Rádio Gaúcha celebra 85 anos de informação

Emissora, que deu origem ao Grupo RBS, festeja data com ação nas redes sociais

Segundo maior faturamento de rádio do Brasil, líder em audiência no seu segmento (Esporte e Jornalismo) e com o maior número de ouvintes entre o público adulto classe AB de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, a Rádio Gaúcha comemora nesta quarta-feira (8) 85 anos de existência. Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje nesta manhã, o vice-presidente Executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, lembrou que a rádio deu origem à RBS e destacou a importância das novas tecnologias, que proporcionam um alcance cada vez maior da emissora.

 

Para envolver os ouvintes, hoje o twitter da Gaúcha está convidando os ouvintes a homenagear a emissora respondendo a pergunta "Qual momento destes 85 anos da Rádio Gaúcha mais marcou a sua vida?" com a hashtag #gaucha85anos. As melhores respostas serão lidas pelos apresentadores durante a programação desta quarta-feira (8).

 

Para este ano especial, muitas ações comemorativas estão sendo preparadas. Estão previstos projetos como o Open Day Rádio Gaúcha, em que a comunidade poderá fazer um tour pela rádio para conhecer as suas dependências e acompanhar o seu funcionamento. Além disso, a unidade móvel da Gaúcha também passará a funcionar como um estúdio e poderá ter autonomia para percorrer as cidades atrás das notícias. Ainda neste ano, a rádio apresentará um projeto para buscar um envolvimento maior com o público jovem por meio de ações ligadas ao Campeonato Gaúcho de Futebol Digital.

 

- Temos de honrar a tradição da Gaúcha ampliando cada vez mais o alcance da rádio por meios das possibilidades das novas tecnologias, do mundo digital e das redes sociais. Por isso, estamos estendendo nosso conteúdo com qualidade para todas as plataformas em que o ouvinte possa estar, seja no Rio Grande do Sul ou fora dele, seja ele gaúcho ou não. Afinal, sempre tem um jeito de pegar a programação da Gaúcha – avalia Gabriel Casara, diretor-geral de Rádios RS do Grupo RBS.

 

Com potencial de impacto de 12 milhões de pessoas em todo Brasil, hoje, está presente em sete Estados brasileiros (RS, SC, PR, MT, MA, AL e AM) por meio de sua rede de 153 rádios afiliadas à Rede Gaúcha Sat (sendo 104 no Rio Grande do Sul, atingindo 291 municípios gaúchos). Pode ser sintonizada nas frequências 600 KHz (AM), 93,7 MHz (FM), Net Digital (canal 351), Sky (canal 407), Via Embratel (canal 175), pelo iPhone e pelo BlackBerry. Também é possível acompanhar a maior potência FM do Sul do Brasil pela internet, no endereço www.rdgaucha.com.br, no Twitter (@RdGaucha) e no Facebook (www.facebook.com.br/radiogaucha).

 

Últimas novidades

No ano passado, a Rádio Gaúcha ultrapassou a marca de 45 mil ouvintes por minuto (74% dos ouvintes do segmento Talk & News). Repórteres passaram a produzir conteúdo exclusivo para o site, produzindo vídeos e matérias especiais. O programa Sala de Redação completou 40 anos com uma festa e homenagens e seu mais tradicional mediador, Ruy Carlos Ostermann, se despediu do programa. No final de setembro, a rádio também inaugurou suas novas instalações, após a reforma das áreas comercial e de redação.

Com o projeto Debates do Rio Grande, a Rádio levou comunicadores para municípios do interior do Estado para debater temas de interesse local com lideranças locais, abordando o desenvolvimento regional e promovendo forte integração com as regiões. Com uma abordagem mais descontraída, foi criado em 2011 o projeto Jogada de Mestre. Uma vez por mês, um time formado por uma equipe de comunicadores da Rádio viajava para alguma cidade e disputava uma partida de futebol com uma equipe local, criando um laço da comunidade com a rádio. Outra ação importante realizada pela Rádio junto aos ouvintes é a Caravana do Gauchão, quando um caminhão vira palco para levar música e entretenimento a todo o Estado durante todo o Campeonato Gaúcho.

 

Histórico

Fundada em 1927, em Porto Alegre, a Rádio Sociedade Gaúcha é considerada o embrião do Grupo RBS. Em 1957, Maurício Sirotsky Sobrinho assume a direção da emissora, com três sócios. Ao longo dos anos, a Rádio mostra sua força com alguns marcos em sua evolução: em 1986, construiu a maior torre radiofônica do país, com 230 metros de altura; em 1995, seu sinal já podia ser captado em qualquer lugar do país; em 1998, se torna a primeira rádio do país a utilizar o sistema áudio digital durante a Copa do Mundo na França; em 2005, é a primeira rádio AM do Brasil a transmitir em sinal digital. A partir de 2008, a rádio passa a transmitir também em FM. Em 2010, em uma ação inovadora, a Gaúcha colocou seu sinal em uma rádio em Abu Dhabi para transmitir sua programação e os jogos para os gaúchos que acompanharam o Internacional no Mundial Interclubes, distribuindo rádios no estádio.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado