TUTANKAMON - Recentes revelações no Discovery Channel


DOCUMENTÁRIO REVELA LINHAGEM E CAUSA DA MORTE DO FARAÓ TUTANKAMON

 

Na vanguarda da egiptologia, o Discovery Channel exibe documentário exclusivo com a pesquisa que desvendou a filiação e misteriosa morte do faraó

 

O Discovery Channel dedica o horário nobre de duas noites a uma investigação forense sem precedentes, onde o renomado egiptólogo, Zahi Hawass revela a causa da morte, detalhes do reinado e identidade dos pais e avós do jovem faraó Tutankamon. Com estreia do primeiro episódio no domingo, 28 de fevereiro e do segundo episódio na segunda-feira, 1º de março, ambos às 21h (horário de Brasília), o documentário PROJETO TUTANKAMON (KING TUT UNWRAPPED) mostra todos os detalhes desta recente descoberta que levou mais de dois anos de pesquisas.

 

Tutankamon morreu muito jovem – acredita-se que foi aos 19 anos, em 1324 a.C., com apenas nove anos de trono, sem deixar herdeiros – o que levou especialistas a especular sobre a hipótese de doenças hereditárias na família real da XVIII dinastia ou mesmo teorias que o faraó fora assassinado. O episódio inicial de PROJETO TUTANKAMON acompanha de perto a primeira extração de DNA já realizada a partir da múmia do faraó, o que dá início a uma série de estudos para identificar a linhagem familiar de Tutankamon. As análises de DNA identificam Akenaton, o faraó "herege" que impôs o monoteísmo ao Egito, como pai de Tutankamon.

 

No segundo episódio, que será exibido em 1º de março, às 21h, os pesquisadores analisam evidências nunca antes examinadas para concluir o que causou a morte do faraó Tutankamon e, com essa informação, lançam um novo olhar sobre seu reinado como chefe militar, religioso e político. Os exames apontam uma série de más-formações na família Tutankamon e colocam em evidência a presença de três genes vinculados ao parasita Plasmodium falciparum, responsável pela malária.

 

Tutancâmon e seus ancestrais eram pouco conhecidos até a descoberta de sua tumba, em 1922, pelo britânico Howard Carter, que continha um grande tesouro, entre eles uma máscara mortuária em ouro maciço. Esse estudo estabelece um novo enfoque de investigação em genealogia molecular e paleogenômica do período faraônico.

 

"A Discovery está honrada em trabalhar mais uma vez com o Dr. Zahi Hawass.  A vida e a morte do faraó Tutankamon continuam a causar poder e mistério especial em pessoas de todo o mundo. A liderança do Dr. Hawass unificou, com sucesso, arqueologia tradicional, com a perícia forense avançada e recursos de ponta. Esta descoberta marca um novo capítulo na egiptologia, estabelecendo o Cairo como um centro de inovação e de estudos", disse Clark Bunting, presidente e gerente-geral do Discovery Channel e Science Channel nos Estados Unidos.

 

PROJETO TUTANKAMON foi produzido para o Discovery Channel pela Brando Quilici Productions. Paul Gasek é produtor executivo para o Discovery Channel.

 

 

 PROJETO TUTANKAMON (KING TUT UNWRAPPED)

Discovery Channel

Estreia: 28 de fevereiro e 1º de março, às 21h

Classificação indicativa: 12 anos

 

Comentários

solon disse…
olá! tem como assistir o science pela net?

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado