80º ANIVERSÁRIO DE JAMES COBURN NO TCM.

De olhos azuis e impenetráveis, James Coburn começou sua carreira cinematográfica em Sete Homens e Um Destino.

Durante os anos 60, sua estrela foi se firmando em diversos papéis de ação, aos quais sempre impôs sua mistura peculiar de laconismo e solidez de caráter, características que, como seus olhos, o comparavam a outro galã contemporâneo de ação, Steve McQueen (com quem também compartilhava a paixão por caratê e a amizade de Bruce Lee).


Seus papéis mais importantes vieram nos anos 70, com duas obras mestras dirigidas por Sam Peckinpah. A primeira foi Pat Garret & Billy the Kid, em que interpreta o complexo Garrett, amigo e “Judas” do mítico Billy the Kid. Mas a maior conquista de sua carreira, o papel que todo grande ator precisa para ser considerado como tal, foi o Sargento Steiner em A Cruz de Ferro. Uma das produções mais loucas e violentas de Peckinpah, o filme faz uma incursão a um dos capítulos mais selvagens da Segunda Guerra Mundial: a anárquica retirada alemã da Rússia. E Coburn faz uma atuação intensa, interpretando um personagem às vezes cruel e sádico e, às vezes, o último são, em uma guerra filmada em toda sua crueldade e intensidade.


Em 1997, ele ganhou o Oscar® por seu papel em Temporada de Caça, com sua estatura imponente e o passar dos anos que pareceram realçar ainda mais sua presença. Coburn, um herói calado de ação, faleceu um ano depois, com sua estrela ainda brilhando.


Em agosto, o TCM celebra o 80º aniversário do herói calado, mas de grande presença, do artista que jamais passou despercebido, do homem simples que amava fazer cinema tanto quanto o perfume de um charuto cubano recém-aceso.

Domingo 31 de Agosto com inicio ás 16h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado