Rádio Cultura FM homenageia Gilberto Tinetti pelos seus 80 anos

A vida e a carreira do pianista estarão na pauta de três programas da emissora entre 6 e 11 de abril  

 

Nesta sexta-feira (6/4), começa a homenagem da Cultura FM (103,3) a Gilberto Tinetti. Os programas Manhã Cultura e Tarde Cultura levam ao ar uma longa entrevista do músico. Na pauta, vida e carreira do grande músico que segue trabalhando na emissora.

 

Tinetti é colaborador da Cultura FM desde 1986. São mais de 25 anos à frente de programas como o Teclado e, atualmente, o Pianíssimo, que vai ao ar todos os dias às 14h, com reapresentação às 2h da manhã.

 

Nascido em 6 de abril de 1932, o pianista e professor Gilberto Tinetti chega aos 80 anos nesta sexta-feira santa. Nas palavras do aniversariante:

 

"Oitenta! Parece incrível, não? Eu não senti que tenha passado muito devagar, não! Acho que passou depressa. O importante é a gente chegar aos oitenta e ter vontade de trabalhar".

 

O pianista estudou com Hans Bruch no Brasil e em Paris com Magda Tagliaferro. Foi professor e diretor artístico dos Seminários de Música Pró Arte de São Paulo. Entre 1980 e 2002, foi também professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tinetti ainda integra o Trio Brasileiro criado por ele, Erich Lehninger (violino) e Watson Clis (violoncelo) em 1975.

 

"Minha carreira se desenvolveu mesmo aqui no Brasil. Eu toquei de norte a sul, de Manaus a Porto Alegre, e sempre com muita alegria. Me sinto muito feliz de ter dedicado minha carreira ao Brasil, não só como professor, como também camerista e também fazendo música com cantores", afirma.

 

Esses assuntos e muitos outros serão tratados na entrevista concedida por Gilberto Tinetti aos programas Manhã Cultura e Tarde Cultura.

 

Já o Supertônica, apresentado por Arrigo Barnabé, foi ao encontro do pianista para uma conversa sobre música, para o especial que irá ao ar no domingo de Páscoa, 8 de abril, às 19h. Haverá reapresentação no dia 11, às 21h.

 

Os anos passados em Paris na década de 1950 foram fundamentais para a formação de Gilberto Tinetti. Além das aulas com Magda Tagliaferro, o pianista presenciou a efervescência cultural da cidade, com uma programação gigantesca de concertos com os maiores intérpretes, sem falar nas sessões de cinema e teatro.

 

Essa e outras histórias, como o encontro com Villa-Lobos, a participação no Festival Musica Nova, a Escola Livre de Música, seus pianistas preferidos e a atitude do intérprete frente à partitura, são temas revistos nesta conversa com Arrigo Barnabé, em edição especial gravada na sala de música de Gilberto Tinetti.

 

Serviço

 

Manhã Cultura

Exibição: Sexta-feira (6/4) – 9h

Apresentação: Gioconda Bordon

 

Tarde Cultura

Exibição: Sexta-feira (6/4) – 16h

Apresentação: Alfredo Alves

 

Supertônica

Exibição: Domingo (8/4) – 19h

Apresentação: Arrigo Barnabé


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado