SUPERPRODUÇÃO "VIDA" ESTREIA NO DISCOVERY CHANNEL





SUPERPRODUÇÃO "VIDA" LANÇA NOVO OLHAR SOBRE COMPORTAMENTO DE SERES SELVAGENS

 

Dos mesmos produtores de "Planeta Terra", série captada em alta definição traz registros inéditos da relação entre os seres vivos e seu habitat

 

A Terra é o lar de mais de 30 milhões de espécies de animais e plantas – cada um deles em uma luta diária pela sobrevivência. Dos mesmos criadores de "Planeta Terra", chega a série VIDA (LIFE), um relato da diversidade da vida no planeta que revela os mais espetaculares, inusitados e fascinantes comportamentos que os diferentes seres desenvolveram para sobreviver.

 

VIDA terá sua estréia no Discovery Channel e Discovery HD Theater (canal em alta definição), na quinta-feira, 18 de março, às 22h. No domingo, 14 de março, às 21h, haverá a pré-estreia da série apenas no Discovery Channel.

 

Dividida em 10 episódios e produzida ao longo de quatro anos e 3.000 dias de filmagem, essa coprodução entre a BBC e o Discovery Channel explora detalhadamente os diferentes continentes e habitats do Planeta. Cada episódio revela os mecanismos para sobrevivência de um grupo de animais ou de plantas – muitos deles jamais exibidos na televisão.

 

Humor, drama e suspense são alguns dos elementos que permeiam a narrativa de VIDA dando o tom de suas cenas impressionantes como: a corrida de acasalamento da baleia Jubarte macho; dragões de Komodo abatendo um animal com 10 vezes o seu tamanho em uma luta que dura mais de duas semanas; um sapo rolando montanha abaixo, quicando como uma bola de borracha para escapar de uma tarântula; o inusitado ritual de acasalamento do pássaro Amblyornis inornata, encontrado nas florestas da Nova Guiné; uma filmagem noturna impressionante que mostra um grupo de lulas Humboldt caçando sardinhas e a toupeira-nariz-de-estrela caçando debaixo d'água ao usar bolhas de ar para farejar sua presa.

 

VIDA apresenta essas e outras imagens incríveis, compondo um relato inédito da história natural. Utilizando métodos pioneiros nas filmagens, os diretores de VIDA desenvolveram uma câmera "yogi" – que permitiu seguir de maneira contínua a migração de renas e elefantes – e, com um cabo especial, fizeram com que uma câmera "voasse" em meio a uma revoada de borboletas no México.

 

 

·         Episódio 1: Desafios da vida

Estreia: quinta-feira, 18 de março, às 22h. Pré-estreia em 14 de março, às 21h.

Esse episódio apresenta comportamentos extraordinários que animais e plantas desenvolvem para sobreviver e perpetuar sua linhagem. Por meio de imagens deslumbrantes, captadas a mil quadros por segundo, veja como macacos-prego quebram as sementes de palmeiras com "martelos" improvisados; hipopótamos saltando da água em uma luta pela dominância no grupo e camaleões capturando suas presas. Acompanhe também guepardos correndo em grupo na caça por avestruzes, uma foca lutando para fugir de baleias assassinas nas águas geladas da Antártica e golfinhos formando círculos de lama para caçar peixes.

 

·         Episódio 2: Répteis e Anfíbios

Estreia: quinta-feira, 25 de março, às 22h.

Os anfíbios e répteis são mestres da sobrevivência e possuem habilidades espetaculares que os fazem adaptados a ambientes e situações distintas. Uma espécie de sapo pode rolar montanha abaixo, quicando como uma bola de borracha, para escapar de uma tarântula; o lagarto basilisco literalmente corre sobre a água; e uma serpente marinha venenosa deixa seus ovos em uma caverna submarina para protegê-los de predadores. A câmera lenta revela uma imagem inacreditável de um camaleão capturando a presa com sua língua extensível e, pela primeira vez na televisão, são reveladas as técnicas de caça do dragão de Komodo, o maior lagarto na Terra com 2,70 metros de comprimento.

 

·         Episódio 3: Mamíferos

Estreia: quinta-feira, 1º de abril, às 22h.

Os mamíferos podem ser encontrados em todos os habitats, exceto no fundo do oceano. Além de suas condições fisiológicas típicas (presença de gordura, pelo e sangue quente), são os únicos entre os animais a cuidar de seus filhotes. Em uma sequência surpreendente, acompanhe como uma elefante fêmea faz com que sua inexperiente filha resgate sua neta recém-nascida para fora da lama, salvando sua vida. Diferente dos répteis, os mamíferos homeotérmicos podem lidar com o frio extremo – a foca Weddell consegue sobreviver a temperaturas rigorosas da Antártica. Contados em mais de 10 milhões, os gigantes morcegos da Zâmbia migram juntos e, exibidas pela primeira vez na televisão, as baleias Jubarte se reúnem em uma "corrida de acasalamento".

 

·         Episódio 4: Peixes

Estreia: quinta-feira, 8 de abril, às 22h.

Os peixes são os vertebrados de maior diversidade - há desde machos que prenhes a peixes que "voam". Este episódio acompanha o método incomum de nascimento do dragão marinho, animal cujas cores vibrantes fazem-no parecer com uma alga, e registra o comportamento do raro peixe listrado, que compartilha seu habitat com milhares de recém-nascidos.

 

·         Episódio 5: Aves

Estreia: quinta-feira, 15 de abril, às 22h.

As aves possuem uma característica fundamental que as diferencia de todas as outras classes do reino animal: penas – são elas que definem a maneira como esses animais interagem com o ambiente em que vivem. O beija-flor com cauda de espátula realiza acrobacias aéreas extraordinárias, usando o rápido bater de asas e a sua cauda de penas longas e iridescentes (que refletem as cores do arco-íris). Os maçaricos de papo vermelho migram 16 mil quilômetros toda primavera, partindo das terras geladas na Argentina em direção ao Canadá; e os pingüins de barbicha da Antártica fazem uma escalada exaustiva rumo ao topo íngreme de um vulcão em busca de comida para seus filhotes. As aves também usam cores, canções e criatividade para a conquista de parceiros: os mergulhões de Clarke fazem uma dança de acasalamento cujo ápice inclui correr em perfeita sincronia sobre a água; o pássaro Amblyornis inornata enfeita seu ninho para impressionar a fêmea e, no Quênia, mil flamingos desfilam lado a lado com as penas do pescoço eriçadas.

 

·         Episódio 6: Insetos

Estreia: quinta-feira, 22 de abril, às 22h.

Mestres da adaptação, os insetos excedem em número de indivíduos a somatória de todos os outros animais que povoam o Planeta. Enquanto a fêmea do besouro Chiasognathus granti tem as proporções de um besouro comum, o maxilar do macho é mais longo do que o seu próprio corpo e é usado como arma. Os jovens besouros vermelhos japoneses alimentam-se de uma fruta rara, colhida pela mãe no chão da floresta – a escolha de uma fruta adequada pode demorar horas e, se ela não for rápida o suficiente, seus filhotes abandonam o ninho em busca de uma mãe "melhor". O besouro bombardeador possui duas cavidades dentro de seu corpo para armazenar substâncias químicas. Quando ameaçado, ele as mistura em uma terceira cavidade, formando um líquido cáustico que é esguichado contra o inimigo.

 

·         Episódio 7: Caçadores e Caçados

Estreia: quinta-feira, 29 de abril, às 22h.

A capacidade de adaptação faz com que os mamíferos sobrevivam nos ambientes mais inóspitos. As fêmeas cuidam de sua prole por longos períodos, o que permite com que os mais jovens aprendam habilidades que lhes dão uma vantagem na luta pela sobrevivência – e por comida. Nesse episódio, três guepardos trabalham em equipe para caçar um avestruz com duas vezes o seu tamanho, enquanto uma baleia orca e seus filhotes aprendizes roubam crias de elefantes marinhos. Toupeiras-nariz-de-estrela caçam usando bolhas de ar para farejar suas presas; morcegos bulldog caçam peixes, detectando-os com a ajuda de vibrações na água, e golfinhos aprendem a encurralar peixes criando círculos de lama ao redor do cardume.

 

·         Episódio 8: Criaturas das Profundezas

Estreia: quinta-feira, 6 de maio, às 22h.

Conheça as criaturas que povoam os recônditos dos oceanos nesse episódio. A lula carnívora Humboldt é filmada caçando em grupo no ataque a um cardume enquanto inúmeros caranguejos-aranha-gigantes emergem das profundezas para a troca de exoesqueleto. Uma fêmea de polvo gigante passa meses recolhida em uma caverna, sem se alimentar, para proteger seus ovos. Gradualmente ela vai perdendo as forças e, como último ato de devoção a seus filhotes, jorra água sobre os ovos para ajudá-los a eclodir.

 

·         Episódio 9: Reino das Plantas

Estreia: quinta-feira, 13 de maio, às 22h.

As plantas dependem de três elementos básicos para sobreviver: luz solar, água e nutrientes. As melhores condições para obtenção desses elementos são disputadas em uma verdadeira batalha – plantas também são extremamente competitivas e oportunistas. A luz do sol é rara no solo da floresta, o que faz com que trepadeiras como a unha de gato usem outras plantas como "escada" para chegar até a luz. Os vegetais podem ainda desenvolver meios de capturar e reter a água: a árvore sangue de dragão sobrevive em um deserto rochoso apenas com a umidade da névoa e a rosa do deserto perde suas folhas para impedir a evaporação, mantendo toda água armazenada nos troncos.

 

·         Episódio 9: Primatas

Estreia: quinta-feira, 20 de maio, às 22h.

Inteligência, adaptabilidade e desenvoltura fazem com que os primatas sobrevivam em habitats diversos, desenvolvendo características e comportamentos surpreendentes. Acompanhe a vida em grupo nas planícies da Etiópia dos babuínos Hamadryas, passando pelos símios japoneses que sobrevivem ao frio extremo, pelos micos Phayre (cujos filhotes nascem com cor alaranjada) e pelos lêmures de Madagascar, que usam seu olfato para a sedução nesse episódio. Os primatas também são capazes de improvisar, especialmente em face a desafios que requerem o uso de ferramentas ou de um "plano de ação": mexilhões são muito bem fechados para os capuchinhos de cara branca da Costa Rica abrirem com suas mãos e dentes, então esses inteligentes símios os batem repetidamente para conseguirem comer os moluscos.  

 

VIDA é uma co-produção da BBC e do Discovery Channel. Mike Gunton é o produtor executivo para a BBC. Susan Winslow é a produtora executiva para o Discovery Channel. O Discovery Channel e a BBC também criaram as premiadas séries de história natural, "Planeta Terra" e "Planeta Azul".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado