“Não Conta Lá Em Casa” no Multishow


Quatro aventureiros encaram a realidade de Mianmar, Irã, Iraque e Coreia do Norte a partir de hoje

 

Quatro aventureiros. Quatro destinos pouco amigáveis - Mianmar, Irã, Iraque e Coreia do Norte. E um objetivo: revelar um outro lado de países que se encontram em situação de constante conflito, fechados para o mundo. Para isso, só com muita coragem na bagagem e poucas explicações em casa. Esse é o "Não Conta Lá Em Casa", o novo reality do Multishow que estreia hoje, às 22h30. Os meninos também vão revelar os bastidores das viagens no blog do programa, dentro domultishow.com.br. O site também terá vídeos, galerias de fotos exclusivas, e matérias que detalham os episódios.

 

Leonardo Campos (Leondre), André Fran, Bruno Amaral (Pesca) e Felipe UFO são os amigos que se conheceram na praia do Leblon, no Rio de Janeiro, e dessa amizade, temperada com muito espírito de aventura, surgiu o programa. Com uma câmera na mão - e algumas outras escondidas na mochila -, eles viajam até lugares que estão fora da rota de qualquer turista.

 

A vontade de ver de perto o que acontece de verdade em lugares que são retratados pela mídia como perigosos moveu o grupo. Muita pesquisa na internet e jornais do mundo todo somada com um pouco de questionamento sobre a visão dos fatos levaram os jovens até Mianmar, Irã, Iraque e Coréia do Norte. Sem muitos recursos, muitas vezes até propositalmente para que pudessem sentir na pele a realidade do lugar, eles produziram imagens e viveram situações impressionantes e reveladoras. "Somos muito curiosos, interessados e preferimos descobrir a história com nossos próprios olhos. Queremos viajar o mundo e tentar, mesmo que minimamente, fazer uma diferença positiva pelos lugares que passamos", resume André Fran.

 

Em Mianmar, Felipe UFO, enquanto filmava no aeroporto, flagrou um soldado acenando freneticamente para informar que câmeras eram proibidas no local. Outra dificuldade foi entrar num campo de refugiados birmaneses, algo muito difícil de conseguir. As filmagens em locais "perigosos" eram sempre feitas em grupo: enquanto Leo gravava um depoimento, os outros ficavam atentos a qualquer problema. Mas nem sempre isso dava certo, como ao filmar a embaixada do Afeganistão no Irã. Um oficial pegou a câmera e simplesmente saiu andando, sem questionar. Na Coréia do Norte, eles precisaram encarar a proibição de câmeras profissionais registraram todas as imagens com máquinas amadoras. "A regra que sempre seguimos é: nunca filmar escondido com se estivéssemos espionando ou fazendo algo ilegal. A ideia é sempre passarmos a impressão de que somos turistas desinformados 'que não sabiam que não podiam filmar ali'", explica Leo Campos, editor e principal cinegrafista.

 

As viagens não tinham roteiros pré-definidos, eles foram preenchidos à medida que os dias se passavam. "A ousadia e a paixão pelo projeto deste grupo nos conquistou logo de cara. É o melhor é que tudo é feito por eles. Não há uma produção por trás preparando os detalhes, cuidando dos vistos e dos equipamentos, de liberação de imagem. E o frio na barriga que os meninos sentem passa pelas telas para quem está assistindo", afirma Guilherme Zattar, diretor do Multishow.

 

 

1º episódio:

Depois de alguns percalços, Leo, André, Ufo e Bruno se encontram no aeroporto para enfrentarem mais de 24h de voo até o seu primeiro destino: Mianmar. Mas chegar lá não é tão fácil e por isso eles precisam fazer uma parada antes na Tailândia para pensar em como cruzar a fronteira. No caminho, eles conhecem refugiados birmaneses e mochileiros europeus que estão na Tailândia e aproveitam para perguntar o que aguardar de Mianmar. As respostas não são nem um pouco animadoras.

 

INDO.DOC – COMO TUDO COMEÇOU:

O programa "Não conta lá em casa" é uma realização dos mesmos produtores de Indo.doc, documentário que narra a aventura de quatro jovens surfistas ao epicentro do Tsunami de 2004, que devastou grande parte do sudeste asiático. O documentário foi selecionado para a 31a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos festivais mais conceituados das Américas.

 

 

NÃO CONTA LÁ EM CASA

ESTREIA: Quarta-feira, 07 de outubro, às 22h30.

Horários alternativos: sexta-feira, às 9h30; sábado, às 12h30; terça, às 07h e às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado