EM DEZEMBRO, CNN APRESENTA NOVA EDIÇÃO DE PLANET IN PERIL

O programa, que vai ao ar na sexta-feira, dia 12, à meia-noite, viaja pelo mundo para examinar os conflitos sociais que resultam da luta por recursos naturais cada vez mais escassos

Em dezembro, o âncora da CNN International Anderson Cooper está de volta com o premiado programa investigativo PLANET IN PERIL. Nesta segunda edição, que tem como subtítulo BATTLE LINES, Cooper conta novamente com a companhia do prestigiado médico indiano Sanjay Gupta - além de Lisa Ling, apresentadora do "National Geographic" e correspondente do "The Oprah Winfrey Show". No documentário captado em alta definição, os três irão explorar lugares de todo o planeta, das savanas da África às águas infestadas de tubarões, encarando conflitos ambientais entre países, comunidades e indivíduos, todos lutando por petróleo, terra, água e comida. "Queremos viajar com nossos espectadores para a linha de frente destes conflitos", convida Anderson Cooper. "A batalha pelos recursos naturais está levando à devastação ambiental, destruição da vida selvagem e à disseminação de vírus muito perigosos, isso sem mencionar a perda de vidas humanas", completa.

O primeiro PLANET IN PERIL, transmitido em outubro do ano passado, explorou quatro temas que impactam diretamente o meio-ambiente: superpopulação, desmatamento, espécies em extinção e mudanças climáticas. Desta vez, Cooper e seus convidados falam sobre:

- Viroses Animais: Na África Central, Cooper e Gupta testemunham os suprimentos decrescentes de comida que forçam os habitantes a caçarem animais em plena selva, expondo-os a doenças mortais que os cientistas acreditam que podem resultar na próxima pandemia.

- Petróleo e Pobreza: Ling viaja ao delta do Rio Níger, onde a sede pelo petróleo criou uma perigosa situação para o oitavo exportador deste material no mundo: em um país no qual 70% da população vive com menos de um dólar por dia, um grupo militante revela suas batalhas contra as companhias de extração do petróleo e contra o próprio governo nigeriano.

- Veneno na América do Sul: No Peru, Gupta investiga uma empresa, de propriedade de um milionário americano, que seria responsável pelo envenenamento de toda uma comunidade local.

- Extinção de Tubarões: Na Costa Rica e em Taiwan - as duas maiores fontes mundiais do principal ingrediente da sopa de barbatana de tubarão - Ling revela como o massacre anual de 100 milhões de animais dizimou mais de 15% de sua população nos últimos 15 anos.

- Mergulhos com Tubarões: Cooper comenta a situação dos grandes tubarões brancos na costa da África do Sul enquanto mergulha pessoalmente em uma operação cujo objetivo é reforçar a apreciação, e quem sabe a proteção, do mais temido predador dos oceanos. O âncora da CNN acaba ficando face a face com os tubarões - e sem a gaiola de proteção.

- Elefantes Africanos: Em visita ao Parque Nacional Zakouma, no leste do Chade, Ling se depara com o último reduto dos elefantes africanos, enquanto descobre como estes animais foram apanhados no fogo cruzados dos conflitos humanos.

- Gorilas das Montanhas: Na região norte de Ruanda, uma das piores zonas de conflito no mundo, Cooper indica como a conservação da vida selvagem e a indústria do ecoturismo podem ajudar a transformar um país - como foi o caso da Montanha dos Gorilas, cuja visitação turística injetou mais de US$ 7 milhões na economia de Ruanda apenas em 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado