ANIMAL PLANET ESTRÉIA “LUTA PELA AMAZÔNIA” (Battle FOR the Amazon)


Série desvenda o que há de verdade e de mito na história de preservação e de desmatamento da maior floresta do planeta


No sábado, 13 de dezembro, às 22h, os telespectadores do Animal Planet conhecerão a fundo a dicotômica história da Amazônia – por um lado a progressão assustadora dos desmatamentos e, por outro, os esforços de autoridades, grupos de ambientalistas e de indivíduos para sua preservação.


O documentário LUTA PELA AMAZÔNIA (Battle FOR the Amazon), produzido pela BBC e gravado no Brasil, levanta e responde questões como: a Amazônia é mesmo o pulmão do mundo? A vida no planeta estaria mesmo ameaçada se a floresta deixasse de existir? Depois da violência cometida contra os povos pré-colombianos na colonização, cabe ainda ao chamado “mundo moderno” decidir o que fazer com a cultura indígena?

Na década de 1980, foi posto que, a cada ano, uma área do tamanho da Bélgica era desmatada na floresta amazônica. Juntamente com as árvores colossais, foi perdido um sem número de espécies da fauna e flora – algumas delas nem chegaram a ser catalogadas. Essas constatações alarmantes chamaram a atenção do mundo na época e fizeram com que o desmatamento da Amazônia fosse classificado como a pior catástrofe ambiental de todos os tempos.

Mais de vinte anos depois, o que mudou? Hoje, ao contrário do que se pensava, a floresta mantém 87% de seu território intacto, mas isso não significa que a Amazônia deixou de ser motivo de preocupação: o fato de ser uma das áreas de cultivo mais produtivas do planeta, a dificuldade de monitoramento e proteção da densa floresta e suas fronteiras, o contrabando de fauna e flora, o desmatamento ilegal e a ação de grupos criminosos faz com que a Amazônia seja um território onde acontecem lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, escravidão e extermínios.

Além de desvendar detalhes destas ameaças e mostrar como elas vêm sendo combatidas, a série retrata a realidade dos povos indígenas ao visitar três tribos – uma delas já teve sua cultura entrelaçada a outros costumes, a outra luta para preservar suas tradições e a terceira tribo encontra-se no coração da floresta, livre de qualquer influência cultural e alheia ao desmatamento e aos conflitos culturais.

LUTA PELA AMAZÔNIA mostra os verdadeiros desafios que hoje são enfrentados pela floresta, derrubando os mitos construídos no passado e traçando uma perspectiva verossímil de como será o futuro da floresta.


LUTA PELA AMAZÔNIA

Animal Planet

Estréia: sábado, 13 de dezembro, às 22h

Classificação indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado