Obra de Márcio Moreira Alves chega à tela da TV Brasil

Neste sábado (24), às 22h 

Série "Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo" estreia neste sábado, 24 de setembro

A TV Brasil estreia sábado ( 24), às 22h, a série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, que enfoca experiências positivas da sociedade brasileira e tem forte conotação social. É baseada no livro Sábados Azuis – 75 histórias de um Brasil que dá certo, coletânea de reportagens e crônicas feita pelo jornalista Márcio Moreira Alves, entre 1994 e 1999. O programa traz inovações de linguagem: a narração na primeira pessoa. No lugar de apresentadores e de âncoras em estúdios, os protagonistas são os próprios autores das iniciativas pessoais que foram bem sucedidas.

Com esse programa, a TV Brasil presta uma homenagem ao jornalista e deputado Marcio Moreira Alves, que faleceu em 2009, aos 72 anos. Em suas viagens pelo país afora, ele pode descobrir muitos Brasis e como a força das iniciativas pessoais pode ser embrião para a formulação de políticas públicas. São 300 horas de histórias ao longo de 32 programas que serão exibidos sempre aos sábados.

Sábados Azuis é resultado de mais um concurso ( pitching), realizado pela TV Brasil no ano passado. Com direção de Bebeto Abrantes, da produtora Caradecão, a série está dividida em oito grandes temas: Brasil Tecnológico, Brasil Sustentável, Artesanal, o Brasil das Letras (Educação), Brasil Rural, dos Imigrantes, Brasil das Festas e Brasil Saudável. Cada um será abordado em quatro programas de 26 minutos, compondo uma ampla crônica audiovisual sobre a vida brasileira no início do século XXI.

Os roteiros dos diversos episódios contemplam as várias regiões do país, dialogam entre si, criando um panorama rico e representativo da diversidade econômica e sócio-cultural do Brasil. A câmera circula com intenção de apresentar essa variedade de riquezas, os patrimônios histórico e cultural, os cidadãos e paisagens novas. Ou seja, é um retrato da civilização brasileira, escrito e desenhado por pessoas, comunidades e famílias.O uso frequente da câmera na mão é um recurso que ajuda a criar e concretizar esse clima de descoberta do Brasil.

A série abre com o projeto Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que realiza há 14 anos um trabalho de educação para o trânsito entre os jovens de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A iniciativa foi criada pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago Moraes Gonzaga, jovem que perdeu a vida em um acidente de carro. A missão do projeto é mobilizar a sociedade para uma mudança de "atitude no trânsito", através de ações educativas e culturais, com o objetivo de valorizar e preservar a vida.

Entre as ações do Vida Urgente, destacam-se o Buzoom, um "ônibus-carona" que garante o retorno seguro dos freqüentadores das grandes festas e eventos especiais na cidade de Porto Alegre. Já o Blitz Vida Urgente organiza blitzs civis em vários pontos da cidade para monitorar os jovens que estão alcoolizados.

Diza Gonzaga é realista quanto ao alcance do projeto: "O Vida Urgente não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso a campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo", diz.

Cada episódio tem uma citação do autor. Exemplo:

"As iniciativas que dão certo no Brasil costumam ter, pelo menos, dois elementos em comum: o envolvimento da comunidade, que representa a vontade coletiva, e alguém que um dia deu um murro na mesa, disse "basta de ser subdesenvolvido", e convenceu os seus colegas de trabalho da possibilidade de fazer as coisas direito, apesar das dificuldades burocráticas e da cultura do relaxamento. É o elemento voluntarista." Marcio Moreira Alves

O projeto Vida Urgente já ganhou 22 prêmios, possui uma publicação em livro e um  site: www.vidaurgente.org.br/site/

Classificação: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado