TV Gazeta comemora 40 anos com programação especial


Programação começa à meia noite do dia 25 e segue ao longo de todo o dia

 

A TV Gazeta comemora na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, seus 40 anos. Para celebrar a data, a partir da meia noite do dia 25, a emissora exibe um documentário especial com duas horas de duração, que conta um pouco de sua história. Ao longo do dia, e sempre ao vivo, os programas de entretenimento da grade trazem pautas especiais em homenagem à data, que marca também o aniversário de 456 da cidade de São Paulo.

 

Desde o início de novembro, a TV Gazeta vem exibindo vinhetas, reportagens e programas especiais, que contam sua história. Um hotsite, um blog e um perfil no Twitter também foram criados especialmente para a data. No dia 8 de dezembro uma exposição multimídia com fotos, equipamentos e objetos antigos foi aberta no 3º andar do prédio da Fundação Cásper Líbero.  E agora, no dia 25 de janeiro, a programação especial continua.

 

O início dá-se à meia noite da segunda-feira, dia 25, quando a TV Gazeta exibe um documentário comemorativo, que conta a história da emissora, desde a iniciativa do jornalista Cásper Líbero, que dá nome à Fundação mantenedora da TV Gazeta, de pedir uma concessão de emissora de TV – que teria sido a primeira, não fossem alguns problemas, dentre eles o financeiro. O documentário conta ainda com depoimentos de grandes profissionais do mercado, que tiveram suas primeiras aparições na TV na tela da Gazeta, momentos marcantes, programas que mudaram o conceito de televisão de uma época, como 'TV Mix' e 'Perdidos na Noite' e a história de alguns dos mais tradicionais programas da emissora, como o 'Mulheres' e o 'Mesa Redonda'.

 

A partir das 9h e até à 00:15, os programas de entretenimento da TV Gazeta celebram a data. No 'Manhã Gazeta', Claudete Troiano começa o dia entrevistando vendedoras ambulantes de café da manhã, algo típico da capital paulista. Na cidade que não para, essas pessoas madrugam para preparar café da manhã para trabalhadores que "pegam cedo no batente". No musical, o grupo paulistano Quinteto em Branco e Preto mostra seu trabalho e conversa com Ione Borges, que ainda entrevista o músico Osvaldinho da Cuíca, personalidade que fala sobre a cidade e a música paulistana, além de lembrar sua participação na história da TV Gazeta. No quadro 'Delícias do Chef', Allan Villa Espejo vai às ruas para saber se há em São Paulo um prato típico da cidade e acaba por descobrir que, como em qualquer metrópole, aqui se pode encontrar pratos do mundo todo e que é esta diversidade que forma a personalidade paulistana. Na falta de um prato que seja típico, Allan prepara uma receita rápida com o que for possível encontrar em sua despensa, mas com um toque de chef.

 

Em homenagem aos 40 anos, Claudete preparou ainda uma matéria com os bastidores da TV Gazeta e mostra quem faz a emissora funcionar: de câmeras a produtores.  No momento esportivo, o Manhã Gazeta conta a trajetória dos profissionais do esporte que participam do programa, como Chico Lang e Flavio Prado. O programa exibe ainda, ao longo de sua duração, pequenos boletins que contam a história da TV Gazeta.

 

No TV Culinária, Palmirinha Onofre prepara um bolo de aniversário em homenagem à TV Gazeta e à cidade de São Paulo.

 

O Mulheres aproveita o endereço privilegiado da TV Gazeta para mostrar o movimento e falar um pouco sobre a programação especial do aniversário de São Paulo. Direto da Avenida Paulista, Cátia Fonseca apresenta um desfile, que mostra o que aconteceu na moda nos quarenta anos de existência da TV Gazeta e o repórter Fabio Grabarz mostra a diversidade cultural da cidade e conversa com artistas de rua com os mais diversos talentos.  O programa exibe ainda um passeio que Mamma Brusquetta fez pelos principais pontos turísticos do centro de São Paulo. No musical, o Mulheresrecebe as bandas paulistanas Clube do Balanço e Jeito Moleque. E Cátia Fonseca conversa com a advogada Sônia Drigo, da Pastoral da Carcerária e com a contadora de histórias Marta Guerra, que é voluntária em hospitais infantis; pessoas que dedicam parte de seu tempo em prol dos necessitados na cidade de São Paulo.

 

O programa promove ainda uma conversa com alguns paulistanos que são destaque em suas profissões: a médica Maria Cristina Megid, que foi a  protagonista da lei anti-fumo em São Paulo; o maestro João Carlos Martins; o ator Cacá Rosset; e a astrofísica, vencedora do prêmio Unesco para Mulheres na Ciência em 2009, Beatriz Barbuy. No estúdio,Mamma fala sobre os artistas que fizeram parte da história dos 40 anos da TV Gazeta, como Faustão, Galvão Bueno, Serginho Groisman, Astrid Fontenelle e Marcelo Tas. E o chef de cozinha Alex Caputo prepara um virado à paulista.

 

Às 20h, o Jornal da Gazeta exibe a última reportagem da série de especiais sobre os 40 anos da emissora. O tema são as grandes reportagens realizadas pela TV Gazeta ao longo do tempo. 

 

A partir das 22h15, o Todo Seu prepara um programa que representa a noite de São Paulo. Pra isso, recebe a bandaUltraje a Rigor e o músico Diogo Poças. O programa contará com links no Terraço Itália, onde a repórter Luciana Camargo reunirá seis chefs responsáveis por gastronomias diferentes, que representam a diversidade gastronômica da cidade. Estarão presentes: Samuele Oliva (italiano), Steven Kerro (francês), Adriano Kanashiro (japonês), Francisco Krieger (alemão), Samir Cauerk (alemão), Walderi Gomes (português). E um link no Teatro Gazeta, onde, a partir das 20h30, acontecerá o lançamento do livro "Av Paulista, 900: A História da TV Gazeta", do radialista e escritor Elmo Fancfort.

 

O programa conta ainda a história do prédio da TV Gazeta e exibe VTs que mostram como é a vida em São Paulo, a cidade que não dorme, com uma gastronomia variada e uma vida cultural mais do que agitada. No musical, o programa recebe os cantores Simoninha e Max de Castro, filhos de Wilson Simonal, intérprete da canção "Sá Marina", que foi a primeira canção que tocou na TV Gazeta, junto a slides com imagens noturnas da cidade de São Paulo, em junho de 69, meses antes de sua estreia, tendo como único motivo o temor de perder o prazo legal para instalar a emissora, o que resultaria na perda da concessão. E a noite termina com o chef Juarez, representante da comida de boteco, que é onde boa parte dos paulistanos termina a noite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado