TV Cultura mostra os japoneses que revolucionaram a meteorologia

Projeto X – Os Inovadores conta como se deu a construção do maior sistema de radar meteorológico do mundo

 

Homens que arriscaram suas vidas na construção do primeiro grande sistema de radar meteorológico do mundo, um empreendimento que parecia impossível, é o foco do documentário O Radar Fuji – um grande feito nas alturas, que a TV Cultura apresenta nesta segunda-feira (1/3), às 20h, na série Projeto X – Os Inovadores.

 

Em 1964, a meteorologia deu um grande salto com a instalação de um gigantesco radar no alto do Monte Fuji, o pico mais elevado do Japão. Construído com tecnologia de ponta, o aparelho trouxe avanços significativos e possibilitou a observação de fenômenos meteorológicos importantes, como furacões a uma distância de mais de 800 km.

 

Em 1999, a função desse sistema de radar foi sobreposta por um satélite do tempo, fechando um ciclo de 35 anos de história. Hoje, o local abriga o Museu do Radar do Monte Fuji, ponto turístico no Japão, onde os visitantes conhecem o funcionamento de um simulador de temperatura e vento.

 

Sobre o programa

Projeto X – Os Inovadores é uma série de 14 programas, produzida pela NHK International, que desvenda a história dos indivíduos e grupos empresariais que tornaram realidade o trabalho criativo no Japão pós-guerra. A trajetória de Soichiro Honda, fundador da Honda Motor, símbolo do milagre econômico japonês; aequipe de técnicos ex-militares que aplicaram a tecnologia aeronáutica para criar um trem-bala, o Shinkansen; e o legado da Sony estão entre os temas abordados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado