Garota abandonada pela mãe movimenta trama da Mostra de Cinema na Cultura


Para sempre Lilya levanta questões como negligência e prostituição infantil. Quem as discute, no bate-papo inicial do programa, é a presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

Para sempre Lilya, drama que a TV Cultura exibe nesta quarta-feira (23/3) às 22h, na faixa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, desenrola a embaraçada trajetória de Lilya (Oksana Akinshina), uma garota de 16 anos que é abandonada pela mãe e se vira para viver, sozinha, em um pobre subúrbio da antiga União Soviética. A direção e o roteiro são do sueco Lukas Moodysson. Classificação indicativa: 16 anos.

Sem dinheiro, sem família e com apenas um amigo – o pequeno Volodya (Artyom Bogucharsky), de 11 anos, com quem compartilha efêmeros momentos de alegria –, Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para se mudar para a Suécia. A contragosto de Volodya, ela viaja. Sua vida muda a partir de então. Mas não pra melhor.

Por se tratar de uma crítica à negligência praticada por pais e instituições governamentais de apoio ao menor, a convidada do programa é a presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), Dalila Figueiredo. Ela apresenta o filme ao lado de Leon Cakoff e Renata de Almeida.

Entre os prêmios que ganhou e concorreu, destaque para os de Gijón, na Espanha, e de Estocolmo, na Suécia.

Ficha Técnica
        
Gênero:
Crime / Drama
Título original: Lilja 4-ever
Diretor: Lukas Moodysson
Ano: 2002
País de origem: Suécia / Dinamarca
Duração: 109 minutos
Elenco: Oksana Akinshina, Artyom Bogucharsky, Lyubov Agapova, Liliya Shinkaryova, Elina Benenson, Pavel Ponomaryov, Tomasz Neuman, Tõnu Kark, Nikolai Bentsler, Anastasiya Bedredinova, Oleg Rogatchov, Aleksander Okunev.
Colorido
Classificação indicativa: 16 anos
Prêmios:
*2002 - Gijón International Film Festival - Melhor atriz (Oksana Akinshina) // Grand Prix Asturias - Melhor filme (Lukas Moodysson) // Prêmio Especial do Júri Jovem - Melhor filme (Lukas Moodysson)
*2003 - Guldbagge Awards - Melhor atriz (Oksana Akinshina) // Melhor fotografia (Ulf Brantås) // Melhor direção (Lukas Moodysson) // Melhor filme // Melhor roteiro (Lukas Moodysson)
*2003 - Rouen Nordic Film Festival - Melhor atriz (Oksana Akinshina) // Prêmio da Audiência Jovem - Lukas Moodysson
*2002 - Stockholm Film Festival - Canal+ Award (Oksana Akinshina) // FIPRESCI - Menção honrosa (Lukas Moodysson)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado