Agosto é o mês da paz no GNT

Programação especial traz documentários internacionais inéditos

Para fazer um contraponto com o estigma de que "agosto é o mês do desgosto", o GNT preparou a programação especial "GNT pela Paz", que vai ao ar durante todo o mês. Por isso, fé, religiosidade e esperança são alguns dos temas que entram na grade do canal. O objetivo é refletir sobre como o mundo moderno precisa destas virtudes e qualidades para alcançar harmonia e paz. "Em Nome de Deus", "A Fé Cega?", "As Ruínas de Gaza" e "A Era do Aquecimento Global" são alguns dos documentários internacionais que trazem estas reflexões.

O correspondente da BBC no Oriente Médio, Jeremy Bowen, viaja para a Faixa de Gaza onde investiga as consequências do conflito, no documentário inédito "As Ruínas de Gaza", que estreia segunda-feira, dia 10. Entre dezembro de 2008 e o início desse ano, a Faixa de Gaza foi atacada por uma ofensiva militar israelense que durou 22 dias. Cerca de 1.300 palestinos – centenas deles crianças – morreram. Israel chamou o ato de uma guerra de autodefesa, uma resposta aos oito anos de ataques com foguetes dos militantes palestinos. Fora de Israel, os críticos têm uma visão oposta da ofensiva e os palestinos em Gaza consideram o ataque uma atrocidade, um uso de força desastrado com a garantia da morte de civis.

O documentário inédito "Em Nome de Deus" vai ao ar em duas partes, a primeira na quinta-feira, dia 13 e a outra, no dia seguinte, dia 14. O programa aborda todas as religiões através das percepções de cada líder espiritual, totalizando 12, entre eles Dalai Lama, Papa Bento XVI e a indiana Amma. As diferentes visões oferecem perspectivas provocantes e esclarecedoras sobre questões como a ascensão do terrorismo, fanatismo religioso, intolerância e guerra. Os diretores do documentário são os irmãos Jules e Gedeon Naudet, os mesmos que produziram o documentário "9/11", vencedor do Emmy, sobre a queda das Torres Gêmeas.

Quem apresenta o polêmico documentário "A Fé Cega?" é um dos maiores intelectuais do mundo, Richard Dawkins. Escritor e renomado professor da Universidade de Oxford, Dawkins é conhecido, principalmente, pela defesa veemente que faz ao ateísmo e pelos seus comentários sobre religião e política. O filme é dividido em duas partes. Na primeira – "Deus, um delírio" –, no ar dia 20, ele constata que, no início do século XXI, a fé religiosa está ganhando terreno em detrimento do conhecimento científico, racional, baseado em evidências. No segundo episódio – "O Vírus da Fé" –, no dia 21, Dawkins questiona como, apesar da ciência ter exposto velhos mitos religiosos, a fé militante está de volta. Ele compara a um vírus a segregação que é feita quando as crianças são colocadas em escolas religiosas, onde lhes ensinam superstições extraídas de escrituras antigas.

E como a paz também passa pela saúde vital do planeta, o GNT não podia deixar de abordar questões sobre o meio ambiente. "A Era do Aquecimento Global" mostra, no domingo, dia 25, que os cientistas acreditavam que a Antártica, no ponto mais baixo do planeta, era muito vasta e remota para ser afetada pelas alterações climáticas. Entretanto, as geleiras estão derretendo em tempo recorde e colônias de pinguins estão desaparecendo. Para descobrir o que está acontecendo na Antártica, o correspondente do programa "60 Minutes", Scott Pelley, embarca em uma expedição pela região. Um especialista em geleiras leva Pelley e sua equipe para ver um iceberg que está constantemente mudando, estalando e deixando grandes pedaços de gelo para trás.

Dirigido por Charlotte Eichhorn, o documentário inédito "Água: Um Bem Precioso", que será exibido na segunda, dia 10, é mais uma grande reportagem sobre a água. A cada 15 segundos uma criança morre de desidratação em algum lugar no mundo por causa da falta de água potável. O filme mostra que  quando você coloca garrafas pet deitadas numa superfície escura e expostas à luz do sol, a radiação UV do sol e o calor destroem a bactéria que causa a diarréia e a cólera. O método chamado Sodis foi desenvolvido pelo Instituto Federal Suíço de Ciência Ambiental e Tecnologia. O filme acompanha uma equipe suíça que vai ensinar as populações carentes como colocar em prática esse método. Eles visitam comunidades pobres no Brasil, Equador, México, Índia e Andes.

A série de documentários "Iconoclastas" também traz o episódio inédito "O bailarino Mikhail Baryshnikov e a chef Alice Waters" na segunda-feira, dia 24. Além da estreia, em agosto, serão reprisados os programas: "A cantora Alicia Keys e a ativista Ruby Dee", essa terça, dia 4; "Isabella Rosselini & Dean Kamen", quinta-feira, dia 13; e "A diplomata Madeleine Albright e a atriz Ashley Judd", segunda, dia 17.

O GNT ainda reapresenta documentários que também têm a paz como tema.  "Fé Sem Medo" vai ao ar na terça-feira, dia 11. Nas segundas-feiras, dias 17 e 24 respectivamente, serão exibidos "O Fim do Sonho Americano" e "A Vida de Buda" – que recria por computação gráfica a sua biografia.

A "Semana Obama", que traz os documentários inéditos "A Família Obama na Casa Branca" e "A História de Obama" e a reapresentação "Barack Obama: O Homem e sua Jornada", também faz parte da programação especial "GNT pela Paz". O objetivo é homenagear o aniversário do presidente americano, que está trazendo um fio de esperança para a paz mundial.

 

A Família Obama na Casa Branca – INÉDITO
Parte 1 no ar segunda-feira, dia 3, às 21h
Parte 2 no ar terça-feira, dia 4, às 21h
Horários alternativos: parte 1, segunda, dia 10, às 3h; parte 2, terça, dia 11, às 3h
Documentário completo (com duas horas de duração): domingo, dia 9, às 0h30

Iconoclastas – A cantora Alicia Keys e a ativista Ruby Dee
No ar terça-feira, dia 4, às 14h

 

A História de Obama – INÉDITO

No ar quinta-feira, dia 6, às 21h
Horários alternativos: sexta, dia 7, às 5h; terça, dia 11, às 14h; segunda, dia 17, às 3h

Barack Obama – O Homem e Sua Jornada

No ar sexta-feira, dia 7, às 21h

As Ruínas de Gaza – INÉDITO

No ar segunda-feira, dia 10, às 21h
Horários Alternativos: sexta, dia 14, às 5h; terça, dia 18, às 3h

Água: Um Bem Precioso – INÉDITO

No ar segunda-feira, dia 10, à 21h30
Horário Alternativo: quarta, dia 12, às 3h; sexta, dia 14, às 5h30; terça, dia 18, às 3h30

Fé Sem Medo

No ar terça-feira, dia 11, às 21h

Em Nome de Deus – INÉDITO
Parte 1 no ar quinta-feira, dia 13, às 21h
Parte 2 no ar sexta-feira, dia 14, às 21h
Horário Alternativo: parte 1, na quinta-feira, dia 20, às 5h; parte 2, na sexta-feira, dia 21, às 5h 

Iconoclastas – Isabella Rosselini & Dean Kamen
No ar quinta-feira, dia 13, às 5h

Iconoclastas – A diplomata Madeleine Albright e a atriz Ashley Judd
No ar segunda-feira, dia 17, à 11h

A Fé Cega? – INÉDITO
Parte 1 no ar quinta-feira, dia 20, às 21h
Parte 2 no ar sexta-feira, dia 21, às 21h
Horários Alternativos: parte 1, na segunda-feira, dia 24, às 3h e quinta, dia 27, às 5h; parte 2, na terça-feira, dia 25, às 3h; e sexta, dia 28, às 5h

A Era do Aquecimento Global – INÉDITO
No ar domingo, dia 25, à 21h
Horários Alternativos: segunda, dia 31, às 11h

A Vida de Buda

No ar segunda-feira, dia 24, às 11h

Iconoclastas – O bailarino Mikhail Baryshnikov e a chef Alice Waters – INÉDITO

No ar sexta-feira, dia 24, às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado