Filmes da Mostra Internacional de Cinema vão para a tela da TV Cultura

 

Conduzido por Leon Cakoff e Renata Almeida, o programa entra no ar no próximo dia 8 oferecendo o melhor do cinema mundial. Outro destaque da faixa é a presença de convidados no estúdio

 

A TV Cultura estreia na próxima quarta-feira (8/9) mais uma opção para os cinéfilos que têm o costume de zapear pelos canais abertos à procura de algo que privilegie a sétima arte. É o programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, que irá ao ar sempre às quartas e sextas, às 22h, com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata Almeida. A atração exibirá produções do catálogo do festival audiovisual mais influente e longevo de São Paulo, que completa, agora em 2010, 34 anos de vida e de representatividade.

 

O intuito é literalmente arremessar para a tevê aberta uma série de títulos que geralmente fica alocada nos canais por assinatura. E todos, ou melhor, a maioria, super prestigiada pela crítica. "É uma satisfação muito grande ter o programa da Mostra na TV Cultura. Festejamos juntos, TV Cultura, público, Renata, eu, a criatividade e a liberdade de expressão", celebra Cakoff.

 

O longa-metragem inaugural (do dia 8) é o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro: A Vida dos Outros, do diretor alemão Florian Henckel von Donnersmarck. Ele acompanha a missão do general Gerd Wiesler de coletar evidências contra um dramaturgo e sua namorada por meio de um sistema de espionagem existente na Alemanha Oriental dos anos 1980. De tanto ouví-los, ele acaba se deixando envolver pela vida do casal. À época do lançamento, foi aplaudido pela crítica e pelo público, e conquistou ainda o BAFTA — prêmio da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema — e mais outros 59 prêmios e 21 indicações.

 

Além do filme alemão, há outras preciosidades confirmadas para o mês de setembro. São elas: O Tigre e a Neve, de Roberto Benigni, que estará na tela da Cultura na sexta-feira (10/9), A Noiva Síria, de Eran Riklis (15/9), Um Beijo Roubado, de Wong Kar Wai (17/9), Questão de Imagem, de Agnès Jaoui (22/9), A Janela da Frente, de Ferzan Ozpetek (24/9), e A Menina Santa, de Lucrecia Martel (29/9).

 

Embora privilegie a exibição, a nova faixa cinematográfica contará com convidados no estúdio que podem ser, ou não, do ramo. A ideia é lançar um descontraído bate papo nos primeiros minutos do programa sobre a produção do dia. Para a estreia, a convidada será a cineasta Daniela Thomas. Grande amiga e parceira de Walter Salles, codirigiu obras-primas do cinema nacional como Terra Estrangeira e Linha de Passe. "Acho ótima a ideia de dialogar com cineastas e formadores de opinião. É muito estimulante", enaltece Cakoff, que ainda compara o seu programa a um cineclube. "Haverá a possibilidade de conversar mais, como num cineclube, com a inspiração dos filmes que apresentaremos".

 

Os dois âncoras ficarão sentados e dispostos em um cenário virtual. Atrás deles, uma tela semelhante à do cinema projetará trechos do filme e servirá de pano de fundo para a conversa com o convidado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado