Destaques Radio MEC FM

Destaque da Semana

Bossamoderna – 23h
MEC FM - 98,9 MHz
Samba

O samba, principal ritmo do país, fornece permanente matéria prima para inovações. Como o, este ano, centenário Noel Rosa recriado pelas vozes & violões de Rosinha de Valença (Com que Roupa) e João Gilberto (Palpite Infeliz). E o velho êxito de Orlando Silva, Aos Pés da Cruz (Zé da Zilda/ Marino Pinto), reciclado pelo mesmo João, e agora por Luis Melodia sob o sax de Leo Gandelman. Também o clássico lamento Terra Seca, de Ary Barroso, deságua na praia do jazz com o violão de Laurindo de Almeida e o sax de Bud Shank. Carmen Miranda revive em Ná Ozzetti (O Imperador do Samba) e em Rômulo Fróes (Uva de Caminhão). Mas também há novidades de Marcos Valle e Celso Fonseca (No Balanço do meu Samba), Bangalafumenga (Baseados em fatos reais) e Bruno Marques (Samba errado).

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Outros Destaques

DOMINGO, 18 de ABRIL

Som Infinito – 7h
MEC FM - 98,9 MHz
Terceiro Domingo da Páscoa

Dando prosseguimento as comemorações da Páscoa, Dom Félix Ferrà preparou uma seleção de canto gregoriano do Tempo Pascal, incluindo as antífonas dos Evangelhos da Ressurreição. A interpretação é do Coro dos Monges da Abadia de São Pedro de Solesmes, sob a direção de D. Jean Claire.

Produção e apresentação Félix Ferrà.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


A Arte de Guiomar Novaes – 12h
MEC FM - 98,9 MHz

Nesta semana o último programa com depoimentos de Guiomar Novaes. No repertório: Chopin, Sonata nº 2, op 32 em Si bemol menor. Movimentos: Grave – Doppio movimento, Scherzo, Marcha Fúnebre, e Presto. Esta peça é comentada pela professora e pianista Linda Bustani. Na sequencia Noturnos: Op. 9 nº 2 em mi bemol; Op. 15 nº 2 em fá sustenido menor; Op. 27 nº 1 em dó sustenido menor e Op. 32 nº 2 em lá bemol maior. Encerrando o programa Scherzo nº 3 op. 31.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Domingos, ao meio-dia.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo


Ópera Completa – 15h
MEC FM - 98,9 Mhz 
A Flauta Mágica, Mozart

A Flauta Mágica, de Mozart é a atração deste domingo. Esta foi a última ópera musicada pelo artista no ano de sua morte, 1791. É uma mistura de conto de fadas que trás uma combinação única ente o obscuro e o ridículo. A versão traz no elenco: Fischer; Kleiter, Shagimuratova, Polenzani, Gunn, Pittsinger eKönig.

Em pouco tempo, A Flauta Mágica transformou-se numa das obras de maior destaque de Mozart.. Essa foi a primeira vez que o artista compôs para o teatro comum . Por séculos essa peça tem sido um sucesso devido a sua combinação de efeitos sonoros, que são geralmente traduzidos durante as apresentações no teatro com efeitos visuais.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa 
Ouça a MEC FM ao vivo


A Música Clássica no Brasil – 22h
MEC FM - 98,9 MHz
Bachianas Brasileiras nos 2 & 3, de Heitor Villa-Lobos

O maestro Roberto Minczuk conduz a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) na performance de marcos da música brasileira. Em Bachianas n° 3, a Orquestra é acompanhada, ao piano, por Jean Louis Steuerman. Em seguida, a Bachianas n° 2. Nunca é demais lembrar que o movimento final é o Trenzinho do Caipira.

Produção Weber Duarte.
Apresentação Maurício Figueiredo.
Domingo, 22h.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Sala de Música – 23h 
MEC FM - 98,9 MHz
Especial Luiz Eça- 2º programa

Sala de Música apresenta a segunda parte do especial Luiz Eça com depoimentos de Maurício Figueiredo, Cynara. Ana Elisa, Robertinho Silva, Áurea Martins e Leila Pinheiro.

No repertório: Tamba Trio, Mas que Nada, com Jorge bem; Michel Legrand, O Homem, Valsinha Urgente para um Cidadão Passageiramente Triste Dolphin, todas interpretadas por Luiz Eça; Mário Boffa, Quase um Adeus ,Luiz Eça; Alberto Rosenblit, Quietly (Simplesmente), Luiz Eça; Luiz Eça e Jerzy Milewski,Tranquilamente, Luiz Eça; João Donato, Weekend, Luiz Eça; Luiz Eça & Cordas, Wave , Tom Jobim e Imagem , Luiz Eça e Aloysio de Oliveira.

Produção e apresentação Jorge Roberto Martins.
MEC AM: domingo, 14h.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Mapa Mundi – 0h
MEC FM - 98,9 MHz

A cada semana, o programa explora a música e a história de um lugar diferente do mundo construindo uma verdadeira geografia do som.

O programa é uma parceria institucional com a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Produção e apresentação Cíntia Gusmão.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


SEGUNDA-FEIRA, 19 de ABRIL

Ouvindo Música – 21h30
MEC AM 800kHz

Na segunda, 19, o programa é dedicado ao álbum O Trem, do cantor e compositor carioca Alan Sommer. O disco, gravado em 2002, tem nove canções com letras e músicas de autoria do próprio artista. O álbum tem a participação do baixista Jorge Helder (baixo acústico) e do trompetista Paulinho Trompete (trombone e flugelhorn).

Na terça, 20, será apresentado o segundo e último programa da série dedicada ao violonista Rafael Rabello. Nesta edição, uma análise do disco Rafael Rabello, lançado em 1988, e de dois temas do álbum Todos os Tons, de 1992. Estes trabalhos apresentam o violonista em grande forma, unindo uma técnica impecável à maturidade interpretativa.

Na quarta, 21, o programa aborda o trabalho dos cantores Leila Pinheiro João Bosco. Detalhes das estruturas das canções e como a criação do arranjo utiliza estas estruturas para inserir gradualmente novos instrumentos no decorrer da música. As características peculiares do acompanhamento ao violão feito por João Bosco.

Na quinta, 22, introdução simples, para leigos, a respeito das estruturas das músicas. A diferenciação entre partes dos temas (como por exemplo, introdução, parte A, parte B e conclusão) de canções da música popular, que fazem com que o ouvinte fique atento à música de uma outra maneira, bem mais interessante. O programa conta ainda com comentários do apresentador durante as músicas para frisar melhor as questões ilustradas.

Na sexta, 23, análise das diferenças entre alguns estilos da música popular do nordeste: A diferença entre o baião, o forró e o xote e ainda exemplos da mistura de todos eles. O programa é todo composto por músicas do disco Caboclo Sonhador, de 1994, do cantor Fagner com a participação de Sivuca, Dominguinhos, Robertinho do Recife, Teo Lima e outros.

Dia 25- Reprise do programa do dia 20.04.10.

Produção e apresentação Marcelo Guima.
Domingo, 13h.

Saiba mais
Página do programa
Ouça a MEC AM ao vivo


Especiais MEC FM – 22h
MEC FM - 98,9 Mhz
Cristina Ortiz

Nesta edição, a segunda parte do concerto da pianista Cristina Ortiz, gravado na Sala Cecília Meireles em 13 março deste ano. O espetáculo que abriu a temporada 201O da Sala foi uma homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor Frédéric Chopin. No programa: Balada 1Scherzo 2Balada 3 eScherzo 4, de Chopin.

Cristina Ortiz foi a primeira mulher a vencer o Concurso Internacional Van Cliburn e já se apresentou com as orquestras de Berlim, Chicago, Nova York, Viena, Tóquio, Londre, entre outras. A pianista tem atuado ainda como solista-regente em apresentações no Musikverein de Viena, com a Orquestra de Câmara de Praga e com o Consort of London, em gravação para Collins Classics.

Produção e a presentação Lauro Gomes.

Saiba mais
Página do programa
Ouça a MEC AM ao vivo


QUARTA-FEIRA, 21 de ABRIL

Mosaico – 0h
MEC FM - 98,9 MHz
Oedipus in Kolonos, de Felix Mendelssohn Bartholdy

Édipo em Colono é mais uma das partituras de música incidental ainda pouco conhecidas de Mendelssohn. Com o Coro de Câmara e a Filarmônica Clássica de Stuttgart, sob a regência de Frieder Bernius. Registro de 2004.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC FM ao vivo


sexta-feira, 23 DE ABRIL

Seresta Viva – 23h
MEC AM 800kHz
Noel Rosa

Em 2010, o programa comemora o centenário de Noel Rosa, um dos maiores compositores brasileiros. Com o tema No tempo de NoelSeresta Viva vai mostrar, durante todo o ano, a vida e a obra do homenageado, contextualizando o período de 1930 até 1937: o que tocava no rádio naquela época, os sucessos, o aparecimento de outros compositores, de novos cantores e um pouco da história do Brasil dos anos 30.

Produção e apresentação João Carlos Carino.

Quarta, 2h.

Saiba mais:
Página do programa


Tempos Modernos – 0h
MEC FM - 98,9 MHz
Música para órgão de Jeanne Demessieux (1921-1968)

Stephen Tharp interpreta as peças Te Deum Op. 11Prelúdio e Fuga Op.13Seis Estudos Op. 5La Nativité Op. 4, e excertos dos Doze Prelúdios Corais Op. 7. O instrumento empregado é o órgão construído por Georg Stahlhuth, em 1912, localizado na Igreja de São Martinho em Dudelange, Luxemburgo.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC FM ao vivo


SÁBADO, 24 DE ABRIL

Música e Músicos do Brasil – 12h
MEC FM - 98,9 MHz
André Figueiredo


Nesta semana uma entrevista com o tenor André Figueiredo que, companhado pelo pianista Cláudio Vettori, se apresenta num recital cantando árias das óperas La BohémeLa Fanciulla Del West Tosca, de Puccini; e de Carmen, de Bizet. Ainda, no programa, ele interpreta canções napolitanas de Tosti, Denza, Mário e Falvo, e Non puede ser, da zarzuela La Tabernera Del Puerto, de Sorozabal; e Melodia Sentimental, de Villa-Lobos.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Terça, 22h.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo


Concerto Semanal Nederland – 20h
MEC FM - 98,9 MHz

O programa da emissora internacional holandesa Nederland apresenta gravações ao vivo direto do Concertgebouw, em Amsterdã.

Apresentação Sidney Ferreira.
Produção Rádio Nederland e Rádio MEC.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Concertos Deutsche Welle – 21h
MEC FM - 98,9 Mhz

O Concertos Deutsche Welle é um programa da rádio alemă Deutsche Welle, que apresenta gravaçőes de concertos e festivais europeus.

Apresentaçăo Sidney Ferreira.
Adaptaçăo para o português Thiago Regotto.
Realizaçăo Rádio MEC e Rádio Deutsche Welle.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Apoio Cultural 


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado