas da História, verdadeiros templos erguidos para aclamar o nome de Deus e que, em seu tempo, foram considerados construções de vanguarda. A Basílica de Santa Sofia (Istambul), Notre Dame (Paris), e a inacabada Sagrada Família (Barcelona) são alguns exemplos de construções que presenciaram, através dos séculos, fatos contundentes da história. Com ajuda de expersts em arquitetura, engenharia e historiadores, e utilizando efeitos de computador, o The History Channel desvenda os segredos dessas construções, verdadeiros exemplares da criação humana e da inspiração divina.

 

Os Dez Mandamentos – 06/4, sexta-feira, às 20h (estréia). Segundo a Igreja Católica, o próprio Deus teria dado a Moisés dez mandamentos que regulamentariam a boa conduta humana. Nesse especial de duas horas, o The History Channel analisa a história desse documento, considerado o mais famoso do mundo. Qual foi o contexto histórico envolvendo os mandamentos? Eles teriam o mesmo significado se tivessem sido escritos nos dias de hoje? Dividido em duas partes – As Leis de Deus e As Leis dos Homens – o programa inédito ainda revela a existência de outros 603 mandamentos escritos por Moisés, que ao longo da história se perderam quando os dez mais populares ficaram mais conhecidos.

 

O Rei David – 06/4, sexta-feira, às 22h. O mundo não esquece o nome de homens que lutaram por uma causa e mudaram o curso da História. Entre eles está o Rei Davi, cuja saga teve início 1000 anos após a morte de Cristo. O especial do The History Channel explica como Davi superou todos os oponentes para chegar ao trono, antes ocupado pelo rei Saul, e governou a tribo de Judá, enquanto Isboset, o filho de Saul, foi o responsável pelo comando do restante de Israel. Com a morte de Isboset, Davi foi conclamado rei de toda Israel e mudou a realidade dos judeus, que deixaram de pertencer a uma confederação de tribos e passaram a viver em uma nação estabelecida. O Rei Davi transferiu a capital de Hebron para Jerusalém, tornando-a o centro religioso dos israelitas, trazendo consigo a Arca da Aliança.

 

O Paraíso: Vida Além da Morte – 06/4, sexta-feira, às 23h (estréia). Shakespeare o chamou de terra não descoberta, mas nós o conhecemos como Paraíso. Um conceito que influenciou políticos e decidiu o rumo de muitas nações, e, para muitos, determinou o modo de viver e de morrer. Através dos séculos, religiões, poetas e artistas contribuíram para o debate, mas o Paraíso realmente existe? E como e quem pode alcançá-lo? A vida após a morte representa a grande questão da vida, e todos se perguntam o que acontece quando morremos. O The History Channel discute o assunto com acadêmicos, religiosos e historiadores, que analisam desde os egípcios – os pioneiros em tentar responder essa questão – até a fé dos homens-bomba dos dias atuais. O programa ainda traça a evolução do conceito pós-morte sob a perspectiva de diferentes culturas e credos, da cristã e a judaica, à muçulmana e a budista. Será que encontrarão respostas nesta vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado