Em Abril, 2 Séries Estreiam no Film&Arts

 
Pincéis – Série Estréia

Nas quintas-feiras, às 21.30 h.

 
Pincéis é uma série de documentários de quatro episódios que mostra a vida e a obra de grandes artistas plásticos brasileiros ou naturalizados brasileiros do século XIX e XX e famosos mundialmente. A série demonstra a influência que cada artista recebeu, o mesmo período visto e vivido de diferentes formas e o que cada um deles, colocou em sua arte.  

CÂNDIDO PORTINARI – Quinta 3

TARSILA DO AMARAL – Quinta 10

LASAR SEGALL – Quinta 17

HÉLIO OITICICA – Quinta 24

 
 
Keeping Score – Revoluções na Música – Série Estréia

Nas quartas-feiras, às 23.00 h.

 
Keeping Score é a série inovadora criada pela Orquestra Sinfônica de São Francisco e Michael Tilson Thomas. Foi idealizada para fazer com que a música clássica chegue a pessoas de todas as idades e conhecimentos musicais. Esta minissérie se focaliza no significado da música, com episódios dedicados a Beethoven, Stravinsky e Copland, enfatizando o que fez de sua música tão revolucionária e analisando por que ainda hoje é tão poderosa.  

BEETHOVEN E EROICA – Quarta 2 e 23

Neste primeiro programa, Michael Tilson Thomas e a Orquestra Sinfônica de São Francisco convidam você para conhecer a música de Eroica e as circunstâncias ao redor de sua criação.

Rastreando os passos de Beethoven através dos aristocráticos salões de baile de Viena e os rústicos povoados austríacos, MTT explora como Beethoven canalizou seus medos na surdez, sua admiração por Napoleão, sua obsessão por demonstrar que era o melhor compositor de sua época e que era capaz de escrever uma obra que mudaria para sempre o conceito de sinfonia.  

STRAVINSKY E O SACRIFÍCIO DA PRIMAVERA – Quarta 9 e 30

Neste programa, Michael Tilson Thomas e os músicos da Orquestra Sinfônica de São Francisco levarão você aos salões de São Petersburgo, aos povoados onde Stravinsky encontrou a inspiração no terrestre poder da música e as danças folclóricas russas. MTT faz a trajetória de Stravinsky até a encruzilhada cultural de Paris do pré-guerra. Ali, com a colaboração do grande empresário Diaghilev e seu famoso bailarino Nijinsky, Stravinsky criou esta surpreendente, erótica e violenta nostalgia da Rússia pagã, que se tornou O Sacrifício da Primavera.

Quase um século depois que este selvagem bosque de sons foi estreado, O Sacrifício da Primavera permanece tão estimulante e libertador como somente a música pode ser. MTT e a Orquestra Sinfônica de São Francisco demonstram por que. 

COPLAND E A MÚSICA  AMERICANA – Quarta 16 de abril e 7 de maio

Copland escreveu música clássica de seu modo particular. A transformou para captar a energia do tumulto das cidades americanas e a grande tranqüilidade de suas vazias planícies. Criou um estilo musical que mostrava a diversidade do povo americano. Os sons da música judaica, o jazz afro-americano, as canções folclóricas, as baladas dos vaqueiros e as danças latino-americanas; todas elas possuíam um papel em suas composições, que ele esperava que unisse as pessoas em tempos de crise.

Atualmente, a música de Copland parece reconfortante. Sessenta anos antes era uma chamada ao despertar, que deu aos americanos um sentido crítico de sua própria identidade. Michael Tilson Thomas e a Orquestra Sinfônica de São Francisco exploram a música de Copland, as cidades e as paisagens, e os desenvolvimentos sociais e políticos que lhe deram forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado