THC exibe programação especial no aniversário de nove anos do atentado de 11 de setembro


No dia em que o maior atentado do século XXI completa nove anos, o The History Channel exibe uma programação especial sobre os minutos intermináveis daquela manhã que marcaram para sempre a história dos Estados Unidos e do mundo. A partir das 18h, do dia 11/9, sábado, os telespectadores terão a chance de rever cada minuto dessa grande ofensiva terrorista. Confira:

 

18h: Hotel Ground Zero - Com uma hora de duração, a produção relata a incrível experiência de um grupo de 940 pessoas formado por turistas, hóspedes e visitantes que estavam no Marriott WTC na hora do atentado. Localizado abaixo e entre as Torres Gêmeas, o hotel de 22 andares e 825 quartos foi destruído no dia fatídico. Mas apesar de sua posição crítica, a maioria dos hóspedes deixou o hotel sem ferimentos graves. O programa também recorda o atentado que atingiu o hotel em 1993.

 

19h: 102 Minutos que Mudaram o Mundo (sem intervalo comercial) - Formado por uma sequência cronológica de cenas captadas por amadores e profissionais nos minutos intermináveis da tragédia, o documentário retrata a atmosfera daquela manhã de 11 de setembro, marcada pelo medo, caos e desespero. São imagens provenientes de mais de 100 fontes, como a gravada por Evan Fairbanks, que entrevistava um arcebispo duas quadras ao lado do WTC, quando o primeiro avião acertou a Torre Norte. De maneira dramática, correu para registrar o momento em que a segunda torre desabou a alguns metros da tragédia. Além da reação das pessoas nas ruas e das ligações feitas por aqueles que se encontravam nas torres e atendidas por policiais e bombeiros, as cenas mostram imagens impressionantes, inclusive o que se passava em outros pontos da cidade, como a Times Square – registrado pelo câmera da ABC News, que fazia reportagem no local – e a Staten Island, onde pessoas tentavam obter informações sobre familiares e amigos que viviam ou trabalhavam no entorno do World Trade Center. Entre os demais registros, destaque para o de um escultor, entre as ruas West e Chambers, os de dois cineastas independentes – entre a rua Spring e a West Broadway e em frente ao WTC –, o de um ator no Gateway Plaza e o de duas estudantes da New York University. Com quatro indicações ao Emmy, nas categorias Especial de Não-ficção, Edição de Imagem, Edição de Som e Mixagem de Som, o programa foi o segundo mais visto na história do History nos Estados Unidos.

 

21h: O Homem que Previu o 11 de Setembro (inédito) - O documentário narra a história de Rick Rescorla, vice-presidente da segurança da Morgan Stanley/Dean Witter, a maior instituição financeira do World Trade Center. Logo após o atentado, ele fez um esforço sobrenatural para resgatar as pessoas que se encontravam dentro do prédio, não se importando se poderia sair vivo ou morto daquela missão. Sabendo dos riscos que as torres gêmeas corriam, por seu simbolismo, tamanho e fama, Rescorla se preparava para um possível desastre desde que começou a trabalhar no local. Ele treinava simulações de incêndio, evacuações e procedimentos de emergência, mantendo-se sempre atento. No dia da tragédia, Rescorla colocou em prática tudo aquilo que vinha se dedicando há anos, sendo responsável pelo resgate de 27.000 pessoas. Ele, no entanto, não conseguiu escapar do incêndio. Como reconhecimento de sua dedicação ao trabalho e, principalmente, pelo seu amor às pessoas, Rescorla foi aclamado como um verdadeiro herói americano.

 

22h: O Milagre da Escadaria B (inédito) - O documentário recorda os principais momentos do atentado sob o ponto de vista de 16 sobreviventes, que ficaram presos numa das escadarias da Torre Norte do World Trade Center. Das 2.749 pessoas que morreram na tragédia, entre elas 343 bombeiros, esse pequeno grupo - sendo 12 bombeiros, três funcionários de um escritório e um policial - conseguiu sobreviver e fala com exclusividade ao programa sobre o que viveu naquele dia e da atuação decisiva dos bombeiros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado