Rádio UFSCar veicula documentário sobre as "Diretas Já"

 
Especial apresenta depoimentos inéditos e exclusivos de militantes que vivenciaram esse marco da história brasileira

Nos dias 16 e 23 de abril, a Rádio UFSCar veicula um documentário especial sobre as "Diretas Já", uma das maiores mobilizações políticas da história do País, que uniu milhões de brasileiros, no ano de 1984. O especial traz depoimentos inéditos e exclusivos de militantes que participaram do comício e vivenciaram esse marco na história brasileira.

"Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil". Foi com essas palavras de ordem que o movimento das "Diretas Já!" ganhou força. No dia 16 de abril de 1984, mais de um milhão de pessoas reuniram-se no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, para o último e maior comício realizado no Brasil pela aprovação da emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria eleições diretas para Presidente da República.

Para relembrar essa passagem, o rádio-documentário apresenta personagens que, em diferentes contextos, contam sua relação com esse momento histórico da nação. Dentre os principais personagens estão o engenheiro Vanildo Trindade que, na época, era vereador na cidade de Araraquara e conta sobre a movimentação política na região central do Estado de São Paulo; e Hélvio Tamoio, que integrava o movimento estudantil e fala da importância do engajamento dos estudantes em torno de causas políticas. O documentário traz também as histórias de Márcio e Emiko de Oliveira que se conheceram durante o comício de 84 e estão juntos até hoje; e de Zé Marino, militar até 1979 quando atuava na repressão aos estudantes, e que deixou a corporação para integrar os movimentos pela retomada da democracia brasileira.

As histórias contadas constroem um amplo panorama da movimentação política no começo dos anos 80. Além disso, retrata como as "Diretas Já!" ganharam força e a forma como lideranças e políticos das mais variadas vertentes se uniram em prol de uma causa comum: um futuro livre e democrático para o Brasil.

O rádio-documentário "Diretas Já" será exibido nos dias 16 e 23 de abril, às 14 horas, na Rádio UFSCar, sintonizada em 95,3 FM e também pela Internet, em www.radio.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (16) 3351-8099. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado