CANAL BRASIL ESTREIA MOSTRA ESPECIAL DE CARNAVAL

 

O Canal Brasil começa o mês de fevereiro em ritmo de carnaval. Para homenagear a maior festa popular do Brasil, o canal exibe uma mostra especial com 15 títulos que retratam a folia em suas mais variadas vertentes, desde a irreverência dos blocos de rua, passando pelos bastidores dos desfiles, até chegar aos grandes ícones da músicas popular brasileira. Destaque para os documentários inéditos As Batidas do Samba, de Bebeto Abrantes, e Noitada de Samba – Foco de Resistência, dirigido por Cély Leal. A mostra acontece entre os dias 06 e 16 de fevereiro, sempre às 18h30. 

 

A programação - Mostra Especial Carnaval Canal Brasil

 

ESTREIA

Dia 06/02: segunda, às 18h30

Alternativo: madrugada de segunda para terça, às 2h15.

 

O documentário inédito e exclusivo As Batidas do Samba (2011) (84'), de Bebeto Abrantes, abre a programação. O filme propõe uma reflexão sobre a evolução histórica do samba, sob o ponto de vista da própria música em si, abordando as transformações sofridas pelo ritmo a partir da introdução de novos instrumentos e do uso de diferentes levadas. Destaca ainda as mudanças no comportamento dos artistas, relacionando as composições aos papéis sociais da época.

 

A produção explica, por exemplo, a gama de fatores histórico-sociais responsáveis por fazer com que o jongo tocado nas rodas de festas dos quilombos se transformasse no que conhecemos hoje: uma cadência múltipla, abraçando desde o próprio samba, passando pelo pagode e pela bossa, até o samba-jazz. O longa conta com depoimentos de Wilson das Neves, Monarco, Paulão 7 Cordas, Moacy Luz e Nilo Sérgio.

 

Dia 07/02: terça, às 18h30

Alternativo: madrugada de terça para quarta, às 2h15

 

A preparação da Acadêmicos do Cubango para o desfile do Grupo de Acesso no Carnaval de 2008 é acompanhada por Barracão – Um Olhar Carnavalesco (2009) (87'), de Waldir Xavier. Naquele ano, a escola – que nasceu em Niterói (RJ) em 1959 – homenageava Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

O documentário retrata desde a apresentação do enredo à tensão dos momentos da apuração, que consagrou o Império Serrano como campeã. O longa registra ainda o trabalho incessante dos integrantes, a elaboração dos carros e das fantasias, a agitação dos ensaios, a emoção de Mercedes ao ouvir o samba-enredo em sua referência e a apoteose dos componentes ao entrar na Sapucaí.

 

Dia 08/02: quarta, às 18h30

Alternativo: madrugada de quarta para quinta, às 2h15

 

O Poeta da Vila (2007) (100') marca a estreia na direção de Ricardo van Steen. A obra remonta a trajetória do mais ilustre sambista de Vila Isabel. A cinebiografia de Noel Rosa relembra as brigas de bar, os problemas de saúde, os desencontros amorosos e, claro, as memoráveis canções do compositor. Um dos nomes mais importantes da história da música popular brasileira é o responsável por diversas marchinhas, como "Pastorinha", "Pierrô Apaixonado" e "Seu Jacinto".

 

Em 2006, a produção – que tem no elenco Rafael Raposo, Camila Pitanga e Paulo Cesar Peréio, dentre outros – ganhou o troféu de melhor direção de arte, no Prêmio ABC de Cinematografia. Dois anos depois, o figurino de Bia Salgado foi escolhido pelo júri o melhor dentre os concorrentes ao Prêmio Contigo.

 

Dia 09/02: quinta, às 18h30

Alternativo: madrugada de quinta para sexta, às 2h15

 

Com direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, o documentário            O Mistério do Samba (2008) (90') retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela, escola que detém o maior número de títulos no Carnaval do Rio de Janeiro (21 conquistas). Com Marisa Monte conduzindo grande parte das entrevistas, os componentes relatam episódios mesclando vida particular com a trajetória da agremiação.

 

O longa-metragem conta também com a participação especial de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Em 2008, esteve na seleção oficial do Festival Internacional de Cannes e, no ano seguinte, levou os troféus de melhor documentário e montagem no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro.

 

Dia 13/02: segunda, às 18h30

Alternativo: madrugada de segunda para terça, às 2h15

 

A programação tem início com Tias Baianas Paulistas (2009) (14'), curta de Gustavo Mello, Eduardo Piagge e Luiz Ferraz. A produção acompanha o encontro das Tias Baianas, componentes das velhas guardas das Escolas de Samba de São Paulo. As simpáticas personagens falam de seu cotidiano e dos requisitos de uma boa baiana nos desfiles.

 

Com direção de Cély Leal, o documentário inédito e exclusivo Noitada de Samba – Foco de Resistência (2010) (75') revive as rodas de samba do Teatro Opinião. Os shows semanais reuniam a nata da música brasileira num palco por onde passaram nomes como Cartola, Paulinho da Viola, Clara Nunes, João Nogueira, Riachão, Gonzaguinha, Candeia, Nelson Cavaquinho, dentre outros. Foram 617 espetáculos ao longo de 13 anos, que fizeram daquele endereço em Copacabana um marco histórico do samba de raiz.

 

Dia 14/02: terça, às 18h30

Alternativo: madrugada de terça para quarta, às 2h15

 

A tradicional escola fundada por Cartola ganha as telas com o curta Mangueira Documental – Parte 1 (2000) (26'), de Marco Altberg. A produção apresenta os ilustres personagens da agremiação e acompanha o trabalho da comunidade no barracão. Na sequência, o público acompanha os bastidores dos desfiles da verde-e-rosa carioca no Carnaval de 1997 em Mangueira Documental – Parte 2 (2000) (28'), do mesmo diretor.

 

Ó, Linda! (2009) (21'), assinado por Isaac Chueke, tem como foco a folia em Olinda (PE), animada ao som de frevo, maracatu e outros ritmos nordestinos. Já Diário de um Sambista (1984) (13'), – de Paulo Buffara, com Ivan de Almeida, Léa Garcia e Wilson Grey no elenco – retrata o nascimento e a importância do Sambódromo do ponto de vista de quem o construiu.

 

Dia 15/02: quarta, às 18h30

Alternativo: madrugada de quarta para quinta, às 2h15

 

Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura, Stênio Garcia, dentre outros, compõem o elenco de Ó Paí, Ó (2007) (99'), comédia musical dirigida pela cineasta Monique Gardenberg.  Baseado na peça homônima do grupo de teatro Olodum, o longa tem faixas interpretadas por Caetano Veloso, Edson Gomes, Davi Moraes e Daúde.  Em 2008, o filme foi indicado em duas categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: melhor ator (Lázaro Ramos) e roteiro adaptado (Monique Gardenberg).

 

O cotidiano dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho no último dia de folia é o ponto de partida para o desenrolar da trama. Roque (Lázaro Ramos) é um artista versátil: pinta, compõe, canta e encanta quem o conhece. Sua vida pode tomar novos rumos, seja com o possível sucesso de sua música no Carnaval, seja com uma jogada feita com o malandro Boca (Wagner Moura), ou ainda com uma nova paixão que atende pelo nome de Rosa (Emanuelle Araújo).

 

Dia 16/02: quinta, às 18h30

Alternativo: madrugada de quinta para sexta, dia 17/02, às 2h15

 

Conversa de Botequim (1972) (10') traz cenas raras de João da Baiana em movimento. Dirigido por Luiz Carlos Lacerda, o documentário dá voz ao responsável pela introdução do pandeiro no samba, que testemunhou as origens do ritmo e viveu a censura nada velada aos sambistas. Já Carioca Suburbano Mulato Malandro – João Nogueira (1979) (13'), de Jom Tob Azulay, apresenta a biografia do músico a partir de suas grandes paixões: o samba, a Portela e o Flamengo. Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba (2006) (10'), assinado por Thomaz Farkas e Ricardo Dias, registra os festejos pela comemoração do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954.

 

André Weller é o responsável por No Balanço do Kelly (2010) (20'), que faz um passeio pela carreira do pianista João Roberto Kelly, um dos pioneiros do sambalanço e compositor de famosas marchinhas carnavalescas. Por fim, G.R.E.S. – Concentração (1997) (43'), de Marcelo Maia e Luiz Guimarães de Castro, registra os momentos anteriores ao desfile das agremiações cariocas no Carnaval de 1996.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado