“ESPECIAL NATUREZA EXTREMA” (RAW NATURE) EXPLORA ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA DO MUNDO ANIMAL NO ANIMAL PLANT

De 25 a 29 de agosto, às 20h, o canal Animal Planet apresenta um especial de programação com capítulos da série NATUREZA EXTREMA (RAW NATURE). A atração promete revelar cenas surpreendentes que captam estratégias de sobrevivência extraordinárias observadas em diferentes espécies.

Alguns comportamentos no mundo animal têm sido explicados como “puro instinto”. Este especial pretende mostrar que, na realidade, eles refletem complexas e altamente desenvolvidas técnicas de sobrevivência, com resultados surpreendentes. NATUREZA EXTREMA explora a variedade de fatores que afetam os animais – forma física, métodos de defesa, níveis de agressividade, habitat e as rivalidades próprias do seu mundo. Com close-ups incríveis e reveladores clips em câmera lenta, a produção dá a conhecer uma natureza nunca antes vista.

A seguir, a descrição dos episódios que compõem o especial:

  • Família – Segunda-feira, 25 de agosto, às 20h; 30 de agosto, às 19h

    Contar com um lugar relativamente seguro para proteger-se dos predadores e intempéries é essencial para os animais selvagens. A construção desse “lar” exige uma série de habilidades e muitos desses animais fazem o papel de escultores, carpinteiros e mineiros. Uma vez finalizado o ninho ou o túnel, a próxima geração estará segura, desde que seus pais estejam por perto para garantir sua alimentação. Mas, com tantas variações na natureza, alguns animais acabam usando seu próprio corpo como abrigo para seus filhotes. Este episódio mostra pássaros que furam rochas para armar seus ninhos, bebês cangurus que habitam as bolsas de suas mães e cupins que constroem sistemas de refrigeração em seus cupinzeiros.

  • Limites – Terça-feira, 26 de agosto, às 20h; 30 de agosto, às 20h

    É vital saber sobreviver no calor escaldante do deserto. Pelo fato de não haver sombra, muitos animais do deserto enfiam a cabeça na areia para proteger-se das elevadas temperaturas do dia e apenas se arriscam a sair à noite. Assim como o calor extremo, o frio também não é barreira para a vida animal. Embora alguns migrem para climas mais quentes, muitos permanecem, amparados por metabolismos altamente especializados. Se o frio se torna insuportável, a hibernação é uma ótima maneira de evitar os meses mais gélidos do inverno nas regiões mais frias do mundo. Alguns dos animais que o programa mostra são os ratos cangurus, que fabricam a sua própria água a partir das sementes secas; aves do deserto que reciclam água através de seus sofisticados metabolismos; ursos polares cujos pêlos são ocos para ajudar na insolação; e morcegos cujas orelhas atuam como radiadores para ajudá-los a manter-se frescos.

  • Movimento – Quarta-feira, 27 de agosto, às 20h; 30 de agosto, às 21h

    Já reparou como os leões são musculosos, como os corredores rápidos, e os antílopes parecem corredores de meia distância? Predadores e presas são reconhecidos instantaneamente pelos seus tipos de corpos. Muitos primatas são feitos para um ambiente tridimensional nas copas das árvores. Logo, as formas dos seus corpos são concebidas para tarefas que exijam braços longos e mãos que segurem com força. As asas permitem movimentos em dimensões aéreas, enquanto a densidade da água força os peixes a ser aerodinâmicos. Outras criaturas, porém, não têm braços ou pernas, mas isto não as impede de se movimentar sobre a areia graciosa e velozmente. Este programa analisa a forma estratégica dos corpos de animais como o sapo, o canguru, o falcão, a barracuda, a serpente e o guepardo, entre outros.

  • Sentidos – Quinta-feira, 28 de agosto, às 20h; 30 de agosto, às 22h

    O mundo natural é repleto de super sentidos usados das mais variadas formas. Cada um destes sentidos pode significar a diferença entre a vida e a morte. Impulsos elétricos permitem aos predadores localizar presas escondidas; ouvidos aguçados detectam o mais leve movimento e narizes sensíveis filtram odores quase imperceptíveis. Mas não é apenas uma questão de devorar ou evitar ser devorado. Campos magnéticos guiam as baleias e as aves nas suas longas jornadas migratórias, por exemplo, e uma audição muito sensível permite ao elefante comunicar-se a grandes distâncias.

    Alguns dos animais mostrados neste programa são tubarões martelos, cães selvagens, lobos, morcegos, baleias corcundas e cinzentas, além de borboletas monarcas.

  • Alimento – Sexta, 29 de agosto, às 20h; 30 de agosto, às 23h

    Num mundo cercado de predadores, uma maneira de não ser devorado é tornar-se invisível. A natureza dispõe de exemplos surpreendentes de camuflagem e algumas criaturas parecem desaparecer diante dos olhos. Mas se não há lugar para esconderijo, a única solução é lutar bravamente. Como último recurso, alguns fingem-se de mortos – e isto quase sempre funciona.

Este programa inclui animais como os camaleões, que mudam de cor e textura para se confundirem com o ambiente, zebras cujas listas distraem os predadores, cobras cuspideiras que cospem veneno nos olhos do “inimigo”, gambás que soltam um líquido com odor desagradável, além de serpentes de nariz de porco que se fingem de mortas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado