Globo News exibe série especial para celebrar o cinquentenário de Brasília


No dia 21 de abril, Brasília completa 50 anos e, na semana do aniversário da Capital Federal, a Globo News presta uma homenagem à cidade, com uma série de programas especiais, exibidos a partir deste domingo, dia 18. O canal vai contar a história dos seus criadores e das pessoas que viveram e vivem na capital do Brasil: quem são? Como vivem? O que fazem? Como é a cultura da cidade? Quais são os desafios para seu futuro?

No 'Globo News Especial', programa que abre a série neste domingo, dia 18, o repórter Marcello Canelas faz uma reportagem sobre a vida em Brasília na visão de seus moradores. Ele apresenta uma família com cinquenta anos de plano piloto: três gerações de brasilienses vivendo entre eixões, blocos e super-quadras. Qual será a identidade do cidadão da capital do Brasil, a única cidade moderna do mundo que é patrimônio cultural da humanidade? O telespectador vai conhecer a senhora Brasília Maria, a primeira brasiliense, nascida no dia 21 de abril de 1960, afilhada do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Como ela vive hoje e qual é a sua relação com a cidade? O programa mostra ainda aqueles que não conseguem se adaptar à rotina em Brasília e não suportam a ideia de morar em ruas que não têm nomes, apenas números e letras. O 'Globo News Especial' do dia 18 vai ao ar a partir das 23h30.

O 'Starte' de terça feira, dia 20, faz uma homenagem aos artistas que, nos anos 1960,  participaram dos sonhos que embalaram a construção de Brasília. A apresentadora Bianca Ramoneda conversa com três personagens: Cildo Meireles, artista plástico reconhecido internacionalmente e que andava de bicicleta onde depois foi construído o lago artificial Paranoá; o maestro Guilherme Vaz, músico de vanguarda responsável por trilhas sonoras de filmes que marcaram o cinema brasileiro e um dos fundadores  da escola de música da Universidade de Brasília (UnB); e o diretor Vladimir Carvalho, um apaixonado pela cidade e autor de dois clássicos da história do documentário brasileiro: " Conterrâneos velhos de Guerra", sobre a saga dos nordestinos que  deixaram  a seca  em busca do eldorado do Planalto Central, e " Barra 68, sem perder a ternura", sobre a última invasão da Universidade de Brasília. O 'Starte' vai ao ar a partir das 23h30.

 

No 'Espaço Aberto' de quarta-feira, dia 21, o repórter Alexandre Garcia faz um passeio pelos lugares mais marcantes da capital do país. Em companhia do jornalista Mauro Santayana e de uma das moradoras que mais conhece a história de Brasília – Vera Brandt, grande amiga de Juscelino Kubitschek, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. A bordo de uma van, os três percorrem a cidade para relembrar personagens e acontecimentos que entraram para a história da capital. O 'Espaço Aberto', apresentado por Alexandre Garcia, é exibido a partir das 21h30.

 

Há 50 anos era fundada, no Planalto Central do Brasil, uma cidade idealizada, desenhada e construída para ser muito mais que a capital do país: Brasília foi criada para ser o símbolo de uma nova civilização brasileira, cheia de esperanças no futuro do país. Para falar sobre o futuro, o 'Arquivo N' de quarta-feira, dia 21, mergulha no passado e resgata algumas imagens de arquivo dessa utopia que nasceu há 50 anos. O 'Arquivo N' é exibido a partir das 23 horas.

 

Também na quarta-feira, dia 21, data oficial do aniversário da cidade, o programa 'Cidades e Soluções' faz uma visita especial a Brasília e celebra a data de uma maneira diferente. Enquanto todas as atenções estão voltadas para o plano piloto, o programa faz um "raio-x" da periferia de Brasília. O programa, apresentado por André Trigueiro, testemunha e apresenta, em dois episódios especiais, várias irregularidades nos arredores da cidade modelo: flagrantes de ocupação irregular, loteamentos inadequados, políticas públicas irresponsáveis e falta de fiscalização que ameaçam a qualidade de vida da população e transformam a paisagem dos arredores de Brasília em algo bem diferente do plano piloto.  Os programas 'Cidades e Soluções' especiais sobre Brasília vão ao ar nos dias 21 e 28, a partir das 23h30.

Comentários

Unknown disse…
Como conseguir cópia da reportagem?
Line-UP disse…
Tente entrar em contato diretamente no site do canal: http://globonews.globo.com

Acredito que eles possam te ajudar melhor.

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado