Novos Realities na Record
Depois do sucesso da quarta temporada, a Record estréia no dia 6 de maio o Aprendiz 5 O Sócio. As gravações do programa com os 16 candidatos selecionados começaram em março e as primeiras tarefas já estão em andamento.
A atração volta à grade de programação da emissora este ano oferecendo não só uma vaga de sócio de Roberto Justus, como também o atrativo prêmio de R$ 2 milhões, o maior da televisão brasileira.
A cada temporada, os candidatos se tornam mais complexos, o público mais atento e Roberto Justus mais exigente em suas avaliações.
Aprendiz 5 O Sócio recebeu cerca de 43 mil inscritos de todo o Brasil. Depois de um árduo processo de seleção, realizado em parceria com o Sebrae, foram escolhidos os 16 finalistas. Serão esses que vão encarar as tarefas e a temida sala de reunião.
Além de Roberto Justus, os conselheiros também são peças importantes no julgamento das tarefas. O consultor Walter Longo, que já participou de outras edições, e o estreante Claudio Forner, serão os conselheiros oficiais do programa.
Desta vez, Roberto Justus gravou a abertura da atração em Atenas (Grécia), e aproveitou para abordar a importância do país como berço da civilização ocidental no aspecto econômico, cultural e social. Esse material realizado no exterior será exibido no primeiro bloco do programa. Nas edições anteriores, o apresentador também gravou chamadas nos Estados Unidos (Nova York) e Suíça (Zurique).
A audiência vem se consolidando a cada temporada. O Aprendiz 4 O Sócio, que também buscou um sócio para Roberto Justus, alcançou 11 pontos de média e 23% de share e conquistou o primeiro lugar em vários episódios. Na atração, Roberto Justus surpreendeu o público ao mudar as regras do jogo e demitir dois candidatos no mesmo episódio, não descartar ninguém em outro momento, ou até presenciar uma tentativa de extorsão frustrada por parte de um finalista durante a execução de uma tarefa.
O vencedor da quarta temporada foi o paulista Tiago Aguiar, que apresentou um projeto ecologicamente correto de lavar carros sem o uso de água. Ele continua trabalhando em parceria com o Roberto, e tornou-se sócio dele em uma incubadora de negócios.
Mas outros participantes do Aprendiz também conquistaram uma vaga fixa nas empresas de Roberto Justus e continuam até hoje trabalhando com ele. São os casos de Vivianne Ventura, vencedora do Aprendiz 1, que virou Diretora de Novos Negócios do Grupo Newcomm; Elise Passamani, também participante da primeira edição, tornou-se gerente de RH da empresa; e Maria Beatriz Queiroz, que chegou à grande final do Aprendiz 4 O Sócio, trabalha atualmente como supervisora de contas do mesmo grupo.
A RECORD adquire, junto à Fremantle Media, os direitos de produção e exibição da versão brasileira de "American Idol": um dos programas de maior sucesso no exterior. O reality show traz um grupo de jovens candidatos que almejam o reconhecimento de sua carreira no campo da música, com direito a contrato assinado com uma renomada gravadora no Brasil.
Ídolos é um verdadeiro fenômeno de público com suas versões nacionais (Inglaterra, Austrália, Bélgica, Canadá, Finlândia, Alemanha, EUA, Eslováquia, Grécia, Nova Zelândia, Cingapura, Noruega, Porto Rico, Países Baixos, República Checa entre outros). Atualmente, o "Latin American Idol" está em sua 3ª temporada em 25 países. A TV americana também traz a 7ª temporada de "Idols".
O sucesso do programa lhe garantiu a conquista de dois importantes prêmios: um de melhor reality show do Family Television Awards (Association of Nation Advertisers) e outro de Programa do Ano pela Associação de Críticos de TV dos Estados Unidos. Recebeu 5 indicações ao 55º Primetime Emmy Awards 2003. Esteve entre os TOP 5 de audiência em toda temporada da TV dos EUA; obteve 30% do share de audiência no público de 18 e 49 anos, logo em seu primeiro episódio.
O programa estréia no mês agosto de 2008 com apresentação de Rodrigo Faro e direção de Wanderley Villa Nova e Fernanda Telles.
Serão 3 os jurados responsáveis pela seleção dos candidatos ao longo do programa.
PROCESSO SELETIVO
FASE 1: Audição
Os jurados do programa viajam pelas principais cidades do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre) para ouvir mais de 100 mil candidatos, onde são submetidos a rigorosas avaliações. Deste total, cerca de 230 pessoas são classificadas para a segunda fase.
FASE 2: PENEIRA
Do total aprovado na primeira fase, passam pela peneira apenas 32 candidatos. Estes concorrentes são divididos em quatro grupos iguais de 8 pessoas cada. Com instrumentos restritos, cada selecionado apresenta uma música no palco do programa. Nesta etapa, todo e qualquer detalhe é avaliado: repertório, figurino, seleção da música, etc. Ao final, restarão 12 pessoas. Estes seguem para a fase 3.
FASE 3: CONFINAMENTO
Os 12 finalistas ficam confinados, onde viverão pelos próximos meses. Durante este período, terão aulas de música, coreografia, expressão corporal e interpretação. A cada semana, um show e uma eliminatória. È de grande valia nesta etapa estar claro o ecletismo do candidato a cada apresentação.
FASE 4: O VENCEDOR
Durante semanas, os finalistas se apresentarão e serão eliminados um a um.
O novo ídolo tem garantido um contrato com uma reconhecida gravadora para o lançamento de seu primeiro álbum profissional. É o início do estrelato.
Comentários