‘A Fé Cega?’ questiona o papel das religiões no mundo

DOCUMENTÁRIO É DO ESCRITOR ATEU RICHARD DAWKINS

Uma polêmica discussão sobre o lugar da religião na sociedade de hoje. É a proposta de Richard Dawkins, com o documentário inédito "A Fé Cega?", que será apresentado em duas partes, nos dias 20 e 27, na faixa "GNT.doc". O escritor e professor da Universidade de Oxford faz uma defesa ao ateísmo, e atribui à religião a culpa pelos conflitos de intolerância no mundo.

No primeiro episódio – "Deus, um delírio" –, Dawkins revela sua perplexidade ao perceber que, em pleno século XXI, a fé ganha terreno e se sobrepõe ao conhecimento científico, racional, baseado em evidências. O que decorre destas visões supersticiosas de mundo, na visão do autor, são valores morais inflexíveis. E no jogo de fazer valer regras, os povos entram em um processo catastrófico de discórdia.

Na continuação – "O Vírus da Fé" –, o escritor compara a ação da fé a de um vírus, que se alastra por gerações. Para Dawkins, as instituições religiosas se aproveitam da inocência das crianças para doutriná-las, ensinando-as o conteúdo de escrituras antigas no lugar da ciência. Ele faz uma clara crítica ao ensino religioso em escolas e à segregação que é feita, desde a infância, entre judeus, católicos, muçulmanos, etc.

 

A Fé Cega? – INÉDITO
Parte 1 no ar quinta-feira, dia 20, às 21h
Parte 2 no ar quinta-feira, dia 27, às 21h
Horários Alternativos:

parte 1: sexta-feira, dia 21, às 5h e segunda-feira, dia 24, às 3h

parte 2: sexta-feira, dia 28, às 5h e segunda-feira, dia 31, às 3h

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado