NET e Band farão transmissão da Fórmula Indy ao vivo em HD 3D para São Paulo
Trata-se da primeira transmissão ao vivo neste formato na cidade e a primeira do mundo para corridas de automobilismo
A NET e a Band, promotora da Fórmula Indy, transmitirão a corrida deste domingo, dia 14, ao vivo e em HD 3D para toda a cidade de São Paulo. A distribuição do sinal, será feita em caráter experimental pelo canal 703, com exclusividade para os clientes NET HD e NET HD Max. A corrida ocorre a partir das 13 horas.
É a primeira vez, no Brasil e no mundo, que a Fórmula Indy será transmita ao vivo, em alta definição e em 3D. O sinal será gerado pela Band utilizando câmeras especiais distribuídas ao longo do percurso.
A transmissão é experimental. Para assistir é necessário ter um aparelho de televisor apropriado e específico, que ainda não é comercializado no Brasil.
Para demonstrar a inovação, a NET manterá televisores com tecnologia HD 3D no Posto 6, bar situado na Vila Madalena, no domingo, 14 de março, das 12h30 às 16h30. A apresentação será exclusiva para convidados, formadores de opinião e imprensa. Clientes da NET também poderão participar através de promoções veiculadas no Twitter @netoficial.
A NET foi a primeira empresa a fazer uma transmissão ao vivo em HD 3D no Brasil. Em fevereiro deste ano, a NET e a Rede Globo transmitiram os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro utilizando a tecnologia. "A NET mais uma vez inova e traz para o mercado brasileiro e para seus clientes o que há de mais avançado em TV Digital no mundo", afirma Marcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da NET.
"O Grupo Bandeirantes confirma sua vocação de pioneirismo. Foi o primeiro a colocar o sinal em cores no ar , primeiro a oferecer o HD em circuito comercial durante a copa da Alemanha; agora surpreende o mercado ao produzir e transmitir pela primeira vez direto do Anhembi um grande evento automobilístico em 3D", afirma Marcelo Meira, vice-presidente da Band.
No início de 2010, as transmissões em 3D foram o grande destaque da CES (Consumer Electronics Show), maior feira do mundo eletrônico realizada em Las Vegas. "O anúncio do início da fabricação de televisores capazes de exibir imagens em 3D e o lançamento de grandes filmes neste formato, como o recente sucesso do filme Avatar, ajudaram a criar uma febre sobre o assunto", afirma Carvalho.
DISPONIBILIDADE DO PRODUTO
De acordo com Marcio Carvalho, a NET trabalha para oferecer conteúdos de alta definição em 3D até o final de 2010. Para isso, a empresa estima investir R$ 200 milhões em TV Digital, alta definição e 3D. "Trata-se de uma inovação que depende, assim como no caso da alta definição, da evolução de todos os elementos da cadeia, da produção à entrega de conteúdo. Estamos no inicio desta transformação e é necessário que mais conteúdo no formato HD 3D seja gerado e produzido para que as ofertas comerciais iniciem", diz.
Carvalho ressalta também que os fabricantes de televisores já estão anunciando a fabricação e comercialização de equipamentos com tecnologia 3D no Brasil. "Todos os clientes da NET HD já estão aptos a receber os sinais em 3D. Mas o consumidor precisa de um televisor adequado à nova tecnologia e também dos óculos, que permitem o efeito de profundidade na imagem", explica Carvalho.
PRODUÇÃO
A televisão evoluiu muito desde a sua estreia. Primeiro, houve a mudança da TV preto-e-branco para a colorida. Nas últimas duas décadas, as tecnologias de telas LCD e Plasma avançaram. E a televisão de alta-definição (HDTV) passou a proporcionar imagens muito mais vibrantes e nítidas.
Agora, a TV se transforma de vez em uma experiência muito mais envolvente. Com o inicio das transmissões de TV em HD 3D, além do benefício de ter imagens com alta definição, o consumidor passará a ter a sensação de profundidade, que o transportará para dentro da cena.
"O 3D não é exatamente uma tecnologia nova. Muitos experimentos já foram feitos no passado. Os avanços que estão permitindo mais qualidade e conforto estão nas novas tecnologias de compressão digital (MPEG4) e também nos avanços obtidos nas telas e óculos, que evoluíram muito também", especifica Marcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da NET.
Comentários