CASAS ECOLÓGICAS (World’s Greenest Homes) ESTRÉIA NO DISCOVERY HOME & HEALTH




Residências, casas de campo e até vilas inteiras construídas para ajudar a preservar o planeta

A busca por um modo de vida sustentável e o forte apelo ecológico em voga no mundo todo chegou às construções e tem obtido resultados surpreendentes. Os casos mais bem sucedidos da “arquitetura verde” estarão no Discovery Home & Health, a partir do dia 28 de agosto, em CASAS ECOLÓGICAS (World’s Greenest Homes). A nova série inicia um percurso mundial por algumas das casas mais inovadoras e “amigas” do planeta e irá ao ar sempre às quintas, às 20h (horário de Brasília).

De mansões luxuosas a casas de madeira à beira-mar, todas as moradias apresentadas são únicas e têm diferenciais que merecem ser destacados. Vidros reguladores de temperatura, turbinas de vento, painéis solares, paredes de rocha, materiais recicláveis e muitas outras idéias práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente, muitas vezes também aliam-se à economia de recursos como a energia e a água.

Sob o comando do designer e apresentador Emmanuel Belliveau, CASAS ECOLÓGICAS percorre cada centímetro das moradias, sempre em companhia do proprietário ou criador, mostrando não apenas sua beleza estética, mas também os segredos explorados em seu interior. O telespectador ficará impressionado com as riquezas de detalhes sustentáveis não só nas construções das casas, mas também nas decorações de seus interiores. O que prova que salvar o planeta também pode encantar e conferir exclusividade aos ambientes.

Em cada programa de meia hora, são mostradas duas residências distintas, uma delas localizada nos EUA e a outra em algum outro ponto do planeta, como Austrália, Inglaterra, Tailândia, entre outros.

Sobre Emmanuel Belliveau:

Sua grande habilidade para transformar objetos antigos em peças modernas contribuiu para sua bem-sucedida carreira como designer na televisão, onde investe sua sensibilidade em projetos de remodelação. Quando não está gravando CASAS ECOLÓGICAS, Belliveau está restaurando móveis antigos ou renovando casas para sua própria empresa de design. Já trabalhou em importantes projetos comerciais e residenciais em Dubai, alguns deles destinados à própria majestade, Aga Khan.


  • Episódio 1

O apresentador Emmanuel Belliveau leva os telespectadores a uma famosa residência da costa californiana que tem um projeto muito funcional para a vida familiar, pois aproveita ao máximo a brisa do mar. A casa tem quatro salas de estar conectadas por corredores, como um glamuroso cenário de Hollywood. Vários episódios da série “Californication”, protagonizada por David Duchovny, foram filmados aqui. Em seguida conheceremos uma mansão aninhada nos montes gregos, nos arredores de Atenas. Seus donos combinaram um projeto contemporâneo de vanguarda com instalações ecológicas para criar “um templo verde” muito singular.

  • Episódio 2

Nos arredores de Aspen, Colorado, ponto de encontro dos ricos e famosos, se ergue uma residência de 650m2 com uma pegada de carbono (quantidade de dióxido de carbono) quase imperceptível. A casa foi projetada para que 85% da energia por ela consumida provenha de seus painéis solares, embora esses painéis não sejam tão efetivos quando cobertos pela neve. Neste mesmo episódio veremos um engenheiro de Boston que teve a idéia de transformar 390m2 a partir de 600 mil toneladas de entulho, provenientes das estradas construídas pela companhia Big Dig. Treze chapas de concreto reciclado e 30 colunas de aço formam a base desta residência. O teto é construído com o que foi parte da estrada I-93, um feito que injeta todo um novo significado à palavra aproveitar.

  • Episódio 3

No bairro Mission de São Francisco, Emmanuel visita a Casa Verde, uma incrível obra que honra a ecologia. Além de seu projeto completamente inovador, esta residência conta com a primeira turbina de vento aprovada para um uso urbano nos EUA. Também neste episódio, Emmanuel se desloca a 30 minutos de Londres para visitar uma casa do século XXI encravada no meio da natureza. A edificação foi desenhada sob medida, rodeada de árvores pré-existentes, e os donos reutilizaram pisos de quadras de squash e outros materiais reciclados para criar esta casa de campo única.

  • Episódio 4

Ao Sul de Londres, Emmanuel visita um lugar muito peculiar construído em madeira e localizado no coração de um bairro tradicional vitoriano. A casa tem um projeto espetacular, com muitos vidros, planejados para obter o máximo proveito do sol e da umidade do clima inglês. O vidro regulador de temperatura, um “teto vivo” e cheio de plantas são algumas das características que mais se destacam nesta obra de arquitetura sustentável. Enquanto isso, em Nova York, um casal transforma uma velha casa do Harlem em um santuário verde. Com bom olho para preservar a estrutura original e seus materiais, entre os quais metal, madeira e pedra, encontraram uma forma de reutilizar tudo aquilo que de outra maneira teria ido parar no lixo. Como se não bastasse, os pisos e os móveis são de bambu, e as barras da cozinha e dos banheiros, de vidro reciclado.

  • Episódio 5

Emmanuel visita uma dupla de arquitetos em Venice Beach, que reformou seus bangalôs dos anos 20 para transformá-los em residências ecológicas de vanguarda. Com um conceito aberto, os dois andares adicionados triplicaram o espaço da casa, enquanto o teto de painéis solares reduziu o consumo de energia em 90%. Em seguida, vemos o impacto de uma boa dose de criatividade sobre a área de Londres. Um arquiteto e artista transforma um velho e esquecido depósito de uma indústria láctea em uma maravilhosa residência. Um muro translúcido produz na casa inteira uma iluminação morna à noite, graças à energia que guarda pela manhã, o que também se traduz em grande economia. Em homenagem à origem do edifício, as paredes do jardim foram confeccionadas com garrafas de leite recicladas.


  • Episódio 6

Manny visita um casal em Chicago que construiu seu segundo lar a vários quilômetros a oeste de Kickapoo, a “cidade de vento”, um assentamento de uma tribo de índios nativos americanos. A casa com cerca de 200m2, totalmente artesanal, conta com um trecho de aproximadamente 5 metros e muitas característica ecológicas, entre as quais painéis solares, uma turbina de vento e uma parede de rocha que se aquece com o sol. Depois visitamos uma casa construída sem derrubar nenhuma árvore, criada por dois arquitetos a 10 minutos do porto de Sidney. Com paisagens espetaculares dos mangues, a casa tem dois andares de vidro e metal apoiados sobre uma capa de rocha, materiais da região e um magnífico arenito, que contribui para manter a casa fresca no verão.

  • Episódio 7

Um arquiteto de Houston transformou um lugar em ruínas situado no coração da cidade em um suntuoso espaço verde desenvolvendo um bairro vanguardista e auto-suficiente. Construídas para resistir a climas rigorosos, as residências foram elaboradas com materiais sustentáveis, como placas de zinco que refletem os raios solares e janelas projetadas para um máximo de luz e um mínimo de aquecimento. Depois, a visita é a Tomintoul Station, uma residência de férias de 275 hectares nos arredores de Melbourne, Austrália, cujo nome é uma homenagem ao whisky escocês. Encravada no centro de três parques nacionais, a propriedade conta com um lago, um rebanho de vacas, uma casa muito luxuosa, mas acima de tudo é sustentável, já que recicla a água da chuva e se mantêm fresca durante o verão. A casa também conta com terraços móveis, que funcionam como um sistema de segurança impenetrável.

  • Episódio 8

A apenas 10 minutos da Casa Branca, em Washington D.C., o pioneiro em arquitetura verde, Travis Price, construiu a casa de seus sonhos em metal e vidro sobre uma escarpa, tocando sutilmente o bosque que se encontra abaixo. Esta estrutura imponente revestida de cobre está apoiada em uma série de barras metálicas e dois contrapesos de 2500 quilos, além de ter tetos altos, energia solar e um quarto principal que é ao mesmo tempo uma casa na árvore.

Neste mesmo episódio, vemos um casal que se muda de Anchorage, Alasca, para a península da Baixa Califórnia, México, para construir a casa verde de seus sonhos. A seis quilômetros dos postes de energia elétrica mais próximos, este remoto oásis funciona com a energia gerada pelos seus dois painéis solares giratórios. Além de contar com tecnologia de ponta, a colorida residência à beira do mar conta com sistemas de geração de energia, paisagens incríveis das montanhas da Serra da Laguna e das baleias que podem ser vistas a apenas alguns metros da praia.

  • Episódio 9

Manny visita o engenheiro mecânico e inventor Brian Beauliu, que projetou uma residência única que se camufla no sopé das montanhas do deserto Sonorense. Aninhada entre pedregulhos, a estrutura está dividida em uma série de partes hexagonais. Entre as características da casa destacam-se uma sala exterior, painéis solares disfarçados e um sistema de resfriamento muito engenhoso que utiliza água e a tecnologia das pistas de hockey para combater o calor do deserto. Depois, nas redondezas de Amsterdam, Manny visita a residência que um arquiteto construiu para sua família em uma nova comunidade edificada sobre uma ilha artificial. Projetada aproveitando ao máximo todos os espaços da pequena propriedade, a estrutura de quatro andares é de tetos altos e uma sala que está literalmente suspensa no ar. Com o compromisso de economizar energia, a residência funciona com painéis solares, coleta de água da chuva no teto e uma engenhosa tubulação de cerâmica subterrânea que mantém o ar fresco.

  • Episódio 10

Emmanuel visita um castelo espetacular e ecológico construído em tijolo adobe e sustentado com energia solar, onde mora o ex-cantor de punk rock David Buxton. Totalmente fora do comum, a casa conta com painéis solares, um teto que coleta cada gota de chuva e engenhosas janelas e paredes escuras que capturam a energia solar. Depois visitamos um casal determinado a viver o mais natural possível em uma área urbana em Toronto, Canadá. Por isso, transformaram o interior de sua antiga residência vitoriana de 130 anos em um espaço totalmente verde e moderno. O glamuroso edifício de três andares foi construído com materiais reciclados, conta com eletrodomésticos muito eficientes e está decorado com pintura e acabamentos totalmente livres de compostos orgânicos voláteis, além de uma parede que filtra o ar de forma natural.

  • Episódio 11

Com uma adega de 280m2 quadrados, um casal de Chicago decidiu transformá-la em uma luxuosa residência totalmente ecológica. Além de preservar 90% do piso utilizado na construção original, instalaram painéis de energia solar, turbinas de vento e um engenhoso sistema de resfriamento subterrâneo. A majestosa mansão conta também com um grande jardim central, uma estufa e um “teto vivo”. Há duas horas ao norte de Sidney, uma moderna residência familiar comprova mais uma vez que é possível viver com todas as comodidades utilizando vários tipos de métodos alternativos. A casa que se apresenta neste episódio conta com vistas panorâmicas espetaculares, além de um sistema único de irrigação que a protege dos incêndios florestais que são tão comuns.

  • Episódio 12
Manny chega a Austin, Texas, onde um casal resolveu transformar uma residência ecológica em um verdadeiro sonho verde ao criar um oásis. Projetada para manter o ambiente naturalmente fresco, a casa tem paredes de cal, isolantes de papel reciclado, um teto metálico que repele o calor e portas corrediças de alumínio que mantêm a casa fresca. Também neste episódio, ao norte da Suécia, dois arquitetos projetaram uma residência sem precedentes em uma das reservas naturais do país. Chamam-na “Casa Sanfona” porque foi construída de forma a se estender como uma sanfona sobre um riacho e a se dobrar em épocas de frio. Seu projeto de vanguarda e conceito aberto ostenta paredes forradas com pele de rena e uma banheira enorme no terraço.

Comentários

Unknown disse…
adoro este programa, mas gostaria de ter mais informações de materiais e tecnicas de construcão utilizadas
Unknown disse…
Adorei a serie,mas nem sempre posso assistir, perdi alguns episodios e queria saber se alguem conhece um link disponivel para download dos episodios valew
lyliah disse…
Oi Alguém conseguiu os episódios?
Será que a turma do TVRIP está copiando?
Eu tambem perdi alguns episódios e gostaria de ter todos em casa, para consulta, como referencia...
Por favor, se alguem souber, escreva pra mim
lyliahvirna@uol.com.br
obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado