O Assassinato de Trotsky no Infinito.


A vida de Trotksy tem todos os ingredientes para se tornar o argumento de um grande filme. Seu itinerário não deixa de ser surpreendente. Figura fundamental da revolução socialista russa, braço direito de Lênin e organizador do Exército Vermelho, Trotsky foi paulatinamente excluído do poder – até ser expulso da URSS – pela ala stalinista que passou a dominar o Partido Comunista.

Leitor voraz, poliglota e intelectual de renome, Trotsky escreveu numerosos livros e artigos sobre política, história, economia e crítica literária. Como foi possível que uma das maiores personalidades do século 20 passasse a viver como recluso em uma casa-fortaleza na Cidade do México, enquanto uma potência mundial tentava eliminá-lo? Como foi possível que, após ter sobrevivido milagrosamente a um tiroteio comandado pelo pintor David Siqueiros, ele tenha sido assassinado a golpes de picareta por Ramón Mercader, um personagem que havia ganhado sua confiança e conversava com ele em sua casa?

A poucos meses do 70o aniversário da morte de um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, o Infinito apresenta O Assassinato de Trotsky, um documentário realizado com recursos que remetem ao policial noir e que conta com depoimentos de prestigiados historiadores, de um neto do líder e do chefe de sua guarda particular no México.

Domingo 11 de outubro, 22h
Reapresentação: sábado 17, 18h no Infinito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado