Maratona de filmes no TCM homenageia Ida Lupino, Alec Guinness e Ingrid Bergman



Astros da Sétima Arte serão homenageados respectivamente na terça-feira, dia 3 de agosto, às 14h; na quinta-feira,dia 5, às 14h; e no domingo, dia 29, às 20h05*

Uma protagonizou um dos filmes mais famosos de todos os tempos. O outro estabeleceu sua fama com um personagem adorado por milhões. E a terceira revolucionou a história do cinema dirigindo filmes com temas radicais para a época. Eles são Ingrid Bergman, Alec Guinness e Ida Lupino, os homenageados de agosto no canal TCM.

Há 15 anos as artes dramáticas perdiam Ida Lupino, atriz e diretora que marcou a história do cinema. De origem inglesa, a atriz se destacou nos anos 40, quando protagonizou filmes ao lado de Humphrey Bogart. Anos depois, abriu sua própria produtora e se transformou em uma das primeiras mulheres a assumir o papel de diretora. Impressionou os cinéfilos da época abordando temas realistas em seus filmes, como estupro e a situação das mães solteiras. O canal exibe três filmes protagonizados pela atriz, no dia 3.

HOMENAGEM A IDA LUPINO – Terça-feira, 3 de agosto:
14h – DENTRO DA NOITE (They drive by night, 1940)
15h40 – ESCRAVOS DA AMBIÇÃO (Lust for gold, 1949)
17h15 – NO SILÊNCIO DE UMA CIDADE (While the city sleeps, 1956)

Sir Alec Guinness é um ator inglês de formação clássica. Sua carreira foi marcada por papéis em grandes obras, como "Oliver Twist" (1948) e "Doutor Jivago" (1965), mas o ator ficou conhecido pelo grande público pela interpretação de um famoso personagem, o Obi-Wan Kenobi, de Guerra nas Estrelas (1977).  Seu talento poderá ser recordado no dia 5, quando o canal TCM mostra dois de seus filmes.

HOMENAGEM A SIR ALEC GUINNESS – Quinta-feira, 5 de agosto:
14h – OLIVER TWIST (Idem1948)
15h55 – DOUTOR JIVAGO (Doctor Zhivago, 1965)

O cinema está há 28 anos sem Bergman, atriz sueca que começou sua carreira ainda adolescente, participando de seu primeiro filme aos 21. Mas foi com "Casablanca" (1942), seguido de três filmes de Alfred Hitchcock, que Ingrid Bergman firmou-se como estrela de Hollywood. O TCM faz a homenagem a esta grande atriz, transmitindo "Casablanca" no dia em que ela completaria 95 anos e que é também aniversário de sua morte: 29 de agosto.

HOMENAGEM A INGRID BERGMAN – Domingo, dia 29 de agosto:
20h05 – CASABLANCA (Idem, 1942)

Para muitos este grande clássico romântico de Michael Curtiz é o melhor filme de todos os tempos. Vencedora de três prêmios Oscar da Academia nas categorias de "Melhor Filme", "Melhor Diretor" e "Melhor Roteiro".

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado