SUCESSO AUSTRALIANO “UNDERBELLY” CHEGA AO BRASIL PELO GLOBOSAT HD




  • Série é baseada em fatos reais acontecidos em Melbourne envolvendo guerra de gangsters

  • "Underbelly" retrata também ascensão e queda do criminoso Carl Williams

  • Estreia será na sexta-feira, dia 25, às 21h30


Entre 1995 e 2004, Melbourne, na Austrália, foi palco de uma violenta guerra de gangsters que assombrou o país. Baseado nesses fatos, os autores John Silvester e Andrew Rule escreveram o livro "Leadbelly", obra que deu origem ao seriado australiano "Underbelly", que o Globosat HD estreia com exclusividade no Brasil em alta definição de som e imagem no dia 25, sexta-feira, às 21h30. A primeira temporada é composta por 13 episódios e é uma instigante dramatização dos crimes da máfia da cidade australiana, retratando também a ascensão e queda da carreira criminosa de Carl Williams (Gyton Grantley), homem cuja ambição era tornar-se o rei do submundo de Melbourne. 

"Underbelly" utiliza esse cenário de guerra para explorar o complexo enredo de histórias e relacionamentos individuais, alguns comoventes, outros inacreditáveis, todos certamente impressionantes. É uma série que investiga a natureza da lealdade, amor, vingança e orgulho quando os sentimentos tão comuns e identificáveis de apego humano são retirados do contexto de decência social.

Pesquisa detalhada

Referência em séries dramáticas na Austrália, "Underbelly" foi inteiramente gravada em Melbourne e nos arredores, exigindo uma pesquisa minuciosa. Depois de pesquisar 450 possíveis locais, foram utilizadas 150 locações urbanas, incluindo 50 imóveis comerciais e 53 prédios públicos. A equipe contou com mais de 1.700 pessoas, entre colaboradores, atores e figurantes. Além disso, mais de 20 litros de sangue artificial foram utilizados pelo departamento de arte para dar precisão às cenas de assassinato.

Uma das primeiras tarefas realizada pela equipe de pesquisa foi averiguar o que havia acontecido de fato, especialmente os pontos que eram abordados no roteiro. Todos os documentos, noticiários e fotos foram examinados e vários membros da Força-Tarefa Purana entrevistados para garantir que a concepção visual da série fosse a mais precisa possível. A equipe de pesquisa também verificou o local em que viviam muitos dos principais protagonistas da história, de modo a se familiarizar com sua rotina diária, incluindo o caminho até o trabalho e o estilo da casa em que moravam. A equipe de projeto de produção pode então recriar suas casas, pátio e ruas com um excelente grau de precisão. 

Todos os interiores domésticos foram filmados em casas reais ocupadas por seus donos, embora elas tenham sido 100% modeladas e alteradas para se adequarem às necessidades da produção. "Por conta da natureza do cronograma de filmagem às vezes tínhamos que voltar umas cinco vezes a uma determinada casa, então fizemos alterações nesses locais durante todo o período da filmagem. Embora retirássemos tudo e reorganizássemos essas residências quando não as estávamos utilizando, seus moradores tiveram que aguentar um visual diferente por bastante tempo!" disse o projetista de produção Paddy Reardon.

Como os dois primeiros episódios se passam em 1995, a maioria dos interiores foi decorada de modo a refletir os gostos do fim dos anos 1980 e início dos 1990. O ritmo de modernização foi então levemente acelerado até o ano de 2005, quando o último episódio se passa.

Uma das estrelas não mencionadas de "Underbelly" é a prensa de comprimidos fornecida para a série. "Inicialmente íamos construir uma, mas acabamos fazendo contato com um antigo policial que fornece prensas para empresas farmacêuticas legítimas. Então, com a aprovação da polícia, usamos uma prensa verdadeira", informa Reardon. "Foi a opção mais fácil, mas envolveu muita burocracia. Essas máquinas exigem um grau de segurança alto por serem cobiçadas por organizações criminosas, a nossa prensa precisava de segurança armada por 24 horas e estava sempre sob forte fortificação. Também precisávamos de permissão para movê-la, mas no fim já estávamos fabricando comprimidos de ecstasy bastante semelhantes aos autênticos com a ajuda de glicose", explica o projetista.

Baseado em fatos reais

Ao longo de parte da década passada, uma combinação pitoresca de personalidades conhecida como a "Gangue de Carlton" dominava o crime organizado de Melbourne. Eles eram discretos, mas sabiam como transitar na sociedade e como controlar o poder que tinham. Até surgir um concorrente. Um mercado novo e altamente lucrativo de anfetaminas explodiu no cenário e Tony Mokbel e Carl Williams eram os principais produtores e fornecedores. Com a riqueza repentina veio o desejo de status e poder.

Todos os principais líderes tinham filhos e esposas carinhosas, se vestiam bem e investiam em negócios respeitáveis, limpos e modernos. Porém, em pouco tempo uma "prensa de comprimidos" foi apreendida depois de uma inesperada batida policial. Acusações recaíram sobre todo mundo, tiros foram disparados, e acendia-se o pavio do que ficou conhecido coma a "Guerra da Máfia de Melbourne".

Com o crescente avanço da guerra e a população em estado de alerta, a polícia instaurou a Força-Tarefa Purana para mostrar ao submundo quem realmente mandava. Mas não havendo ninguém que estivesse disposto a falar alguma coisa, oficial ou extraoficialmente, era muito difícil conseguir provas. Cada vez mais eles tinham que recorrer a táticas nada convencionais, sistemas de vigilância altamente sofisticados e puro trabalho árduo e destemido.

Finalmente, em 2005, a maioria dos criminosos já havia sido condenada, estava na prisão, ou morta. O número de mortos atingiu 33 em uma das guerras mais sangrentas do mundo ocidental.



SINOPSES DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS

EPISÓDIO 1:  "O Príncipe Negro"
A guerra da máfia de Melbourne inicia na noite em que o gângster Alphonse Gangitano – um dos lendários membros da Gangue de Carlton – assassina o criminoso Greg Workman em uma festa na St Kilda só pela emoção. A partir daí, o caos se instaura e coloca o próprio Alphonse em um caminho de autodestruição.

EPISÓDIO 2: "O Aprendiz de Feiticeiro"
Alphonse Gangitano pode ter se livrado do assassinato, mas o policial Steven Owen está decidido a fazê-lo pagar por ter iniciado uma confusão na boate, onde muitas pessoas saem feridas. Mas Alphonse não precisa que a polícia lhe diga que ele cruzou uma linha importante. Ele decide largar a vida de gângster e se redimir. Contudo, seu melhor amigo Jason Moran, cúmplice e rival no amor, parceiro na Gangue de Carlton, não aceita a mudança de Alphonse. A disputa amarga que se segue atinge um clímax quando Jason mata Alphonse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado