Destaques da Semana Radio MEC

Destaque da Semana

Cobertura do Fórum Social Mundial de Porto Alegre - 16h
MEC AM 800 kHz
Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz

25 a 29 de janeiro

Rádios MEC AM e Nacional de Brasília cobrem em rede 
o Fórum Social Mundial de Porto Alegre

Entre os dias 25 e 29 de janeiro as Rádios MEC AM do Rio de Janeiro e Nacional de Brasília acompanham o Fórum Social Mundial, que se realiza na capital gaúcha. O encontro no Rio Grande do Sul, intitulado Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre antecipa o evento que se realiza de forma descentralizada em vários países.

As emissoras de rádio da EBC - Empresa Brasil de Comunicação vão transmitir em rede, diariamente entre 16h03 e 16h59, um programa de entrevistas, debates, matérias e participações ao vivo da reportagem. Além dessa programação, boletins informativos vão ser passados para os programas ao vivo e também para o MEC Notícias. Na MEC AM800KHz a cobertura coincide com o horário do programa Almanaque Carioca.

Ao completar uma década de existência, o Fórum Social Mundial tem como destaque de sua programação o Seminário Internacional 10 Anos depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível. São esperados mais de 70 intelectuais e dirigentes sociais de todo o mundo como participantes desse seminário. No Brasil, as atividades acontecem também nas cidades de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Santa Maria, além de Porto Alegre.

No dia do encerramento das atividades no Sul, tem início em Salvador o Fórum Social Temático da Bahia. O tema Diálogos, diversidade cultural e crise civilizatóriavai reunir, durante três dias, na capital baiana organizações e movimentos sociais, sindicatos, associações, entidades religiosas, representantes do poder público, redes e campanhas do mundo inteiro. As rádios da EBC estarão presentes, bem como a Radioagência Nacional.


Outros Destaques

DOMINGO, 24 de janeiro

Som Infinito – 7h
MEC GM 98,9 Mhz
Conversão de São Paulo

Esta edição traz a Missa Apostolorum, de Claudio Merulo, para coro gregoriano e órgão de tubos com o Grupo Vocal Gregor. Direção de Andreo. Órgão: Frédéric Muñoz. A gravação é de 1995.

O italiano Claudio Merulo foi compositor e organista e viveu entre 1533 e 1604, no período renascentista.

Produção e Apresentação Félix Ferrá


A Arte de Guiomar Novaes – 12h
MEC FM 98, 9 Mhz

No quarto programa da série o repertório inclui depoimentos da artista e suas execuções das obras de Schumann: Concerto para Piano em Lá Menor, op. 54, com a Orquestra Sinfônica de Viena.Regente: Otto Klemperer.; ArabeskeNachtstueckeRomanze em Fá sustenido, op 28, nº 2 e O Pássaro Profeta, op 82 nº 7.

A série A Arte de Guimor Novaes é uma homenagem a esta grande artista brasileira. A pianista que nasceu em 1894 construiu uma sólida carreira no exterior, particularmente nos Estados Unidos. Ficou especialmente conhecida pelas suas interpretações das obras de Chopin e Schumann. Além de ser umai importante divulgadora de Villa-Lobos no exterior.

Produção e Apresentação Lauro Gomes


Espaço Educação – 14h
MEC AM 800 kHz
Incentivo à leitura

Espaço Educação veicula uma série sobre Projetos e Iniciativas pela Educação no Brasil. No terceiro programa da série, vamos conhecer a oferta de atividades e projetos de incentivo à leitura.

Para a discussão do tema são entrevistados nesta edição: Simone André, Coordenadora da Área de Juventude do Instituto Ayrton Senna; Maria Lúcia Guardia, Gerente de Educação e Sociedade da Natura e Jason Prado, Diretor Executivo da ONG Leia Brasil

Produção Yonne Polli.
Apresentação Luciano Gama.

Domingos, 14h.


Ópera Completa – 15h 
MEC FM 98,9 Mhz
Metropolitan Ópera House - Temporada 2009-2010

Nesta edição o programa destaca Carmen, de Bizet. Com Nézet-Séguin; Frittoli, Garanča, Alagna e Kwiecien. O concerto faz parte da série especial Ópera Completa – Metropolitan Ópera House que apresentará, até maio de 2010, gravações exclusivas originadas no MET.

A iniciativa é uma parceria com a Cultura FM de São Paulo, a partir das gravações exclusivas originadas no MET. A programação completa pode ser consultada no site da Rádio MEC (http://www.radiomec.com.br/).

Apresentação Maestro Walter Lourenção
Produção Rádio Cultura FM


Sala de Música – 23h
MEC FM 98,9 Mhz
Especial Radamés Gnattali

O especial com depoimentos traz no repertório diversas composições de Radamés Gnattali. Abrindo o programa Radamés em Zanzando em Copacabana. Na sequência, Quarteto Maogani, Canhoto; Fernanda Canaud e David Chew, Flor da Noite; Quinteto Villa-Lobos, Choro; Orquestra de Cordas Brasileiros e Pixinguinha, Suite Retratos; Quatro a Zero e Chiquinha Gonzaga, também interpretam a Suite Retratos; Caio Marcio e Marcos Nimrichter, Estudo nº 7; Léo Gandelman e Quinteto Novo, Samba-canção; Água de Moringa, Meu amigo Tom Jobim ; Tom Jobim, Meu Amigo Radamés ; de Tom Jobim; Chiquinho do Acordeon e Orquestra de Cordas Brasileira, Amargura, de Radamés Gnattali e Alberto Ribeiro e Caio Marcio, Marcos Nimrichter e Guinga, Perfume de Radamés, de Guinga.

Produção e apresentação Jorge Roberto Martins.
MEC AM: quartas-feiras, 23h; e domingos, 16 horas.


SEGUNDA-FEIRA, 25 de janeiro

Caderno de Música – 11h45 
MEC FM 98,9 Mhz
Naipe de Madeiras (reprise)

naipe ou família de madeiras será o tema deste programa. Durante o programa será explicado, sempre com exemplos musicais, quais são os instrumentos que compõem o naipe e qual a importância e o papel deles em uma orquestra.

Produção Marcelo Brissac
Assistente de produção Carina Amorim
Estagiária de produção Paula Buscacio
Apresentação Sidney Ferreira


Ouvindo Música – 21h30
MEC AM 800 kHz

Na segunda, 25, programa dedicado ao álbum Camaleão Carioca, do guitarrista João Gaspar. Além de guitarra, o músico mostra grande desenvoltura no violão, bandolim, banjo entre outros instrumentos de cordas.

Na terça, 26, análise dos arranjos das músicas, diversas abordagens.

Na quarta, 27, programa dedicado ao compositor Rodrigo Maranhão, da nova safra de compositores da MPB.

Na quinta, 28, a capacidade do violão de fazer a harmonia e a melodia ao mesmo tempo; a clarineta; os violões cordas de aço

Encerrando a semana, na sexta, 29, detalhes da instrumentação das músicas; as melodias paralelas; as convenções dos arranjos; músicas interpretadas por Maria Rita, Edson Montenegro, Fátima Guedes, Passoca e Elis Regina.

Domingo, 31 - Reprise do programa de 28.01.2010.(quinta-feira).

Produção e Apresentação Marcelo Guima


A Ópera – Theatro Municipal 100 Anos – 22h
MEC FM – 98,9 Mhz

Ruth Staerke – 2ª parte

Nesta edição o segundo programa em homenagem a soprano Ruth Staerke. O programa traz

depoimentos da cantora brasileira e suas interpretações de trechos das óperas O Elixir do Amor, de Donizetti; Ártemis, de Alberto Nepomuceno; Orfeu e Eurícide, de Gluck; La Boheme, de Puccini; e as operetas A Viúva Alegre, de Franz Lehar e My Fair Lady, de Lerner e Loewe.

Produção Lauro Gomes.


QUARTA-FEIRA, 27 de janeiro

Ao Vivo Entre Amigos - 17h05
MEC AM 800 kHz
Velha Guarda da Grande Rio

Velha Guarda da Grande Rio volta ao palco do Ao Vivo Entre Amigos nesta quarta para mais uma apresentação que promete levar a alegria e o alto astral que é a marca do grupo formado por importantes nomes da agremiação. No repertório vários sucessos da escola e sambas que marcaram época como Aí, que Saudades da Amélia.

Ao Vivo entre Amigos é transmitido todas as quartas diretamente do Auditório Paulo Tapajós da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca e as senhas são distribuídas a partir das 16h

Produção Lídia Costa e Marina Barreto
Apresentação Marina Barreto


Violões em Foco – 22h
MEC FM – 98,9 Mhz

Neste mês a série reapresenta os melhores programas de 2009. Esta semana o destaque são os violonistas ingleses.

Produção e apresentação Luis Carlos Barbieri.
Assistentes de produção André Marques Porto e Julio de Cepeda. 
Coordenação de produção Thiago Regotto (Rádio MEC).

Apoio AV-Rio.


QUINTA-FEIRA, 28 de janeiro

Som Vocal – 22h
MEC AM 800 kHz

FIC – Festival Internacional de Corais – 4º programa

Neste mês, o programa apresenta edições especiais com gravações realizadas no FIC- Festival

Internacional de Corais, que aconteceu em setembro de 2009, em Belo Horizonte, Minas Gerais. As atrações desta edição são: Coral Alegria de Cantar e Coral São Rafael, ambos de Belo Horizonte; Coral Eco Sonoro, do Rio de Janeiro, Coral Arcelormittal, de Monlevade; Coral Encantos Ases, de Brasília eCoral Saúde Encanto, de Natal.

Produção e apresentação Marina Barreto.
Sábado, 16h; segunda, 2h.


Bossamoderna
MEC FM 98,9 Mhz
Tito Madi

Nesta edição um perfil do cantor e compositor revolucionário que antecipou o intimismo da bossa nova, ainda em meados dos anos 50, com composições comoNão Diga NãoCansei de ilusõesSonho e Saudade e principalmente Chove lá Fora, que ultrapassou fronteiras e foi gravada em inglês (It's Raining Outside) pelo grupo americano de doo-wop The Platters. Paulista de Pirajuí, Tito rivalizou com um João Gilberto em início de carreira (que quebrou-lhe um violão na cabeça) e influenciou o noviço Roberto Carlos. Mas também avançou bossa nova adentro com clássicos como Balanço Zona SulDeixa o Morro CantarEstá Nascendo um Samba, Paz e AmorPensei, Errei. Foi gravado de Sylvia Telles, Wilson Simonal e Nana Caymmi a Leny Andrade, Roberto Menescal e Milton Nascimento.

Produção e Apresentação Tárik de Souza

Às terças-feiras, na MEC AM 800KHZ, às 22h (reapresentação)


SÁBADO, 30 DE JANEIRO

Rádio Maluca – 11h
MEC AM 800 kHz
Comidinhas Gostosas

Comidinhas Gostosas é o tema deste sábado que recebe a dupla de compositores, cantores e músicos, Glorinha e Renato. O programa conta ainda com a participação da atriz Hanna Mendonça que vive o personagem Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Rádio Maluca é um programa de auditório divertido para reunir as crianças e toda a família ao redor do rádio, ou ao vivo no auditório da Rádio Nacional, na Praça Mauá. A entrada é franca.

Produção e apresentação Zé Zuca 
Sonoplastia e Co-Apresentação Mariano


Música e Músicos do Brasil – 12h 
MEC FM 98,9 Mhz
Ricardo Rocha – 3º programa

O programa apresenta a terceira e última parte do especial com o regente Ricardo Rocha. No repertório trechos das Bachianas Brasileiras nºs 1, 5, com Orquestra de Violoncelos e a soprano Veruschka Mainhard e Bachianas Brasileiras nº 3, com a Orquestra Bachiana Brasileira e o pianista Flávio Augusto. Todos sob a regência de Ricardo Rocha.

Produção e apresentação Lauro Gomes.


Seresta Viva – 23h
MEC AM 800 kHz

O programa reprisa uma série de serestas que foram sucesso de 1929 até 1945, com gravações originais de Orlando Silva, Francisco Alves, Sílvio Caldas e outros artistas.

Produção e Apresentação João Carlos Carino


Apoio Cultural 


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado