Série Sete Pecados Capitais é o destaque da semana no THC
Assim como os Dez Mandamentos, os sete pecados capitais foram formalizados para que os cristãos evitassem infringir a moral que rege a convivência humana. Adotados por outras religiões, mas com diferentes interpretações, os pecados capitais definidos como luxúria, inveja gula, preguiça, avareza, orgulho e ira são vícios que qualquer pessoa pode cometer. A história dos pecados, que ainda gera controvérsia, é tema da série Sete Pecados Capitais, que o The History Channel exibe entre os dias 3 e 7/8, às 21h. Com sete episódios, a atração analisa a origem dos pecados na doutrina religiosa, bem como as características de cada um em separado, e a sua correspondente punição. Além de apresentar a teoria por trás desses vícios, o programa viaja no tempo e revela quais personagens históricos ficaram mais associados com determinado pecado devido aos atos que praticavam. Confira a programação:
Segunda-feira
21h: Luxúria
Enquanto os gregos e romanos celebravam a lúxuria, o cristianismo a definiu como pecado. A história dessa transgressão religiosa é bastante polêmica, e remete das orgias gnósticas cristãs até casos de exorcistas que lutaram contra Asmodeu, o demônio da luxúria. Recentemente, cientistas têm defendido que o pecado da luxúria já estaria determinado no código genético.
22h: Inveja
Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, os pecadores da inveja são aqueles que alegram-se com a desgraça alheia. Já o escritor Dante Alighieri caracterizou os invejosos como "pecadores que têm os olhos costurados porque apreciam ver os outros caírem". No passado, este pecado provocou mortes, revoluções e até queda de impérios. No mundo moderno, a inveja pode ter se transformado em virtude?
Terça-feira
21h: Gula
Durante a Idade Média, os teólogos acreditavam que existiam sete formas diferentes de cometer o pecado da gula, variando desde comer demasiadamente até comer muito delicadamente. Para Dante Alighieri, os pecadores da gula teriam seu castigo no inferno, sendo obrigados a comer sapos e outros animais. Muitos acreditam que esse pecado seja a causa da obesidade e, até mesmo, do alcoolismo.
Quarta-feira
21h: Preguiça
A principal questão que norteia a preguiça é se é mesmo um pecado ou uma enfermidade. Enquanto os teólogos medievais afirmavam que esse vício poderia condenar uma pessoa ao inferno, os cientistas modernos acreditam que as vítimas de depressão clínica podem ter sido julgadas de forma errada como preguiçosas, durante a Idade Média.
Quinta-feira
21h: Avareza
O pecado da avareza consta na Bíblia através do décimo mandamento "Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem cobiçarás a mulher do teu próximo, […] nem coisa alguma do teu próximo". A avareza já criou grandes impérios e também foi responsável pela sua destruição. Entre os sábios, Aristóteles e Jesus condenavam esse vício. Já o economista Adam Smith pregava o sistema capitalista, considerado baseado avareza.
Sexta-feira
21h: Ira
A ira é conhecida desde a Grécia Antiga. Em Esparta, os míticos guerreiros precisavam meditar para conter a raiva antes de sair para as batalhas. Indo mais além, os estudiosos de demonologia garantem que esta transgressão corresponde à possessão do corpo humano pelo demônio Amon. Por outro lado, os neurocientistas asseguram ter encontrado a emoção da ira na amídala cerebral.
22h: Soberba
O pecado da soberba é condenado pela Bíblia e pelo filósofo Sócrates, enquanto os romanos e vikings o consideravam uma virtude. Há quem acredite que este pecado possa ter causado a queda de Satanás, mas esse fato não consta na Bíblia. Sendo assim, qual seria a verdadeira origem da soberba?
Comentários