MULTISHOW REGISTRO - NX ZERO: SETE CHAVES

Crédito da foto: César Ovalle

 


 

Fãs têm os CDs, DVDs, reportagens colecionadas e participam das comunidades de internet de suas bandas preferidas. Fãs têm os seus 90 minutos de contato com a banda durante os shows. Fãs estão sempre à busca de mais dos artistas que admiram. O que estranhamente poucas bandas oferecem a eles são as outras fatias desse bolo tão relevantes quanto saborosas – o que acontece por trás da produção dos CDs, DVDs, reportagens, internet e shows. O NX Zero corrige essa distorção com o documentário "Multishow Registro - NX Zero: Sete Chaves", que será exibido pela primeira vez no canal Multishow dia 25, às 20h45, e que estará nas lojas na semana seguinte.


É um trabalho com foco definido. Um documentário que foge da narrativa óbvia da história do grupo, mas que coloca a(s) câmera(s) sob a perspectiva do grupo. Assim, ao apertar o play, você passa a enxergar com os olhos de Di (vocal), Gee (guitarra), Conrado (baixo), Fi (guitarra) e Dani (bateria).

 

A edição de Daniel Ferro é blocada em temas, mas a transição desses é tão suave que por vezes você esquece que está assistindo a um reality show do conjunto e passa a ser conduzido por um road movie. Gênero de cinema que, aliás, encaixa-se perfeitamente no "Multishow Registro - NX Zero: Sete Chaves", já que abraça a trajetória inteira de produção, gravação, divulgação e turnê de um disco da maior banda de rock de um país com dimensão continental.

 

De Porto Velho a Araraquara, você ganha um cartão de embarque em voo para Porto Velho (AC), uma cadeira no ônibus da banda no trajeto de um palco a outro, invade o camarim, os quartos de hotéis, sobe ao palco junto à banda, entra no estúdio e participa da gravação do disco de um videoclipe.


Entre uma camada e outra, a crocância é mantida por pinceladas de entrevistas com os integrantes. Quase sempre em quartos de hotéis, já que a banda atingiu uma dimensão que os amarra quase sempre aos domínios das moradias temporárias, pela quantidade de fãs à sombra de todos os passos.


As entrevistas funcionam como o lado B do caráter musical do documentário e abrem espaço para reflexões sobre a vida em e como parte de um conjunto. Musical. Ou de amigos? A resposta está no final deste texto.


Nestas, os cinco abraçam todas as facetas de uma família. Pois uma banda, no final, é isso mesmo, já que passam mais tempo entre eles do que com pais, mães e irmãos. 


(Inevitáveis) Conflitos e (inevitável) mau humor são resolvidos com bom humor. Amizade e fama, a amizade dentro de um mundo cercado pela fama, onde precisam inventar coisas para fazer nos corredores de hotel, ou dentro do ônibus, ou em uma das inúmeras salas de espera de aeroporto onde costumam gastar estofamentos de poltronas entre show e o seguinte.


Ah, temos também o palco. E a perspectiva citada uns parágrafos acima – o fã é colocado de frente ao espelho ao enxergar-se como a banda o enxerga, lá de cima. 


O doc vira metalinguagem ao registrar o registro visual de uma música - a gravação de um clipe ("Cartas para Você"), onde ficam na função das 14h de um dia até verem o sol do dia seguinte, lá pelas 6h30.

 

E, claro, ainda tem espaço para o (talvez) prato principal, que é a gravação de "Sete Chaves". Abre com o guitarrista Gee Rocha e o vocalista Di Ferrero, os dois principais compositores da banda, no modus operandi NX Zero, à base de violão e voz. 


Invade o estúdio Midas, em São Paulo, entre 1º e 28 de Setembro de 2009, com a pré-produção do trabalho, gravação, masterização e o gran finale na montagem do quebra-cabeça do conceito do trabalho, junto ao produtor Rick Bonadio, trecho que confere uma aula de bastidores da música em minutos.

 

Tem ainda um tempo extra dado pelo juiz, onde a banda enfrenta as entrevistas de divulgação do trabalho e arremata com uma reflexão sobre o que é afinal o NX Zero. Banda ou bando de amigos? "A gente é muito amigo um do outro. Isso fez toda a diferença e faz até hoje", resolve a equação Di Ferrero. "No NX a gente decide tudo juntos. O grupo não tem líder", completa, batendo de frente com qualquer fórmula de sucesso pré-estabelecida. Uma verdade que respinga na hora e pouco de imagens do "Multishow Registro - NX Zero: Sete Chaves".

 

Ah, não bastasse, o período de estúdio ganha prorrogação nos extras do DVD, onde você pode acompanhar o registro de instrumento por instrumento na gravação do disco, e todas as músicas em formato clipe também.

 

"Multishow Registro - NX Zero: Sete Chaves" é a credencial access all areas do fã.

 

 

MULTISHOW REGISTRO – NX ZERO: SETE CHAVES

Estreia: Segunda-feira, dia 25, às 20h45, no Multishow

Horários alternativos: Terça-feira, dia 28, à 01h; quinta-feira, dia 28, às 14h30; sexta-feira, dia 29, às 6h e às 8h, e sábado, dia 30, às 17h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado