Gingando ao som de Monarco da Portela, Chiquinha Gonzaga e Cartola, no SescTV

Os artistas são homenageados em programas especiais no mês do Carnaval

Sambas, chorinhos e marchinhas de carnaval permeiam quatro programas que o SescTV apresenta em fevereiro. No dia 08/02, às 22h, o canal exibe o show Uma Família no Samba em Azul e Branco, que mostra o samba de raiz da Família Diniz, liderada pelo compositor, cantor e músico Hidelmar Diniz, o popular Monarco da Portela. Ainda sobre a família de Monarco, vai ao ar no dia 11/02, às 23h, o documentário Família Diniz, sobre a trajetória musical desta família. 

No dia 15/02, às 22h, o canal abre alas para a primeira maestrina da música brasileira com o espetáculo Chiquinha em Revista – Um Tributo a Chiquinha Gonzaga. No dia 22/02, às 22h, é a vez do show Cartola 100 anos, produzido para celebrar o centenário de nascimento, em 2008, deste compositor. 


Musical - Uma Família no Samba em Azul e Branco 

A nobreza do samba está presente neste show que apresenta três gerações da Família Diniz. No palco, o compositor e cantor Monarco da Portela se apresenta com seus filhos Mauro e Marcos Diniz e com sua neta Juliana Diniz. Referência na história de compositores de escolas de samba, Monarco - que compõe, desde 1950, a ala de compositores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro - é autor de músicas conhecidas do grande público, que se tornaram sucessos nas vozes de sambistas como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila. 

No repertório do show desfilam composições como "Portela na Avenida", sucesso na voz de Beth Carvalho; "Corri Pra Ver", com Chico Santana e Casquinha; e "Triste Aventura", com Mauro Diniz. Além destas, o programa também contempla composições que se destacaram nas paradas de sucesso na voz de Zeca Padinho, como "Caviar", de Marcos Diniz, Barberinho e Luiz Grande, "Coração em Desalinho", de Mauro Diniz e Ratinho; e "Menor Abandonado", de Mauro Diniz e Zeca Pagodinho. O espetáculo tem direção musical de Carmo Lima e direção para televisão de Marcelo Amik, e foi gravado ao vivo no Sesc Pinheiros, na capital paulista, em 2009. Dia 08/02, às 22h. 


Documentário - Família Diniz 

O documentário aborda a trajetória musical e a obra de Monarco da Portela, além de falar sobre seus filhos Mauro e Marcos Diniz e sobre a neta Juliana Diniz, que herdaram de Monarco o DNA do samba. Em pauta, a chegada de Monarco na Portela em 1950; o sentimento do artista ao ver pela primeira vez sua escola do coração cantando seu samba; e o surgimento da Velha Guarda Musical da Portela, com a gravação, em 1971, do disco "Portela Passado de Glória", também título de um de seus sambas. O programa também destaca o Monarco admirador de Alcides Dias Lopes, na época diretor de canto da Portela; discípulo de Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela; e parceiro do compositor e instrumentista Manacea José de Andrade; e aprendiz do compositor Cartola. A produção tem direção de Belisario Franca. No ar dia 11/02, às 23h. 

 Musical - Chiquinha em Revista – Um Tributo a Chiquinha Gonzaga 

O show homenageia a compositora, pianista e regente Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), considerada a precursora da música popular brasileira, por ter sido a primeira compositora mulher na História da música no País. Chiquinha também foi autora da primeira marcha de carnaval composta para um bloco carnavalesco: Abre Alas, de 1899. Neste show, suas músicas ganham arranjos originais criados por Gil Assis e Ana Fridman. São versões instrumentais e cantadas por nomes como Ná Ozetti, Carlos Carqa, Rita Maria, Suzana Salles e Vange Milliet. No repertório estão sucessos como Sou Morena; Corta-Jaca; e Fogo Foguinho. O especial é produto do lançamento, em 2010, do CD Chiquinha em Revista, produzido pelo Selo SESC e dirigido por Gil Assis. O show foi realizado no Sesc Vila Mariana, na capital de São Paulo, em 2010, com direção para televisão de Juliana Borges. Dia 15/02, às 22h. 

Musical - Cartola 100 anos 

O espetáculo é uma homenagem ao centenário de nascimento, em 2008, do compositor carioca Angenor de Oliveira, famoso como Cartola, e tem participações especiais dos intérpretes Jair Rodrigues e Célia, que já gravaram música do compositor; Milena, sambista que surgiu nos anos 70 lançada por Cartola; e Leny Andrade, que nos anos 80 gravou um álbum dedicado à obra do artista. No repertório estão sucessos de Cartola, como As Rosas Não Falam; Eu Sei; Divina Dama; e O Mundo é um Moinho; além de Alvorada, em parceria com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho; e O Sol Nascerá, com Elton Medeiros. Com direção musical de Rovilson Pascoal e direção para televisão de Marcelo Amiky, o show foi gravado ao vivo no Sesc Pompeia, na capital paulista, em 2009. Dia 22/02, às 22h. 

SERVIÇO: 

Musical 

Uma Família no Samba em Azul e Branco 
Data/Horário: 08/02, às 22h 
Direção musical: Carmo Lima 
Direção para televisão: Marcelo Amik 
Classificação indicativa: Livre 
Produtora: Giros Produções 


Documentário 

Família Diniz 
Data/Horário: 11/02, às 23h 
Direção: Belisario Franca 
Classificação Indicativa: Livre 
Produtora: Giros Produções 

Musical 

Chiquinha em Revista – Uma Homenagem a Chiquinha Gonzaga 
Data/Horário: 15/2, às 22h 
Direção musical: Gil Assis 
Direção para televisão: Juliana Borges 
Classificação indicativa: Livre 
Produtora: Colaframe Cine e Vídeo 

Cartola – 100 Anos 
Data/Horário: 22/2, às 22h 
Direção musical: Rovilson Pascoal 
Direção para televisão: Marcelo Amiky 
Classificação indicativa: Livre 
Produtora: Mídia Arts 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado