THC apresenta o documentário inédito Cidades Inventadas em homenagem aos 50 anos de Brasília


 

Programa também discorre sobre as criações de Salvador e Recife, 
e vai ao ar no dia da comemoração do meio século de Brasília


Diferente de outras cidades brasileiras, Salvador, Recife e Brasília foram criadas para serem capitais geopoliticamente estratégicas para a ocupação de nosso vasto território. Enquanto Salvador e Recife surgiram para atender os interesses dos colonizadores portugueses e holandeses, Brasília foi projetada para se tornar a capital do Brasil independente.

 

Para celebrar os 50 anos de Brasília, comemorado em 21 de abril, o The History Channel exibe no mesmo dia, às 21h, o documentário inédito Cidades Inventadas, com narração do ator e diretor Antonio Abujamra. Considerada a capital modernista, Brasília teve um planejamento ainda maior para atingir seu objetivo de integrar as diversas regiões do País.

 

Com o auxílio de historiadores, arquitetos, urbanistas e personalidades, como Oscar Niemeyer, Nestor Goulart Reis, Mário Mendonça, Nelson Piquet, Rui Faquini e Mário Cravo Neto, o programa revela como aconteceu a invenção da cidade – desde as primeiras ideias, passando pelos projetos gráficos até chegar à última construção – e discute o acelerado processo de urbanização do Brasil a partir de meados do século XX. Mas ao contrário do que ocorreu com Brasília, as cidades brasileiras no geral cresceram desordenadamente e tiveram como consequências problemas sociais relacionados à exclusão e à violência.

 

Liderada pelo presidente Juscelino Kubitschek e com plano urbanístico de Lucio Costa, a construção de Brasília foi projetada a partir de dois eixos – o do poder teria a predominância dos projetos inovadores de Oscar Niemeyer, e o residencial reuniria as superquadras e unidades de vizinhança. A estrutura da cidade e as importantes decisões as quais lhe foram impostas estavam entre os objetivos estratégicos e geopolíticos de sua criação.

 

Salvador e Recife

Além de Brasília, o programa destaca as invenções de Salvador e Recife. Entre os aspectos analisados pelo documentário, destaque para os objetivos econômicos, geopolíticos e estratégicos de Portugal em fortalecer sua ocupação no novo continente com a criação de Salvador. Além de ter uma das maiores baías do mundo – a Baía de Todos os Santos –, a cidade possuía uma localização estratégica, que permitia navegar facilmente do norte ao sul da costa brasileira.

 

Assim como Salvador, Recife foi planejada para se tornar a capital do Brasil durante a ocupação holandesa na região nordeste. Enviado a Pernambuco pela Companhia das Índias Ocidentais, Mauricio de Nassau idealizou a cidade Maurícia, que apesar de ter sido praticamente destruída, edificou a base de Recife. Com este projeto, os holandeses tornaram efetiva a sua ocupação na maior região mundial produtora de açúcar.

 

Cidades Inventadas é uma coprodução do The History Channel com Videografia e Ligocki Entretenimento.

 

Cidades Inventadas
Estreia dia 21 de abril, quarta-feira, às 21h, no The History Channel


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado